Doutrinação do bem para o cidadão de bens (II)

A doutrinação ideológica é má e prejudicial quando ela confronta o capitalismo. Se ela favorece os interesses dos ricos, tá tudo bem.

Pablo Pamplona
vulgar
3 min readJun 23, 2020

--

(outras doutrinações neste link.)

1) Azul para meninos, rosa para meninas.

Doutrinação da divisão binária dos sexos.

Meninas devem usar rosa. Claro que, quando crescem, podem se vestir com todas as cores para que fiquem muito bonitas e coloridas e arrumem um homem com quem casar e ter muitos filhos que irão crescer e trabalhar e gerar mais-valia. ❤

Já meninos devem usar azul. E quando crescem não devem nunca usar roupas rosas, porque rosa é cor de menininha. >(

Também não precisam ficar bonitos. Só precisam trabalhar se forem pobres e não serem pegos pela Federal se forem ricos.

Viva a família tradicional capitalista e patriarcal, que favorece os interesses dos ricos.

2) Mensagem de bom dia em grupos de whatsapp.

Doutrinação da positividade, talquei!

Todo cidadão de bens deve mandar pelo menos uma mensagem de bom dia por dia para todos os seus grupos de whatsapp. Nessa doutrina ideológica, o sol nasce atrás de flores coloridas em vastos campos verdejantes; as estradas são asfaltadas e não têm buracos; a mesa sempre é farta. Nada é perigoso, tudo é divino maravilhoso.

Já na doutrinação do mal, tudo é confuso e meio pervertido.

Se não tem motivação e positividade no coração das pessoas, o mercado não gira. O capitalismo é uma merda; aos ricos resta apenas sua ideologia — e seus instrumentos de poder. Mas motivação demais já não convém. É melhor que as doses sejam reguladas, artificializadas, pequenas doses diárias de dopamina para ficar apenas a consolação de que tudo podia ser bem pior, nada mais.

Bota lenha na fogueira. Favorece os interesses dos ricos.

3) O homem é o lobo do homem.

Doutrina liberal, estatista e, no limite, totalitária. Contrapeso necessário à positividade, tão mentirosa quanto ela.

Cuidado: essa doutrinação pode se tornar uma doutrinação do mal se lembrarmos que o lobo é um animal extremamente cooperativo, inteligente e às vezes bastante fofinho — praticamente um totó, só maior e mais independente.

A mensagem deve insinuar apenas que as pessoas são competitivas e violentas por natureza e que, portanto, precisam de rédeas curtas. Não tem nenhuma validade empírica, mas foi dita por um filósofo europeu muitos séculos atrás e isso lhe basta como validade. Se for bem doutrinada, essa ideologia pode neutralizar qualquer evidência de empatia, qualquer resquício de solidariedade, qualquer esperança de mudança.

Favorece os interesses dos ricos, então use à vontade.

4) Empresários felizes e bem-sucedidos.

Doutrinação microempreendedora na banca mais próxima de você.

Ideologia boa é ideologia fotografada em estúdio, com modelos de peles brancas, sorrisos brancos, fundo branco, mesa branca, roupas brancas:

Favorece a auto-imagem e os interesses dos ricos.

Ideologia ruim é toda aquela que faz a ideologia boa parecer ruim. Ideologia ruim é empresário desesperado na crise de 2008:

Desfavorece.

--

--

Pablo Pamplona
vulgar
Editor for

Mestre e doutorando em Psicologia Social pela USP. Pesquisa a memória de lutas sociais.