Tipos de inovação e como elas podem trazer valor para o seu negócio

Thuani Rodrigues
Woliver-digital
Published in
4 min readDec 18, 2020
Na foto está escrito "Inovação para valorizar o seu negócio" com um fundo de pintura abstrata

Entre as palavras utilizadas deste ano, inovação definitivamente é uma delas. Apesar de comum, muitas vezes é mal interpretada. Por exemplo, o termo Inovação deriva do latim innovare que significa incorporar, inserir o novo, a novidade mas essa definição acaba muitas vezes se confundindo com qualquer mudança, e é por isso que em abordagens mais atuais é dito que para inovar é preciso gerar valor e atender a uma necessidade real. Resumindo, não basta ser uma novidade: é preciso resolver problemas.

A inovação geralmente é incentivada para ganhar mais eficiência nos processos, reduzir os custos, entrar em um novo segmento de mercado ou para se adaptar à novas tendências. Existem duas principais formas de inovar: trazendo algo disruptivo ou realizando uma melhoria incremental em algo pré-existente.

Tipos de inovação

O termo inovação disruptiva foi consolidado por Clayton M. Christensen, professor de Administração na Harvard Business School e é utilizado quando surgem produtos ou serviços que desconstroem o hábitos e padrões que temos hoje. Um bom exemplo é a Netflix, que facilitou a forma como nos entretemos, e as plataformas de streaming de música como Deezer e Spotify que tornou mais acessível a forma como consumimos música. Para conseguir alcançá-la, é preciso revisar a entrega de valor que o seu produto/negócio entrega hoje. O pensamento inicial é sempre acreditar que “o que fazemos hoje é ultrapassado” e constantemente questionar como podemos falir o nosso negócio. O objetivo não é levar a sua empresa a falência, muito pelo contrário: é antecipar o que o mercado pode trazer de novo que poderia substituir o seu modelo atual e fazer você mesmo, ganhando esta fatia de mercado. Quem sabe o seu negócio vira o próximo “Netflix”?

As melhorias incrementais costumam ser uma visão a curto prazo para manter as empresas atualizadas e são mais comumente utilizadas pois são uma melhoria de algo que a empresa já oferece ou que já existe no mercado. Vemos melhorias incrementais o tempo todo no Gmail, por exemplo, onde o seu produto principal é um e-mail mas periodicamente inclui novas funcionalidades de calendário, documentos, fotos, vídeo chamadas e etc. O Instagram também se beneficia deste tipo de inovação, sendo a mais recente a de incluir uma área de compras dentro do aplicativo. O Gmail não inventou as vídeo chamadas e o Instagram não é pioneiro em compras online, mas ambos se beneficiaram destas inovações para potencializar os seus produtos.

Ok, entendi. Mas qual devo utilizar para o meu negócio?

Os dois! As melhorias incrementais servem para gerar valor a curto prazo e as disruptivas para antecipar o futuro. Se você quiser fazer o seu negócio durar por anos e estar preparado para as inovações, é bom ter esses 4 pilares sempre em monitoramento:

  1. Mapeie os processos

Você deve ter todos os seus processos mapeados para conseguir visualizar o que você tem hoje e criar estratégias a partir disto. Recentemente, fizemos um conteúdo sobre como criar a Jornada do Cliente para ajudar a identificar os pontos de melhoria e reforçar os seus pontos fortes da sua empresa.

2. Estude o seu público

Converse com o seu cliente e com os seus clientes em potencial: aqueles que possuem a dor que você resolve mas optam por não comprar com a sua empresa. O seu cliente vai te dar a percepção do que você tem hoje de bom e ruim e o porquê ele decidiu adquirir seu serviço, e os não-clientes vão informar exatamente porque estão deixando de comprar com você.

3. Analise o mercado e seus concorrentes

O que meus concorrentes estão fazendo? Não busque apenas pelos seus concorrentes diretos, mas aqueles que concorrem pelo segmento. Se você é uma imobiliária, os concorrentes são todos aqueles que intermediam e permitem que alguém encontre um lar como, por exemplo, os corretores autônomos. Por que uma parte dos seus clientes optam em alugar imóveis com corretores? O que as empresas de tecnologia do segmento estão lançando? Porque estão fazendo estas escolhas? Onde você está ficando para trás e no que você se destaca?

4. Pense em como inovar!

Entendendo o seu negócio, seus concorrentes e o seu mercado, use das inovações para pensar em como a sua empresa pode "falir". Defina e refine sempre a estratégia de como gerar valor com melhorias pontuais no curto prazo e com grandes inovações a longo prazo.

Inovações em alta para te inspirar:

🏠 Novo conceito de co-living: moradias compartilhadas por um preço fixo, com serviços. Startups brasileiras: Yuca/SP, Housi/SP, Divid/SC

🚚 Full Truck Alliance, a Uber dos caminhoneiros chinesa, vale 1,7 bilhões de dólares. Inovações similares no segmento: Truckpad e Loadsmart.

💊 Amazon lança farmácia digital e revoluciona a forma de adquirir remédios.

🛠️ Refera: Serviço sob demanda de manutenções e reformas.

Gostou desse conteúdo? 👏 aplauda se você gostou e 👉 siga a Woliver no Medium e LinkedIn para mais textos como este!

Você já conhece a Woliver?

Uma plataforma que permite que os clientes aluguem por imóveis de forma 100% digital, através de uma esteira digital de locação.

Agende uma demonstração: https://www.woliver.com.br/.

--

--