Yan Boechat

Jornalista
42 anos
Fone + WhatsApp: +55 11 9–8291–7348
Email: yanboechat@hotmail.com
Facebook: www.facebook.com/yboechat

Yan Boechat é jornalista profissional há quase 20 anos. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1998 e fez cursos livres de especialização na Universidade de Toronto e na Ryers0n University, ambas no Canadá.

Nas últimas duas décadas Yan Boechat trabalhou e colaborou com alguns dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil.

Iniciou sua carreira, ainda estudante, no jornal O Estado de Santa Catarina, em 1994, de onde se transferiu para a revista O Empreendedor, também de Santa Catarina, onde atuou como repórter e editor até ser selecionado para participar do Curso de Focas do jornal O Estado de S. Paulo, em 1998

Entre 1999 e 2001 foi repórter da finada e saudosa Gazeta Mercantil, de onde saiu para ser chefe da Assessoria de Imprensa da também insepulta Transbrasil.

Entre os anos de 2002 e 2003 Yan Boechat viajou por mais de 20 países na América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia.

De volta ao Brasil, foi repórter e editor na revista Foco Economia, uma tentativa — fracassada — de se replicar no país o modelo de jornalismo da The Economist.

Entre 2006 e 2009 Yan Boechat foi repórter do jornal Valor Econômico, primeiro, na editoria de Empresas e, depois, na editoria de Política, sob a coordenação da jornalista Maria Cristina Fernandes.

Do Valor Econômico Yan Boechat seguiu para a Revista Istoé, onde assumiu o cargo de Editor de Política entre 2009 e 2011, sob a coordenação do jornalista Delmo Moreira.

Nos dois anos seguintes Yan Boechat foi Repórter Especial de economia do Portal iG.

No fim de 2013 Yan Boechat retornou para a Revista Istoé para se tornar Editor Executivo do site da publicação, onde, em pouco menos de dois anos, fez crescer em mais de 200% a audiência do site, além de ampliar o número de seguidores no Facebook de 28 mil para mais de 2 milhões de fãs.

Ao longo desses anos, Yan Boechat tem colaborado com boa parte dos principais veículos de comunicação do país como repórter free lancer, entre eles O Estado de S. Paulo, Deutsch Welle, Revista Exame, Revista Época, Revista Marie Claire, Revista Istoé Dinheiro, Revista Status, Revista GQ, Revista Época Negócios, Jornal Valor Econômico, entre outros

Yan Boechat também tem larga experiência na cobertura de assuntos internacionais. Nos últimos anos cobriu temas de interesse mundial em países como Afeganistão, Ucrânia, República Democrática do Congo, Tunísia e Egito, Venezuela, Líbano, Angola, entre outros.

Yan Boechat recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos pela reportagem Uma Favela no Maior Porto da América Latina, além de ter sido finalista no Prêmio Citibank Journalistic Excellence Award com a reportagem Descoberta de reserva gigante cria corrida do gás em Minas Gerais.

Português é a língua nativa de Yan Boechat, mas ele também é fluente em Inglês e é capaz de compreender, falar e escrever em Espanhol. Arranha, quando desafiado, algumas frases pouco lisonjeiras em Alemão.

Yan Boechat é flamenguista e toda sua vida é dedicada a replicar, de alguma forma, os feitos do time comandado por Zico, Júnior e Adílio em 1981 e em ganhar, sozinho, na Mega Sena.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.