Como um UX Designer faz Brainstorm em uma euquipe?

Desvendando Técnicas e Dicas para um Brainstorm Eficiente como Freelancer Autônomo

Alison Belo
UXPlore Brasil
4 min readAug 14, 2023

--

Antes de ser um UX designer eu estava ocupando cargos voltados a marketing e design gráfico, e quando recebia um briefing de um cliente, me sentia desafiado, especialmente quando não tinha ideias imediatas para começar a trabalhar em um projeto. Felizmente, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para estimular a criatividade.

No post “7 Dicas do Marketing para Dar Aquela Forcinha na Hora de Criar”, até ajuda, mas há um item que é muito temido dentro do processo idealizado por James Webb Young, que é o Brainstorming.

Embora muitos profissionais possam sentir medo dessa técnica, ela pode ser uma excelente ferramenta para gerar ideias criativas e inovadoras.

E o que é isso?

Isso, é um processo que abrasileirando fica “toró de idéias”, nada mais é do que uma DINÂMICA DE GRUPO que consiste em colocar na mesa as mais variadas idéias, tudo sem julgamento, sem bloqueios mentais e com foco na quantidade.

Se é feito em grupo, como um alguém que trabalha sozinho fiz um brainstorming?

Fica tranquilo que neste artigo, você encontrará algumas dicas para se preparar e entender Como um freelancer faz Brainstorm e adequar a sua foreveralonisse.

Preparação

Leia o Briefing

Ou você acha que só saber o nome do cliente já te faz ter milhões de ideias? Claro que não. Só por que o cliente se chama Manuel merece um aplicativo de padaria? Saiba que ele é fotografo.

Então leia atentamente todo o conteúdo apresentado, mas caso não tenha, faça reuniões com seu cliente para definir todos os pontos antes de entrar no processo de criação.

Googueie

Leu o Briefing? Ótimo agora que já sabe o que quer, está na hora de pesquisar e não há nada mais fácil que usar o Google. Então o que esta esperando? Abra o Chrome e pesquise palavras chave e veja exatamente o que precisa ser feito.

Escreva, baixe imagens e tenha um banco de referências para usar, pesquise seus ídolos veja como foi o processo deles. Deixe as analises para as próximas etapas, apenas as guarde.

Faça pausas

Pode até parecer um risco, pois há tempo para a entrega do projeto que geralmente é apertado e se não tiver controle ele fica atrasado.

Desprender do projeto por algumas horas é mais que fundamental para você que trabalha na área criativa, pois com o passar do tempo, você vai perdendo a produtividade então saia de casa, leia um gibi, ou maratone “Abstract: The Art of Design” na Netflix.

Fazendo um brainstorm

Essa é a hora que você mais esperava não é mesmo?
Então já que houve o entendimento do problema a ser enfrentado é só iniciar o brainstorming, por isso separei 4 dicas para botar a mão na massa.

#1 Escreva livremente

Com todas as pesquisas e referencias na mão está na hora de começar a colocar sua ideia no papel, pegue 5 minutos do seu tempo e escreva tudo que tenha relevância para o projeto, desde uma letra até a idéia mais maluca e nesse processo elimine seu senso critico e foque na quantidade de palavras e frases.

#2 Utilize o Chat GPT

Com as novas ferramentas de inteligência artificial generativa é possível criar prompts pedindo ideias. E se quiser exemplos de comandos que pode se utilizar para ter melhores ideias basta copiar texto abaixo e colar no chat a sua escolha (tem o GPT, o Bing, o Notion e mais um montão deles).

“Seu nome é James Webb Yung, criador do melhor método de criação de ideias do mundo, atualmente está fazendo um projeto chamado [Nome do seu projeto aqui] e como já está na fase de ideação preciso que realize um brainstorming para criar [cite a funcionalidade aqui] para isso o cliente nos encaminhou o seguinte briefing [cole o seu briefing aqui]

#3 Faça muitos desenhos

Aqui o objetivo é: “Fazer Desenhos”

Ora Ora, Temos um Xeroque Rolmes aqui

Mas é serio, aqui você deve fazer muitos desenhos sem se preocupar se está bem feito. e assim que definir um padrão escolha-o e trabalhe em cima dele.

Lembrando que você não precisa saber desenhar para fazer esse processo, basta saber traduzir uma ideia em forma de rabisco e enxergar a base do projeto final.

#4 Use alguma ideia que um dia você já recusou

Sabe aquela ideia jogada fora? então, sempre a guardamos (ou não) em algum sketchbook, algum arquivo no seu PC ou na memória do cérebro.

Mas analisando toda a estrutura do briefing você lembra que é muito parecido com algum outro cliente, ou talvez, aquele projeto de faculdade que custou aquele maravilhoso meio ponto para a media.

Recicle essa ideia e mostre para o cliente, talvez você se surpreenda com a resposta positiva dele.

Conclusão

Agora que você sabe como um freelancer faz brainstorm está na hora de voltar a mesa de trabalho e Criar, Criar e Criar.

Utilize mais ferramentas além das mencionadas aqui, pois técnicas de ideação não são presas em dogmas e você é livre para utilizar o processo que se sente melhor.

--

--

Alison Belo
UXPlore Brasil

Sou UX Designer com formação em Marketing, com quase 3 pós graduações e pronto para ensinar e aprender muito mais.