Quantas pausas tem na sua produção de conteúdo?

Vamos parar um segundinho aqui só para trocar essa ideia

Cláudia Flores
wewe
3 min readAug 31, 2020

--

Antes de dizer que não tem tempo, pode ir parando aí

Ficamos um tempo off por aqui, e queria aproveitar para perguntar: o quanto vocês têm feito pausas?

Nos últimos dois meses, minha amiga e dupla criativa Terena Miller e eu deixamos nossa produção de conteúdo em stand by para mergulhar em jobs valiosos em aprendizado. Foi aquele corre fortíssimo, que no final trouxe um mix de cansaço com dever cumprido, e… CULPA.

A clássica sensação de: puts, fiz merda

A real é que parar de produzir conteúdo muitas vezes traz sensação de culpa (para mim, pelo menos), como se a gente PRECISASSE estar constantemente produzindo. Como se a gente ficasse devendo para todo mundo que tá lá esperando nosso conteudinho sair.

É um F.O.M.O. às avessas, um medo ser esquecidx pelas pessoas, dá vontade de voltar pedindo perdão e trazendo várias explicações sobre os motivos, porque né, já tem pessoas te dando unfollow, e certamente elas já estão decepcionadas, e (aqui a mente, também conhecida como máquina de paranóias, continua criando mil explicações para te fazer sentir derrotadx).

Assim, a gente minimiza o quão legal foi ter feito aquela pausa para mergulhar em outras coisas. E cada vez que surgir uma oportunidade de parar, lá vem ela, a culpa, disfarçada de uma sensação estranha de bad vibes.

A Terena Miller e eu temos um código visual que representa há anos o meu modus operandi. É este GIF:

Essa imagem do Caco digitando loucamente representa um pouco a forma como eu sempre trabalhei. Para a Tereninha, eu nem preciso descrever a cena, apenas digo: “eu estava naquele modo”, e ela ri já sabendo do que eu tô falando.

Na real eu sempre me senti confortável com essa imagem de produtiva, workaholic, ocupada, até que um dia não mais. Comecei a me sentir perdendo momentos importantes, e pior, usando o trabalho como um jeito de fugir de questões que estavam no mundo offline (assumir isso ainda dói um pouco). Não quero dizer que seja o caso de todo mundo. Mas talvez seja o de muita gente.

Pausar deveria fazer parte de qualquer rotina de criação de conteúdo. Qualquer mesmo. Do creator ao publicitário, do empreendedor ao jornalista.

Não estou falando daquela pausa que a gente acha que está fazendo enquanto continua pensando em pautas. Me refiro a uma pausa real, em um tempo (variável mas) suficiente para pensar: tá fazendo sentido? Tá sendo legal? Tô aprendendo com isso?

Também é por não saber parar que nos tornamos mais ansiosos e angustiados (numa pandemia, piorou geral). É o burnout, são as crises, é uma vontade de largar tudo para fazer outra coisa, é uma exaustão que parece que tudo ficou sem sentido. Essa pausa nunca foi (e continua não sendo) instituída pelo nosso mercado. Talvez você não tenha vivido isso (espero que não), mas em certos locais de trabalho, a pausa para o almoço é de 15 minutos. Às vezes, nem isso.

Mudar, já percebi, leva tempo. Cabe a gente se permitir, de tempos em tempos, não ser útil, não ser produtivo, fazer muitos nadas, e considerar essa uma etapa tão útil e necessária quanto criar. É o pause que antecede o reset.

--

--