Soluções Digitais: O que são e quais seus benefícios

Vantagens de Serviços e Produtos digitais

By May
VagasUX
9 min readFeb 23, 2024

--

ParaTodosVerem: Imagem ilustrativa com uma cena do filme Quinto Elemento contendo um homem segurando um telefone em um quarto.

É evidente que a internet se tornou a principal fonte mundial de acesso à informação e pesquisas. Me chamo May, sou Experience Design Manager e uma pessoa apaixonada por estratégia, negócios e experiências (as boas haha) e hoje vou falar sobre soluções digitais, sejam elas produtos ou serviços digitais (também conhecidos como infoprodutos e infoservices) e quais as vantagens de optar por este formato de soluções.

Experiências digitais, muitas vezes vistas em filmes futuristas, são uma realidade e podem estar presentes no seu dia-a-dia de uma forma tão simples (por exemplo, este artigo), que muitas vezes podem passar despercebidas.

Com a chegada da pandemia em 2020, a migração e estruturação de soluções digitais foi essencial, atuando como um “divisor de águas” entre empresas e empreendedores que se estabeleceram no mercado e aqueles que não conseguiram se adaptar à nova realidade. Esta nova necessidade do mercado é uma realidade ascendente, além de trazer a oportunidade de muitos nichos do mercado se reinventarem, como foi o caso de setores, por exemplo hoteleiro, de eventos ou mesmo de consultoria.

Mas afinal, o que são soluções digitais?

Produtos e serviços digitais são soluções comercializadas online que não podem ser tangibilizados fisicamente, porém podem ser consumidos.

Anteriormente soluções possuíam uma vasta limitação de experiência tangibilizável, porém com o forte avanço da tecnologia este limite que separa soluções físicas de soluções digitais se torna a cada momento mais tênue, com a medida em que soluções digitais oferecem experiências cada vez mais próximas ao mundo físico e até muitas vezes, superando as possibilidades neste outro universo.

Seja um e-book, um app ou mesmo “aquele” curso ou consultoria online, aposto que você conhece algum produto digital!

E quais são as vantagens que tornam soluções digitais tão atraentes?

As oportunidades neste mercado também são vastas e este modelo de soluções possui grandes vantagens que se tornaram um forte e excepcional atrativo para empresários e investidores, pois com uma abordagem simples estes produtos possuem alto potencial de lucro nestes bens intangíveis e de fácil distribuição.

  • Menor custo de produção;
  • Sem de gastos com envio do produto e deslocamento de pessoas;
  • Possibilidade de atingir uma grande escalabilidade;
  • Possibilidade de consumo imediato;
  • Sem gastos com local de estoque do produto;
  • Maior facilidade de divulgação e distribuição;
  • Pouco ou até mesmo nenhum gasto com produtos em série;
  • Possibilidade de maior agilidade de atualização da solução, podendo adotar ações eficientes que acompanhe o Mercado;
  • Altas margens de lucro.

Claro que como em qualquer formato de solução, há desafios específicos, como por exemplo estar competindo com produtos e serviços gratuitos e neste caso, é essencial que a experiência do usuário seja estruturada estrategicamente como um todo e que pontos essenciais sejam trabalhados, como por exemplo a definição estratégica de diferencial, entendimento mercadológico, estrutura de pontos organizacionais, serviços ou de produtos, etc.

Nota: A necessidade irá variar conforme o contexto do seu produto.

Os três pilares de soluções digitais de sucesso

ParaTodosVerem: Imagem da tríade de pilares de soluções de sucesso.

Uma solução digital de sucesso, e até mesmo processos, devem ser fundamentados e focados no equilíbrio de três pilares:

“A solução deve gerar valor ao usuário. É essencial que a solução trate uma necessidade do usuário de forma simples, eficiente e assertiva.”

A solução deve ser factível tecnologicamente, viável para o negócio e desejável pelo usuário.

Entendendo o pilar da desejabilidade

Temos o pilar farol, que é aquele que irá guiar nossas decisões primárias e levantará os condicionais para os demais pilares. Este é o pilar que irá entender e definir o que é desejável pelo usuário.

E por que deve ser desejável pelo usuário? Essa é simples de responder, você utiliza o que não deseja e não trata nenhuma necessidade sua? Poisé, o usuário também não.

Neste pilar tratamos de entender desde quem são os usuários, quais comportamentos, quem é a concorrência e como atua, quais traços de oportunidade de atuação temos, etc.

Entendendo os pilares da viabilidade negocial e técnica

Vou começar pela viabilidade negocial. Neste pilar tratamos tanto do alinhamento ao propósito da empresa, recurso financeiro, value proposition, etc, e se trata realmente de entender o contexto da empresa, como se funde ao que o usuário deseja e como deseja tratar as informações base que levantamos.

Já quando falamos no pilar que trata sobre a solução ser factível tecnicamente, estamos ponderando se é uma solução viável de desenvolver. Neste pilar questionamos se há tecnologia para desenvolver a solução, se há possibilidade de desenvolver esta tecnologia, expertise do time e até mesmo levantamento de necessidade de novas contratações. Neste momento, quando tratamos da necessidade de desenvolver uma nova tecnologia ou expertise é essencial calcular tempo e esforço e ponderar se realmente é um caminho que vale a pena.

A Tríade

O equilíbrio entre estes três pilares é essencial e deve estar sempre em equilíbrio. É comum que em contextos reais decisões devam ser tomadas e todos os pontos devem ser medidos estrategicamente. É comum que no dia-a-dia um ou outro pilar tenha que ceder devido às variáveis, mas é essencial que possuam equidade e que haja sempre o alinhamento e levantamento de impacto sobre contextos apresentados, assim as partes se tornam mais preparadas na tomada de decisões.

Por que aderir uma Solução Digital?

Você pode estar ainda se perguntando sobre vantagens sobre uma solução digital, então listei 5 vantagens sobre aderir à este formato:

Baixo custo inicial

Quando estamos abordando soluções físicas, é comum que além do custo da solução, ainda hajam custos com estoque, perda de mercadoria, logística, variáveis climáticas, locomoção, além do risco de perder tudo com a mudança de direcionamento do Mercado. Se abordar o mesmo produto ou serviço no formato digital, você terá apenas que criar o produto e disponibilizá-lo.

Tanto você como uma pessoa de Experiência ou empresa, é essencial ter em mente que para estruturar soluções estratégicas e assertivas, o investimento em UX Design de qualidade é fundamental. Seja um consultor ou em uma abordagem mais operacional, ter um UX Designer voltado para o projeto contribuirá tanto com economia de recursos e aculturamento, quanto no aumento de agilidade e satisfação dos clientes por meio de Agile UX, Design Thinking e outros métodos e ferramentas que poderão levar a solução digital ao sucesso.

Eu disse “baixo custo inicial”, mas este custo pode sim ser NENHUM!! É isso mesmo que você leu, pois dependendo do que for sua solução, você mesmo poderá criá-lo e oferecê-lo, isso no caso de e-books, templates, serviços automatizáveis e outros.

Escalabilidade

Se você não deseja estar limitado a limitações geográficas, capacidade física suportada de ou mesmo deseja expandir seu negócio, deverá focar em escalabilidade.

Não tem como falar em soluções digitais sem abordar escalabilidade, isso porque é o maior benefício de soluções digitais, independente do que for, pois sem aumento de gastos com recursos você poderá atingir um público muito maior.

Exemplificando, digamos que você irá realizar um evento, se você optar por um evento físico, você além de gastos com espaço, convites, profissionais de suporte, e muitos outros gastos relacionados com eventos presenciais, além de possuir limitações de quantidade de público e geográfica. Se este mesmo evento for realizado no formato digital, além de não possuir gastos relacionados ao espaço físico e grande necessidade de pessoal, você também não terá que lidar com limitações geográficas ou mesmo de quantidade de participantes. Isso é escalabilidade!

Tendência de mercado

Todos sabemos que o mercado está em constante mudança e além disso, o Mercado evolui muito rápido. Com isso, é essencial estar alinhado às mudanças e preparado para se adaptar e tomar ações proativas eficientes e assertivas.

Qualidade e relevância já não são diferenciais, são o mínimo exigido. Quando falamos em diferencial estamos falando desde o poder de acompanhar e se adaptar ao mercado, até aquele “a mais” que você oferecerá aos usuários.

Como é, como foi e como será?

Com UX conseguimos não apenas entender tendências por levantamentos sobre quais soluções são utilizadas pelos usuários, o contexto em que estes usuários se encontram, como e quais ferramentas estas pessoas têm disponível, entre outros, mas também toda a evolução do contexto.

Baixo custo com manutenção

Existem soluções digitais que requerem certo nível de manutenção para acompanhar as tendências de mercado, como apps ou mesmo atualização de conteúdo. Quando falamos sobre serviços e produtos digitais, possuímos o gasto de recursos muito menor do que se estivéssemos tratando de uma solução física. Isso porque não temos gastos com perdas significativas de material e alta possibilidade de adequação da solução oferecida, pois soluções digitais possuem a possibilidade de mutabilidade muito ágil.

Outro ponto de alto valor em você como UX estar envolvido ao processo além da criação, mas também na manutenção da solução é a aplicação de agile UX em processos focados no usuário e no mercado, tornando possível uma maior adaptabilidade ao Mercado e aceitabilidade dos usuários, maximizando a adesão à solução e minimizando impactos com novos direcionamentos do Mercado.

Flexibilidade e renda passiva

O que flexibilidade e renda passiva têm a ver? Neste contexto, TUDO!

Soluções digitais são excelentes pois demandam esforço muito menor se comparados à soluções físicas.

A flexibilidade estará relacionada tanto na possibilidade de aquisição da solução a qualquer horário (e de qualquer lugar) e não possuir necessidade de estoque físico, quanto a possibilidade de renda passiva, pois com sua solução digital, você não terá que serializar, sendo que uma vez lançado e divulgado, possuirá distribuição ilimitada.

Qual melhor tipo de solução digital?

Isso depende.

Existem uma infinidade de nichos no mercado, desde os mais simples até os mais elaborados, mas uma coisa é certa: Há infinitas necessidades e oportunidades que você poderá explorar e focar as soluções digitais, tudo dependerá do contexto.

Criar um produto digital desejável é um desafio e ele deve resolver algo relevante, para isso você deverá ter claro quem são os usuários, quem realmente irá consumir seu produto. Também pode acontecer de você querer desenvolver uma solução digital mas ainda não saber o que criar, neste caso nada melhor que adotar uma postura exploratória, seja com uma equipe de pesquisas (UX Research) ou com a condução interna da própria equipe de UX (caso você seja uma pessoa que trabalha sozinha, pode aproveitar e explorar os dados e contextos por você mesmo). Também aproveite dados já disponíveis e talvez até uma mentoria. Com isso, será possível por meio de métodos e ferramentas da área fornecer a base e direcionamento para que você possa compreender o contexto e auxiliará na tomada de decisão de qual caminho ou solução estará mais alinhado ao que deseja.

Mentoria e Consultoria de UX Design

Caso você esteja iniciando ou mesmo o contexto traz a necessidade de expertises diferentes, uma opção é adotar o suporte de uma mentoria focada em Experience Design, onde você poderá encontrar diferentes níveis de atuação e linhas de expertise para diferentes contextos e necessidades. Hoje vou abordar dois níveis de abrangência que podem auxiliar você a tomar a decisão de qual tipo de suporte buscar.

Se você está em dúvida se opta por um e-book, workshop, curso ou mesmo como irá estruturar este conteúdo, você pode contar com a comunidade e profissionais que estão iniciando uma carreira porém que já possuam certo nível de conhecimento ou mesmo uma mentoria pontual com uma pessoa já estabilizada na área.

Agora se você está buscando estruturar uma solução mais elaborada, o mais indicado para você é que busque uma consultoria ou mentoria regular com uma profissional focada em soluções digitais e até mesmo com maior maturidade de mercado, que irão te auxiliar possuindo uma base mais sólida, alinhada às suas necessidades.

Conclusão

“Criar uma solução digital é uma ótima oportunidade e também um desafio que vale a pena. Entenda quem são seus usuários de forma estratégica. Defina como deseja impactar, quais são seus diferenciais e comunique isso. Lembre-se que você deve resolver algo.”

Independente de qual formato sua solução digital terá, para ter sucesso é essencial que haja estratégia bem fundamentada e caso opte, você pode contar também com profissionais focados neste formato de soluções.

Complementando, indico também a leitura do artigo “UX Design pode ajudar sua empresa a economizar recursos?”, que mesmo voltada para empresas, traz o contexto global de impacto de UX.

E você, já possui alguma solução digital, está curioso ou talvez esteja pensando em criar um produto ou serviço digital? De qualquer maneira e em qualquer que seja o seu contexto, espero que tenha gostado do conteúdo e se tiver alguma dúvida, é só chamar!!

Até a próxima!!

--

--

By May
VagasUX
Writer for

Experience Design Manager sharing content beyond the UX