Mais um post para agregar fontes de conteúdo sobre produto.

Martina Scherrer
vírgula mas
Published in
3 min readJul 21, 2019

Mas essa é a minha seleção ❤, então vamos lá.

Irene Rinaldi

Semana passada tive o prazer de palestrar no TDC SP 2019, conversando com o pessoal sobre transição para a área de produto. (Aliás, se alguém tiver interesse no tema, estou super à disposição para trocar uma ideia, e ajudar se puder. Vou deixar meu e-mail no final do post.)

Uma das minhas dicas que deixei foi a leitura sobre o tema, bem como a participação em eventos da área. Como não queria poluir um slide com milhões de links, que as pessoas iriam tirar uma foto e depois nunca mais olhar, falei pro pessoal que tivesse interesse me chamar no LinkedIn e pedir as listas. Como a quantidade de pessoas pedindo foi maior que eu esperava, e estava cada coisa em um canto (os famosos Notes, arquivos no Google Drive e e-mails que você manda para você mesmo com o assunto "ler"), resolvi reunir tudo aqui em um post para facilitar.

Existe muito mais conteúdo sobre produto e afins por aí (além de muitos posts para agregá-los), mas a ideia não é reunir tudo que existe aqui, e sim listar os que eu particularmente curto e acho úteis. Se alguém tiver dicas, vou adorar receber. Deixa um comentário!

Por fim, sou da opinião que é tudo muito legal nos blogs do Vale do Silício, mas como tudo na vida, os maiores aprendizados vêm da mão na massa, construindo produtos na prática. :)

Blogs, Medium, etc.

Português:

Inglês:

Vários deles têm newsletters, para quem curte receber as novidades por e-mail.

Meetups e eventos — São Paulo (e proximidades)

Podcasts

Português:

Inglês:

Livros

  • Inspired — Marty Cagan
  • Hooked — Nir Eyal
  • Google Design Sprint — Jake Knapp (para quem está sem tempo, fiz um resumo dele aqui)
  • Crossing the Chasm — Geoffrey A. Moore
  • When Coffee and Kale Compete — Alan Klement
  • Lean Startup — Eric Ries
  • Intercom on Product Management — disponível para download aqui
  • The Product Book (Product School) — disponível para download aqui

Agora que reuni tudo aqui, sempre que achar algo novo legal vou aproveitar e atualizar por aqui, daí já facilita para mim também, e todo mundo que quiser pode seguir acompanhando nesse post.

Para quem está querendo migrar para a área de produto e quer um suporte, ou simplesmente se alguém quiser trocar uma ideia sobre o tema, deixo aqui meu e-mail: hello@martinascherrer.com

--

--

Martina Scherrer
vírgula mas

São 7,6 bilhões de opiniões no mundo. Essa é só a minha.