Como se tornar antirracista, Mês do Orgulho LGBTI+, podcast do Vozes Pela Diversidade, Néstor Perlongher e muito mais #14

Jeferson Batista
Vozes Pela Diversidade
3 min readJun 4, 2020

Ouça Vozes Pela Diversidade

Que tal você ouvir o nosso conteúdo? Agora, a gente também é podcast! Procure por Vozes Pela Diversidade no Spotify, Apple Podcast, Deezer, Anchor ou em sua plataforma de áudio favorita.O primeiro episódio está no forno. Mas você já pode ouvir o trailer do podcast e saber o que pode esperar do nosso programa. Não se esqueça de assinar ou favoritar o podcast no seu aplicativo para receber todas as novidades. Acesse aqui os principais links para ouvir.

Falando em assinar, você já sabe que o nosso projeto tem um lista de transmissão no WhatsApp? Clique aqui, mande um Oi e salve o contato no seu celular. Se preferir, copie o número: 19 98442–4461. E não se esqueça: siga @newsvpd no Twitter e no Instagram.

Como se tornar antirracista e Mês do Orgulho LGBTI+

Protestos antirracismo. As manifestações de rua e nas redes sociais conta a morte de George Floyd tomaram os Estados Unidos e outros países, incluindo o Brasil. Por aqui, além da morte de Floyd manifestantes foram às ruas no fim de semana passada gritar contra a violência policial nas favelas, que matou, entre muitas outras pessoas, João Pedro, no Rio de Janeiro.

Protestos antirracismo. Ações louváveis, mas que levantam um questionamento maior: o que, afinal, as pessoas (especialmente as brancas) podem fazer para se tornarem antirracistas e não se mobilizarem apenas em momentos emocionalmente sensíveis? Entender que as mortes de pessoas negras faz parte de uma estrutura e não se trata de casos isolados de violência policial é um bom começo. (Vozes Pela Diversidade)

Mês do Orgulho LGBTI+. Junho é o Mês do Orgulho LGBTI+. A nossa proposta é celebrar este momento considerando a diversidade dentro do movimento formado por pessoas com expressões de gênero e sexualidades diversas.

Mês do Orgulho LGBTI+. Considerando que a pauta antirracista tem tomado conta das discussões recentes, você já imaginou como é ser LGBTI+ e negro? O racismo e a LGBTfobia são lutas que devem caminhar juntas? (O Globo)

Mês do Orgulho LGBTI+. E ser LGBTI+ e católico? Contraditório? A Rede Nacional de Grupos LGBT lançou, este mês, uma campanha chamada #TestemunhosDaDiversidade, reunindo em seu site depoimentos muito bonitos de pessoas católicas LGBTI+. (Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT)

Dicas da Curadoria

Rafiki (2018), filme queniano dirigido por Wanuri Kahiu, conta a história de duas jovens amigas, de famílias politicamente rivais, que se apaixonam. É o primeiro trabalho audiovisual do Quênia a concorrer no Festival de Cannes. No país africano, o longa foi banido e só depois de uma briga na justiça foi permitida a exibição em cinemas apenas por sete dias. Rafiki está disponível no Telecine Play. A dica foi enviada pela leitora Mariana Rodrigues.

Vozes Pela Ciência

Néstor Perlongher (1949–1992): argentino, militante homossexual, pesquisador e poeta. Conheça um pouco de sua trajetória.

Observatório do CEMI — COVID 19: acompanhe relatos que mostram os impactos da pandemia do novo coronavírus pelo mundo. Leia os textos no site do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp.

--

--