Mind Maps

Luiza Fattori
Zero e Umas
Published in
4 min readJul 10, 2020

--

Há muitas formas de organizarmos nosso pensamento quando estamos estudando alguma coisa ou tendo alguma ideia, nesse artigo, eu vou mostrar para você como você pode usar mapas mentais para você se organizar ou ter sua próxima ideia milionária.

Para começo de conversa, vamos entender o que é um mapa mental. De acordo com Ismar Souza, em seu livro “Como Criar Mapas Mentais Digitais: aprenda melhor, memorize conteúdo facilmente, resolva problemas e desenvolva sua criatividade utilizando mapas mentais”, mapas mentais são:

“[…] diagramas estruturados e simplificados de um determinado conceito ou ideia. São formas gráficas utilizadas para organizar, hierarquizar e apresentar informações de uma forma mais resumida e fácil para nosso cérebro processar e memorizar.

Souza, Ismar. Como Criar Mapas Mentais Digitais: Aprenda Melhor, Memorize Conteúdos Facilmente, Resolva Problemas e Desenvolva sua Criatividade Utilizando Mapas Mentais (p. 6). Edição do Kindle. “

Mapas mentais são uma ótima forma de você conseguir entender o caminho que quer tomar, para fazer ligações entre temas e também para o processo de ideação com os chamados Brainstorms, que você pode clicar aqui para ver o nosso Medium sobre isso também.

Origem

De acordo com Souza, o mapa mental como conhecemos hoje foi desenvolvido por Tony Buzan, porém o a história do mapa mental começou com Evelyn Wood, na década de 1950 com a criação do método de Leitura Dinâmica, que usava esqueletos de mapas para ilustrar o pensamento radial. Porém, o pensamento não linear foi inspirado em Leonardo Da Vinci que por volta de 1500 anotava suas invenções ao redor de suas ilustrações.
Contudo, Buzan estudou como nosso cérebro aprende e guarda informações e, assim, desenvolveu o método organizado do mapa mental.

Como ler e fazer um mapa mental

O mapa mental começa com a ideia central no meio da página e as ramificações que estão em volta dessa ideia principal são as ideias que estão ligadas a ela em primeiro nível, ou seja que estão ligada a ela diretamente, e as ramificações que saem dessas de primeiro nível são ligadas a elas de forma secundária, e assim por diante.
Eu fiz um esquema geral para exemplificar de forma mais visual como que tudo isso funciona:

Dessa forma nós conseguimos ver visualmente a ordem de hierarquia das informações e a importância de cada uma delas.
O Ismar Souza fala que essa forma bem estruturada tem algumas regras para facilitar a leitura e a execução desses mapas, que são bem úteis para você se organizar, mas eu vou colocá-los mais como uma sugestão do que como regra e listá-las rapidamente:

1. Tem que partir de uma ideia maior
2. Aprofunde o assunto utilizando níveis
3. Use imagens
4. Use cores (ajuda muito)
5. Utilize palavras-chave

Essa técnica que ele mostra é realmente eficiente para os estudos, mas como que eu posso adaptá-la para o meu Brainstorm?
A técnica que eu recomendo é principalmente para listar as ideias mais macros que você gostaria de trabalhar e as vertentes possíveis. Em um primeiro momento você lista tudo o que vier à cabeça para ter o máximo de ideias maiores possíveis.

Depois de olhar tudo o que foi colocado, você começa a fazer ramificações para decidir qual problema você deve atacar. Nessa fase, você vai perceber que as ideias mais específicas em cada tema podem se ligar entre si e talvez delas sairem outras ideias e assim por diante. Para destacar o que eu mais gostei e que tem relações com mais temas, eu vou colorido com cores diferentes.

Plataformas

Mapas mentais podem ser feitos à mão, como eu fiz, e podem ser tanto digitais quanto no papel, mas já que vivemos na era digital, nada mais justo do que indicar programas que você pode usar para fazer seus mapas mentais.

1. GoConqr
Ele é completamente gratuito e muito fácil de usar. O mais legal é que é uma plataforma na qual você pode compartilhar seus mapas mentais e ver o de outras pessoas. É bem interessante para compartilhar conhecimento.

2. Miro
Essa plataforma é colaborativa, ótima para ter ideias com seus colegas de trabalho ou para estudar junto algum tema específico. A plataforma é gratuita e permite que você coloque vários tipos de informação, inclusive imagens.

3. Edraw MindMap
É um aplicativo que tem tanto para mobile quanto para desktop. É gratuito e é compatível com o iPad; também permite colocar informações visuais, ícones e tem a disposição de várias cores para facilitar a sua visualização.

O mais interessante dos Mind Maps é que você pode adaptá-los para a sua necessidade, por mais que tenha um método descrito, é algo que você pode mudar até achar algo que funcione para você, que impulsione seus estudos e te ajude a chegar mais perto da sua ideia de 1 milhão.

--

--

Luiza Fattori
Zero e Umas

Escritora do 0&Umas https://medium.com/zeroeumas. Aspirante a escritora e Phd em curiosidade. Estudante de Psicologia e de tudo que há de bom.