Governo lança app para mapear o coronavírus na Estônia

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
3 min readSep 27, 2020

--

O HOIA ajuda a descobrir rapidamente se o usuário teve contato próximo com uma pessoa que contraiu a Covid-19

Depois de alguns meses com a situação do coronavírus relativamente controlada, a Estônia voltou a apresentar alguns casos de Covid-19. Por isso, o Governo lançou no dia 20 de agosto o aplicativo HOIA, com objetivo de ajudar no mapeamento do vírus no país.

A ideia é ajudar a limitar a propagação do coronavírus e a descobrir rapidamente sobre um possível contato próximo com uma pessoa com Covid-19, permitindo que você tome medidas para proteger sua própria saúde e a saúde de outras pessoas.

Como funciona?

Imagem: Tere Tallinn

. Se um usuário do aplicativo ficar doente, ele marcará a si mesmo, ou seja, seu código, como infectado, e os telefones de outros usuários informarão sobre um possível contato próximo.

. Os telefones que usam o aplicativo registram os sinais Bluetooth de outros telefones próximos. Se o sinal for suficientemente próximo e longo o suficiente, um código anônimo referente a um contato próximo será armazenado em seu telefone.

. O aplicativo avisa se você esteve em contato próximo com uma pessoa infectada. Você também pode informar outras pessoas se ficar doente. Ao usar o aplicativo, você contribui de forma privada e segura para reduzir o número de pessoas infectadas.

. Se uma pessoa confirmar sua infecção com o aplicativo HOIA, os códigos anônimos em seu dispositivo serão carregados para um servidor central onde todos os usuários podem baixá-los.

. Não é possível identificar uma pessoa com base em um código anônimo. O telefone do usuário compara se o código anônimo da pessoa infectada corresponde a um código previamente armazenado em seu telefone. Nesse caso, o usuário é considerado um contato próximo e será notificado com instruções.

. Não será revelado ao usuário quem era a pessoa infectada com a qual ele estava em contato, ou qualquer outra informação que permitiria a identificação indireta da pessoa infectada.

Privacidade

O uso do aplicativo é privado e seguro. As notificações enviadas não informam quando, por quanto tempo e onde você entrou em contato com uma pessoa infectada; portanto, não é possível identificar quem foi a pessoa infectada.

O HOIA foi criado de modo cooperativo e voluntário, em uma força-tarefa entre o Ministério dos Assuntos Sociais, o Centro de Sistemas de Informação de Saúde e Bem Estar e 12 empresas estonianas.

Gustavo Stabelini, programador brasileiro, participou do desenvolvimento do app nos estágios iniciais e conversou com o pessoal do Tere Tallinn, que fez um post trazendo mais detalhes sobre o HOIA. Clique aqui para ler!

Quer saber como o aplicativo foi desenvolvido? Clique aqui.

--

--