Especialistas em TI poderão se mudar para a Estônia com a família

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
2 min readFeb 26, 2021

Mudança na lei vale para top profissionais contratados para trabalhar em TI ou no setor de startups do país

Foto: Juliane Liebermann

Provavelmente você já sabe que a Estônia é um dos países que mais contratam especialistas em TI na Europa — e que muitas empresas, inclusive, auxiliam na realocação. Só que muitos destes profissionais, ao desembarcar aqui, não podiam trazer seus familiares. Nesta semana, o Governo anunciou que vai alterar a lei para permitir que os familiares dos top profissionais de TI contratados para trabalhar na Estônia sejam realocados mais rapidamente.

De acordo com essa mudança, um funcionário de fora da União Europeia poderá ser acompanhado por seus familiares ao se mudar para a Estônia para trabalhar em TI ou no setor de startups. Isso se aplica mesmo para quem venha trabalhar com ou sem visto.

Pensando em se mudar para a Estônia? Confira nosso Relocation Guide

Na lei atual, o trabalhador precisava se mudar para a Estônia e receber uma autorização de residência temporária para trabalhar antes de convidar seus familiares para se juntar a ele. Com essa alteração, a família poderá entrar no país ao mesmo tempo que o especialista. É uma ótima notícia para muitos brasileiros que têm o desejo de morar na Estônia, mas não querem viver longe dos familiares.

O Governo disse que manter restrições aos membros da família não se justifica, já que trabalhar como especialista nesses dois setores é “valor agregado” para a Estônia e para a economia. A mudança entra em vigor em breve, após assinatura.

--

--