Os principais motivos para investir em Transformação Digital

Chegamos à Era da Transformação Digital, e só existe uma certeza: inovar é fundamental. Sua empresa está preparada?

O mercado não é mais o mesmo. Agora, novas tecnologias e tendências de consumo surgem a todo momento, e podem ser imensas oportunidades ou ameaças ao seu negócio. Todo mundo está à procura do “novo Facebook” ou a “nova Netflix”: a próxima ideia de U$ 1 bilhão que vai revolucionar o mundo dos negócios e o dia a dia dos consumidores. Afinal, inovação é isso, não é? Bem… não necessariamente. Atualmente, inovar não é “reinventar a roda” — é, principalmente, reinventar a si mesmo. A transformação digital consiste na aplicação de novas ideias para aumentar a produtividade, o valor e a qualidade de processos, produtos e serviços. Por isso, convidamos você a parar e pensar: quando foi a última vez que a sua empresa inovou?

Por que investir em transformação digital?

O mercado está diariamente passando por uma seleção natural, e só sobrevivem os mais aptos. Você ainda acredita naquela história de que “em time que está ganhando, não se mexe”? Pode esquecer. Hoje, quem faz mais do mesmo acaba tornando-se previsível — e vamos combinar: é fácil ganhar do outro time quando você conhece todos os seus futuros movimentos. O mercado está sendo dominado por empresas disruptivas, que apostam em ideias práticas e inovadoras.

Inovar é assumir riscos. Por outro lado, a falta de inovação é uma certeza de fracasso. Conheça os principais motivos para sua empresa investir em transformação digital.

1) Adapte-se ou desapareça

Esta afirmação pode parecer drástica — talvez até exagerada -, principalmente para empresas de grande porte e com décadas de experiência. Mas não se deixe enganar: organizações gigantes, que antes ditavam as regras, perderam grandes oportunidades de negócios e foram quase esquecidas. Um ótimo exemplo é a Yahoo!, que já teve valor estimado em U$ 125 bilhões e foi vendida em 2017 por “apenas” U$ 44 bilhões. Esteja preparado: esta é a 4ª Revolução Industrial. Hoje, 70% das empresas na Fortune 500 investem em transformação digital. E você?

2) Economize gastos

“Acima de tudo, inovação não é invenção. É mais um termo de economia do que de tecnologia.” — Peter Drucker, o Pai da Administração Moderna.

A transformação digital possibilita a automatização de processos e combinação de tecnologias para criar soluções ágeis aos desafios da sua empresa. Os resultados: maior produtividade, melhor experiência ao usuário e menores gastos. Podemos ver isso na prática com o sistema DVAP, criado pela Venturus para a Enops Engenharia (prestadora de serviços para Sabesp).

Problema: segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mais de ⅓ da água tratada no país não chega às torneiras da população devido a vazamentos nos canos. O processo existente de detecção destes vazamentos é feito por encanadores especializados que escutam os canos e tentam identificar onde eles estão. Diante de um desafio tão grande, os resultados eram pouco expressivos.

Solução: para superar esse desafio, a Venturus criou o DVAP, um sistema para detecção de vazamento da água potável nas redes de abastecimento que une conceitos de Internet das Coisas, mobilidade e inteligência artificial para identificar os sons de vazamento nos diferentes tipos de tubulações e de solo. Dessa maneira, o sistema aponta os locais exatos onde os problemas ocorrem, evitando o desperdício de água por meio da rápida ação para corrigi-los.

A inovação está em todo lugar, basta treinar o olhar.

Veja também: Impressão de exames médicos: baixo custo e com alta qualidade

3) Agilize a tomada de decisões

É impossível encontrar novas soluções utilizando as mesmas práticas, certo? Por isso, a inovação também encontra-se na necessidade de desenvolver e aplicar ideias relevantes com muito mais agilidade. É o caso do Design Sprint, metodologia já utilizada pela Venturus que permite a criação e validação de um protótipo em poucos dias, de maneira colaborativa. Com decisões estratégicas, voltadas à transformação digital, as empresas podem reduzir até 32% do tempo investido na tomada de decisões.

Agora que você já conhece os principais motivos para investir em transformação digital, é hora de colocá-los em prática. Conheça agora o passo a passo para implementar a transformação digital em sua empresa.

Saiba mais em