Caro Eu de uma década atrás…

FPG
Vox.POP!
Published in
4 min readJan 3, 2022

Caro,

Sei que você acabou de entregar o TCC, saiu de férias do estágio com a promessa de ser efetivado e realmente acredita que está tudo garantido. A sensação é muito boa, mas logo você entenderá como esses momentos são fugazes.

10 anos depois, o clima otimista que você vivencia mudou drasticamente. No período, passamos por golpe, crises, polarizações, emergência climática e caminhamos para sair de uma pandemia que, de alguma forma, alterou a vida de todos. A incerteza, portanto, será uma constante da rotina nos próximos anos.

Sem querer te assustar, você chegará aos 30 com mais dúvidas do que respostas. Alguns dilemas que você alimenta seguem bem vívidos e as nóias continuam sibilando algumas noites. Para falar a verdade, sinto até falta da sua confiança e entusiasmo. Sinceramente, admiro como você acredita no melhor das pessoas.

Dos planos de futuro que você tanto se apega, poucos se realizarão, o que não será sinônimo de fracasso, para deixar claro. Confesso que hoje até acho graça da sua visão de vida meio Sex And The City, em que todos são reconhecidos, bem vestidos e tomam drinks caros após o expediente para se atualizarem sobre as badalações sociais.

Na real, há bem menos drinks e mais questionamentos. Nem é um problema pessoal, já que vejo que muitos amigos da geração passarem também por essa sensação de às vezes acordarem se sentindo uma farsa, outros dias querendo começar um projeto que mudará o mundo ou só pensar em desistir de tudo, pegar um ônibus sem destino e começar uma nova história. Como eu disse, há mais incertezas que planos definitivos.

Você não fez 1 milhão nessa década, não é um influenciador no Instagram, não lotou o passaporte de carimbos, nem ostenta um físico trincado. Por outro lado, você poderá ficar feliz ao saber que muitos amigos que te acompanham seguem até hoje torcendo por você. Clientes que você trabalha ainda te procuram para novos trabalhos. Você também segue adorando dar festas, reunir e compartilhar com pessoas queridas. Nossos valores continuam firmes e, mais de uma vez, você se guiará por eles.

Quer outra boa notícia? Ainda gostamos das mesmas coisas. Não era só ‘uma fase’. Sim, seguimos adorando ir ao cinema, especialmente nas estreias das animações da Disney. Ainda revejo meus filmes preferidos uma vez por ano. Os seus livros preferidos ainda estão ao lado da cama, como um escudo contra os maus pensamentos antes de dormir. Se você está ouvindo um pouco de Madonna, Elvis, Bowie, Katy, Elza, Gal, Marina, Marisa, Rita no seu MP3, vai adorar montar as playlists com essas músicas que fazem sua trilha sonora.

Você aprenderá que nem sempre as coisas são justas e terá que lidar com isso. Puxar saco ainda rende mais promoções do que talento. Algumas das pessoas mais incríveis vão passar perrengues na carreira, enquanto muito profissional medíocre vai se dar bem. Aceita ou surta. Muitas vezes, baterá um desanimo ao ver gente incopetente sendo aplaudida e você questionará o que poderia fazer para mudar essa realidade.

Também será um choque quando você perceber a quantidade de pessoas próximas que escolherão viver numa bolha, em negação à ciência, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Mesmo problemas coletivos serão tratados como uma questão de opinião, sem nenhum critério. Chegamos em 2022 mais perto dos Flintstone que dos Jetsons e até o formato da Terra é discutido. Isso te machucará e, por ora, ainda não cicatrizou ver tantos retrocessos em tão pouco tempo.

Aceita um spoiler? Respira fundo! Para compensar, foque nas pessoas maravilhosas que te cercam no trabalho, entre amigos, professores e familiares que te inspiram a crescer, melhorar e compartilhar. Foque neles, porque os outros passarão.

Para finalizar, compartilho alguns conselhos gerais que gostaria que fossem reforçados:

✔ Se preocupe bem menos em agradar os outros;
✔ Aproveite as oportunidades, muitas não voltam;
✔ Celebre quando coisas boas te acontecerem;
✔ Reúna os amigos sempre que quiser;
✔ Se ninguém estiver disponível para te acompanhar, vá sozinho;
✔ Não tenha vergonha de demonstrar interesse;
✔ Chame para tomar um chopp quando encontrar alguém que vale o encontro. Acredite, valerá a pena!

Após crises, pandemia e alguns recomeços, o que mais importa é compartilhar e nem tanto acumular. Parece papo de velho, mas quando olhar para trás, você verá como as coisas passam rápido, como as pessoas amadas também nos deixam e quantos planos são ajustados no decorrer do trajeto. O GPS nunca para de recalcular a rota.

No fim, os momentos que te marcarão são justamente os casuais, como um encontro inusitado que te faz sorrir antes do trabalho. Aproveite!

Se cuida, esperto te encontrar daqui 10 anos novamente!

--

--

FPG
Vox.POP!

Tentando ser FASHION, aficionado pelas novidades POP e apaixonado pelo universo GEEK. “Cher acima de tudo, Madonna acima de todos.” 🏳️‍🌈🕶️