Como me tornei UX designer?
E o que você pode fazer pra se tornar um também
14 anos de experiências pessoais que não precisam ser as suas.
Recentemente eu vi uma postagem do Ryan Dutra sobre “UX designer não precisa fazer faculdade”, e repostei o vídeo com um texto simples, mas pensei em estender ainda mais aquele texto e contar uma história mais completa sobre o inicio da minha vida no mercado de trabalho até a minha posição atual. que é UX designer em uma Multinacional inglesa.
Minha transição de carreira para UX é recente e iniciou em meados de 2022, lembrando que estou escrevendo em abril de 2024, mas pelo que eu percebi, já estava me preparando desde o inicio de minha jornada no mercado de trabalho, que começou em 2009 com o meu primeiro emprego com careira assinada em uma empresa de callcenter chamada Contax S.A, lá o meu salário era de 480 R$. ←Eu digitei certo e o meu salário era de quatrocentos e oitenta reais.
O prédio da empresa era do lado da UNINOVE da Barra Funda e como eu não conhecia nada do mercado, acabei fazendo uma falsa associação entre telemarketing e o curso superior tecnológico em marketing e me inscrevi após 6 meses de contratado.
Acho que eu pagava cerca de 300 reais com um aumento de valor a cada semestre, no final eu estava pagando 450 reais de mensalidade, que para a época era MUITO CARO.
Mas no decorrer dos estudos, eu percebi que eu estava me destacando nas matérias que tinham trabalhos mais visuais, como a de Propaganda no Marketing, por exemplo, onde eu fiz “O Melhor Power Point da minha vida até então˜ e assim, fui estudando até me formar em 2011
Nos anos que passaram eu sai do callcenter, trabalhei com logística e marketing de relacionamento para o varejo e, sempre ganhando muito mal. Em paralelo eu seguia estudando design, web e ilustração, a ponto de fazer todos os cursos presenciais da Fundação Bradesco.
Entre os cursos e o meu primeiro emprego em designer gráfico se passaram mais dois anos e lá eu trabalhava criando email marketing para a Multicoisas e, por fim, entre empregos e desempregos, freelancer e projetos mal sucedidos (fui fotógrafo), chegou a pandemia, o desemprego, a falta de renda, um grave problema de saúde e muitos surtos, procurei achar a cura de todos esses males nos estudos e para saber mais dessa historia clique aqui.
˜Eu entrei em um curso de MBA no dia 02 de novembro de 2020 na Faculdade Descomplica onde me formei no curso de Design Thinking e Gestão de Negócios, obtido com o auxílio do Quero Bolsa. Posteriormente, conquistei uma bolsa de 100% para outro MBA em Marketing e Branding na mesma instituição, graças ao Protagoniza Aí”
Alison Belo — Fiz 150 cursos durante a maior crise sanitária do mundo.
E até esse momento eu não tinha contato com o termo “user experience˜
A história sobre como eu conheci o termo UX designer.
Eu tenho um amigo chamado Flavio Vieira que tem uma incrível história de vida e na época, possuia um projeto de treinamento em fases iniciais e resolveu testar em algumas pessoas, onde eu fui dos selecionados graças a minha irmã.
Até o momento, eu estava estudando por que eu gostava e ponto, e não teve um propósito para a escolha dos meus cursos, eu ia apenas fazendo quando aparecia tempo e a plataforma liberava de graça.
Mas ao entender alguns mecanismos com base no treinamento dele, acabei por conhecer o meu Ikigai, mas não sabia em que área eu podia usar, e o Flavio me deu a melhor informação.
˜Você já ouviu falar de UX Designer?˜
Flavio Vieria
Era obvio que eu não tinha ideia do que era UX Designer, até foi algo que passou na minha 1º MBA mas eu ainda não tinha dimensão de como era a área e eu resolvi fazer aquilo que eu já era acostumado a fazer, que era estudar mais ainda, eu fiz muitos cursos em diversas plataformas como: Saint Paul Escola de Negócios, Treina Web, Descomplica, Fiap ON, TIM tec, IBM, Udemy, Digital Innovation One, PunkMetrics, Tera e Santander Digital, Universidade Cruzeiro do Sul, Cursa APP, GINEAD e muito mais afim de entender tudo sobre o básico e não entrar na área cru.
Se eu não tivesse esse propósito iria voltar para a área de marketing, pois me ofereceram uma proposta com um BOM salário e acabei passando em outra entrevista em UX com um PÉSSIMO salário era quase 3 vezes menor que o salário oferecido pela área que eu não queria entrar, assim eu escolhi dar muitos passos para trás e aceitar trabalhar na INPUT tecnologia.
Escolha ruim x propósito bom
No decorrer do tempo eu percebi que a empresa era horrível e o que salvava era a rede de apoio dos colegas em relação a péssima gestão da empresa como um todo e parte dessa rede se tornou membro e idealizador da UXPlore. E mesmo eu estudando para melhorar minhas habilidades técnicas e comportamentais e que eram necessárias para serem aplicadas nela, e olha que fiz projetos milionários, a empresa não me valorizou e eu decidi sair e, de fato, conseguir ter um aumento de qualidade de vida.
Até que, após quase dois anos de empresa, eu apliquei para uma vaga na GUPY pra uma multinacional inglesa e fui selecionado graças ao meu curriculo, conhecimento, portfólio e Linkedin.
E aqui estou sou o melhor UX que eu posso ser com o que eu tenho disponível hoje.
E como você pode se tornar um UX designer?
É claro que você precisa ter uma história de 14 anos como a minha, você pode fazer o simples e com propósito, que já é o caminho certo.
Quando o Flavio me disse sobre como era a área eu fiz 14 cursos de UX e design thinking para saber o que era UX até a minha primeira oportunidade, pois queria mudar o meu currículo para ser um profissional qualificado, depois fiz mais 30 nos quase dois primeiros anos de registro.
Mas simplesmente NÃO É NECESSÁRIO fazer tudo isso.
Depois de estudar todos esses cursos eu percebi que todos eles são iguais em conteúdo, mas só mudam a forma.
Claro que é interessante fazer um ou outro para ter conhecimentos diferenciados e aumentar a sua caixa de conhecimento, mas 44 deles fica redundante e muito desse conhecimento se perde na zona do esquecimento pra dar lugar a qualquer meme.
Cursos que eu posso te indicar
Se quiserem começar a estudar sobre UX e Design Thinking de graça e com certificado eu recomendo esses três: User Experience e Design Thinking pela FiapON e IBM Enterprise Design Thinking.
Em um deles você irá aprender o que é necessário para iniciar em UX e os outros dois de design thinking são para entender sobre processos criativos usando os métodos de duplo diamante que é comumente utilizado e também conhecer o método Loop da IBM.
Sugiro também conhecer metodologias ágeis como o Scrum e lean e alguns dos cursos baratinhos da Udemy são ideais para conseguir esse conhecimento.
Há tambem alguns cursinhos de temas específicos da Mergo
E por fim invista em certificações internacionais, existe uma de projetos chamada Yellow Belt em Lean Six Sigma pela certificadora Council que é gratuita e você pode ter acesso na plataforma FM2S e, claro invista pesado nas certificações da scrum.org, principalmente a PSU, mas faça isso quando souber que está pronto, pois a prova é 200 dólares.
E essa meus amigos, é a minha história!
Se você chegou até aqui, compartilhe a sua história com a gente.
Até 🖐🏽