Ações de pesquisa que podem ser feitas em 30 minutos ou menos

Nayara Peneda Tozei
virei professora… e agora?
2 min readJan 20, 2019

Tenho refletido bastante sobre as ideias de Robert Boice no Advices for new faculty members e me esforçarei para trabalhar um pouco todos os dias e valorizar melhorias e correções incrementais nas diversas atividades sob minha responsabilidade. Apesar de ter melhorado meu sistema de organização e preparação de aulas, não tenho um bom processo de trabalho nem para ensino nem para pesquisa. E equilibrar essas duas áreas é um desafio de longa data.

Estou sempre à espera de condições ideais que nunca chegarão e então me vejo forçada a trabalhar sob a pressão dos prazos, o que gera estresse e um resultado com qualidade insatisfatória. Minhas formas desajustadas de trabalhar me levaram ao extremo e sucumbi, com problemas de saúde. O livro do Boice me deu algumas ideias para evitar que isso se repita.

Se você fizer uma atividade física, como dança, por exemplo, ouvirá com frequência sobre a importância da consciência corporal. Você deve desenvolver uma percepção de sua postura, de como seu corpo se movimenta e de quais são suas limitações. E esse conhecimento ajudará a manipular melhor o corpo e aprimorar a execução dos movimentos, sem exageros que poderiam danificá-lo. Com nossos pensamentos, acho que a coisa é parecida e, por isso, ouvimos tanto sobre meditação de atenção plena. Estou prestando mais atenção aos meus pensamentos, tentando identificar aquilo que faz sentido e aquilo que é irracional.

Por exemplo, uma ideia quase cristalizada é a impossibilidade de fazer pesquisa a menos que eu tenha um bloco de tempo com algumas horas livres, para focar apenas em pesquisa. Mas Boice fala que tanto sessões de 5–10 minutos podem ser úteis, como sessões muito longas podem levar à fadiga e atrapalhar o rendimento nas demais atividades. Então, para desafiar esse tipo de pensamento, fiz um brainstorm de algumas atividades de pesquisa, não apenas de escrita, que poderiam ser feitas em sessões de menos de 30 minutos. Por enquanto, é apenas um brainstorm e pretendo melhorar a lista com o tempo, quando lembrar de outras possibilidades ou receber sugestões.

Small research tasks (em inglês porque compartilhei o mesmo link com professoras de fora do Brasil)

--

--