Cultura e Liderança, como identificar gaps na operação da sua máquina de talentos.

Como identificar oportunidades de melhoria no modelo de liderança e cultura de sua empresa com o foco de evitar turnover e baixo engajamento.

Mateus Paderes
WinByPeople
6 min readNov 4, 2022

--

Photo by Mimi Thian on Unsplash

Você já deve ter percebido alguns destes problemas na operação da sua empresa, pessoas se demitindo de uma hora para a outra, dificuldade para engajar seus colaboradores ou até mesmo para fechar vagas que se encontram abertas há um bom tempo. Tudo isso tem relação com a forma que você estrutura sua camada de sub-liderança junto a aplicação da cultura da sua empresa!

E mais do que nunca, vemos a importância destes fatores quando analisamos o engajamento e retenção de talentos em nossas empresas. Pesquisas da Infotech realizadas em 2021 apontam que 81% dos entrevistados mencionam a cultura como algo primordial ao analisar seu ambiente de trabalho, um crescimento de 20% se comparado a mesma pesquisa em 2019. Além disso, esta mesma pesquisa aponta a formação robusta de líderes como uma das 10 prioridades para retenção de talentos nas organizações.

Aqui vamos fornecer um guia para que você tenha os insumos necessários para avaliar sua operação e identificar possíveis gaps na estruturação da sua máquina de talentos. Analise os passos que serão aqui apresentados e reflita sobre como cada detalhe interfere atualmente na estrutura de seus times, ao criar consciência sobre os gaps em sua máquina de talentos você estará preparado para dar o próximo passo focando em técnicas para implementar uma camada de sub-liderança e um guia de cultura em sua empresa (tema que abordamos no artigo Cultura e Liderança, um modelo focado em engajamento e crescimento para times tech”).

Mas afinal, como posso identificar este tipo de problema em minha operação?

Alguns sintomas podem aparecer em intensidades diferentes em sua operação dependendo do tamanho do seu time, modelo de negócio, maturidade do produto e dentre outros fatores. Neste momento você deve ficar atento a qualquer detalhe presente na rotina do time, avalie cada um dos sintomas que serão aqui apresentados refletindo sobre sua presença e impacto no seu dia a dia.

Photo by Afif Ramdhasuma on Unsplash

1.0 Falta de confiança

Confiança é um fator de extrema importância em qualquer relação que você tenha, seja ela pessoal ou profissional. Quando a falta de confiança se espraia sobre nossas relações diversos problemas começam a se iniciar de forma subsequente, é como se você estivesse empurrando uma bola de neve ladeira abaixo. E fique atento, a falta de confiança não existe somente na relação empresa > colaborador, é bem possível que os membros do seu time também não confiam nas decisões e comunicados realizados pela sua camada de liderança!

Você pode identificar este tipo de situação em sua operação observando fatores como:

  • Falta de transparência nas comunicações e relações: Você já deve ter se deparado com situações onde alguma pessoa afirma durante seu 1–1 que tudo está indo bem e não há nenhum problema com a empresa, mas em um curto período de tempo esta mesma pessoa te procura para se desligar. Porque será que esta pessoa não foi aberta em relação aos problemas que ela enfrentava e seu possível desligamento? Da mesma forma, reflita se sua empresa é transparente com seus colaboradores, você confia a eles informações mais críticas ou sensíveis, ou tem medo de comunicar certos temas?
  • Baixa colaboração: Este é um sintoma que pode aparecer de forma mais suave como o baixo nível de proatividade do seu time (reflita sobre quantas pessoas se colocam à disposição para fazer qualquer atividade em benefício ao time), indo até situações mais críticas como momentos onde seu time precisa se unir para resolver um problema ou conflito (nestes momentos pode ficar claro que poucos realmente querem colaborar enquanto o restante quer apenas tirar a responsabilidade do colo).
  • Baixo índice de indicações para vagas da empresa: De forma simples e direta, seu time indica pessoas de confiança para as vagas que estão abertas em sua empresa? Esse pode ser um grande indício de que seus colaboradores não confiam nem acreditam no lugar onde trabalham.

Cada um destes problemas pode piorar muito a confiança entre os membros do seu time podendo até gerar “motins” contra a liderança. Fique atento para não chegar em situações como esta!

Photo by Elisa Ventur on Unsplash

2.0 Baixo engajamento

Primeiro, vamos deixar claro que existem colaboradores felizes e engajados. Uma pessoa feliz trabalha e entrega seus resultados conforme o esperado, enquanto uma pessoa engajada faz além do esperado trabalhando de forma apaixonada e dedicada tendo um alto nível de conexão com o business.

Qual deste tipo de pessoas realmente vai fazer a diferença em sua operação?

O engajamento do time pode ser impulsionado ou inibido de diversas formas (vamos conversar melhor sobre o tema no artigo “Engajamento — O combustível da sua máquina de talentos” que será lançado nas próximas semanas), por hora o importante é avaliar como a liderança e cultura estão afetando o tema. Para isso fique atento aos seguintes sintomas:

  • Nível de relação entre os membros do time: Quão profunda é a relação entre seus colaboradores? E entre você e seus liderados? Passamos ⅓ da nossa vida trabalhando e a qualidade destas relações é determinante quando falamos sobre o seu nível de engajamento no trabalho.
  • Conexão com o propósito da empresa: Você já tentou trabalhar com algo que não acredita? Algo que não te motiva nem gera ambições futuras? Fique atento às ambições de cada membro do seu time e entenda se eles estão na posição correta para impulsionar seu engajamento.
  • Pouca presença orgânica em redes sociais: De forma orgânica e natural, quantos colaboradores falam sobre a empresa e sua experiência trabalhando nela? Quantos posts no linkedin ou instagram são feitos mencionando de forma positiva a rotina e relação com o time / empresa? Esse pode ser um bom termômetro sobre o quanto seus colaboradores acreditam em sua empresa e estão engajados com ela.

Vale ressaltar que, como já conversamos no tópico anterior, a falta de confiança vai impactar diretamente no nível de conexão entre seus colaboradores e o quanto eles estão engajados com a empresa. Fique muito atento a este ponto!

Photo by Muhammad Raufan Yusup on Unsplash

3.0 Inconsistência comportamental

Você já deve ter percebido em seu time que certas pessoas se comportam de forma diferente, umas priorizam algum tipo de valor e outras deixam claro seu modo de trabalho seguindo outros fatores. Um time unido deve seguir o mesmo guia comportamental priorizando sempre a cultura da empresa, isso não só facilita a comunicação entre seus colaboradores mas também impulsiona a motivação do time permitindo que seus integrantes tenham maior autonomia sobre seu trabalho.

Fique atento a cada integrante do time e se eles possuem clareza sobre o que deve ou não ser feito em situações do dia a dia. Exemplo, devo ou não ser competitivo, devo ou não ser colaborativo, devo ou não priorizar algum tipo de atividade? Este tipo de dúvida pode aparecer quando não existe clareza sobre a cultura, ou quando sua liderança não está presente o suficiente para reforçá-la, causando problemas como conflitos entre os membros do time e até mesmo aumento do índice de turnover.

Conclusão

Reflita sobre como cada um destes gaps impacta o dia a dia da sua empresa principalmente quando nos referimos ao engajamento e performance do seu time. Tenha clareza sobre como estes problemas estão situados em sua operação e observe cada detalhes do dia a dia, desta forma você terá plena consciência sobre cada um dos gaps que apresentamos e estará apto a dar seu próximo passo em torno da máquina de talentos da sua empresa focando em aplicar técnicas para resolver este problema.

Agora que você está preparado, vamos dar o próximo passo para resolver este gap de uma vez por todas? No artigo “Cultura e Liderança, um modelo focado em engajamento e crescimento para times tech” apresentamos técnicas e dinâmicas para resolver cada um destes problemas!

Quer se aprofundar mais sobre como melhorar sua máquina de talentos e reduzir o turnover do seu time? No artigo "Um guia completo de boas práticas para reduzir turnover e aumentar o engajamento do seu time tech" discutimos diversos detalhes sobre o tema.

Entenda rapidamente de forma profunda os principais desafios que sua empresa precisa enfrentar para aumentar o engajamento e retenção geral de seus colaboradores, e tenha sugestões de ações certeiras para reduzir turnover em qualquer tipo de cenário apresentado. Tenha acesso antecipado ao nosso produto!

--

--

Mateus Paderes
WinByPeople

I am a technology enthusiast with extensive experience leading people and managing products, and projects using agile methodologies.