Wayra lança desafios que fomentam inovação aberta ao propor oportunidades de negócios para startups

Wayra Brasil
Wayra Brasil
Published in
3 min readOct 1, 2020

Executivos e grandes companhias estão cada vez mais certos de que a superação dos problemas não vai acontecer em batalhas individuais, mas com o desenvolvimento de soluções novas de forma coletiva. Tanto é que a aposta em inovação aberta cresceu quase 20 vezes nos últimos cinco anos no Brasil, segundo dados da Open Startups. Esse aumento demonstra que a atuação conjunta com empreendedores e experts do mercado tem gerado bons resultados para as corporações, que passam a trazer novas informações e conhecimentos para dentro da companhia, o que permite criar soluções inovadoras ou trazer mais eficiência aos processos. Os resultados dessa conexão entre grandes companhias e empreendedores têm sido tão positivos que hoje oito em cada dez executivos brasileiros buscam parcerias com startups para fomentar a inovação.

Uma das pioneiras globais de inovação aberta, a Telefónica faz parte das empresas que enxerga nos processos de Open Innovation uma forma de se reinventar e se atualizar para entregar um serviço cada vez melhor. Desde 2012, o grupo mantém um hub de inovação aberta no Brasil, a Wayra, que hoje se dedica a investir, conectar startups com grandes corporações e escalá-las.

Agora, a iniciativa avança ainda mais nessa busca por engajamento com startups do mercado com o lançamento de uma série de desafios baseados em necessidades das corporações por áreas. O intuito é permitir que os empreendedores tenham clareza dos principais obstáculos que as companhias buscam superar, de forma que seja possível integrar novas ideias e soluções de parceiros externos às oportunidades e realidades das grandes empresas. Os primeiros seis desafios têm foco na área de logística, buscando soluções para atividades como monitoramento operacional, gestão e coleta de logística reversa, crowdshipping, gestão de inventário e de gerenciamento de transporte.

“Trata-se de uma excelente iniciativa da Wayra para nos aproximar de startups que tenham potencial de acelerar nossas frentes de transformação digital na Logística com soluções inovadoras de baixo custo e maior eficiência operacional”, declara Leandro Stumpf, diretor de Logística da Vivo.

Ao abrir os desafios para a comunidade empreendedora, o objetivo da Wayra é impulsionar o desenvolvimento de negócios escaláveis com foco nessas demandas, o que poderá gerar potenciais contratos entre a Vivo e as startups selecionadas. Os contratos poderão seguir tanto o modelo de uso interno, que é aplicado para soluções relacionadas à melhoria da eficiência e redução de custos operacionais das corporações, como os contratos para uso externo, utilizado quando são desenvolvidos novos produtos B2B ou B2C.

“Os desafios reforçam nosso posicionamento e propósito de conexão com o ecossistema empreendedor a fim de gerar negócios, trazer mais inovações e melhorar as operações e experiência dos clientes da Vivo.”, explica Livia Brando, country manager da Wayra Brasil.

Os desafios contam também com o apoio do Vivo Discover, programa corporativo de inovação que busca gerar cada vez mais negócios com startups e disseminar a cultura de inovação na empresa.

Os empreendedores interessados em participar dos desafios de Logística podem se inscrever pelo site da Wayra até o dia 31 de outubro de 2020. As startups selecionadas terão a oportunidade de se apresentar para uma comissão julgadora, formada pelas equipes da Wayra e da Vivo, e os finalistas serão convidados a expor suas propostas diretamente para os líderes das áreas. Os critérios de seleção são semelhantes aos usados pela Wayra para avaliar startups em geral, e incluem a avaliação da equipe, análise da solução proposta e uma investigação sobre a aderência daquela startup à oportunidade apresentada pelo desafio.

Os empreendedores que tiverem soluções para desafios diferentes dos propostos nessa primeira fase também poderão se inscrever no banco de startups da Wayra. O formulário de inscrição fica disponível o ano todo e pode ser acessado a qualquer momento pelo site br-pt.wayra.com.

--

--