Aprendendo sobre algoritmos

Tipos de dados

Mais um passo para programação

Tamara Erlij
Published in
4 min readAug 12, 2020

--

Para falarmos sobre os tipos de dados, antes temos que relembrar o conceito de variáveis 😊.

Resumidamente, uma variável possui três atributos: um nome, um tipo de dado e a informação por ela guardada.
Nome: possui o objetivo de diferenciar a variável das demais
Tipo de dado: define o grupo de informação que ela é capaz de guardar.
Informação: objeto que pode ser modificado durante o decorrer do programa.
Se tiver interesse em ler com mais detalhes sobre constantes e variáveis, é só clicar aqui!

Assim, os tipos de dados funcionam para classificar determinados tipos de informações, ou seja, é uma categorização de dados de diferentes tipos. Eles são fundamentais para qualquer linguagem de programação porque eles facilitam o processo de manter as informações, uma vez que diferentes tipos de dados têm diferentes tamanhos de memória.

Armazenamento

Vimos que podemos usar variáveis ​​para armazenar diferentes tipos de dados. Cada tipo de dado necessita de uma certa quantidade de memória para armazenar as informações que são representadas por eles. Aliás, a memória é o conjunto ordenado de células e que cada uma dessa célula de memória é conhecida como Byte. Byte, por sua vez, é um agrupamento de 8 bits numerados em ordem decrescente de 7 a 0. Cada bit armazena uma informação binária, 0 ou 1. Acontece que, para cada tipo de dado, a quantidade de Bytes requisitada varia.

E quais tipos de dados existem?

Dados numéricos:
- Inteiros:
são aqueles que não possuem componentes decimais/fracionários, podendo ser números positivos ou negativos.
Nomenclatura: Na linguagem Swift, por exemplo, esse tipo de dado é chamado de Int. Já na linguagem Java, o Int é um tipo primitivo e o Integer é uma classe. Desse modo, também temos que levar em consideração as especificidades da linguagem que estamos utilizando quando falamos sobre tipos de dados.
Exemplos: -1, 0, 1, 2, 3, etc.

- Reais: podem possuir componentes decimais ou fracionários e também podem ser positivos ou negativos. Temos o ponto flutuante e o fixo, tal que são dois tipos diferentes, mas ambos possuem um número com um ponto decimal, com a diferença de que o segundo — usualmente chamado de Double — é mais preciso. Assim, na hora de optar por um ou pelo outro, devemos pensar especificamente para o nosso caso, levando-se em consideração se é necessário menor ou maior precisão.
Exemplos: 0.32, 1.2, 10.23, etc.

Dados literais:
São constituídos por uma seqüência de caracteres que possuem letras, dígitos e/ou até mesmo emojis! Esse tipo de dado é muito conhecido pelo nome "String". Normalmente, a delimitação ocorre por meio do uso de aspas.
Exemplos: "Oi, tudo bem?", "Eu tenho 19 anos…", "🤡🤡🤡", etc.

Dados lógicos (booleanos):
Usados para representar dois únicos valores lógicos possíveis: verdadeiro e falso. É comum também representar outros tipos de dualidade, como o sim e não, 1 e 0. Eles são a base para a tomada de decisões.
Nomenclatura: Bool (Booleans) são nomeados em homenagem ao criador George Boole. Os booleanos ocupam 1 byte.
Exemplo: let enabled: Bool = true (no caso de Swift).

Inclusive, os tipo de dados ajudam a evitarmos erros, principalmente quando realizamos operações. Imagine as seguintes situações de operação:
a) 2 (inteiro) x 10 (inteiro) = 20. O programa resolve sem problemas algum! 😄.
b) 2,5 (float) x 10 (inteiro) = normalmente qualquer linguagem de programação já consegue realizar a operação tranquilamente, resultando em 25. Porém, daqui a pouco você verá que nem sempre é assim que funciona 🤭.
c) 2,5 (float) x algum nome (string) = pensando no mundo real, não é tão lógico realizar essa operação, consequentemente o comum é dar erro 😟. Ainda assim, ter ou não erro depende muito da linguagem de programação em que você está trabalhando.

Mas por que tem essa diferença?
Acontece que não são todas as linguagens de programação que necessariamente requerem que uma variável seja usada apenas de maneiras que respeitem seu tipo de dados. Isto é, para sabermos se uma linguagem de programação vai aceitar ou não tal código, vai depender se é uma linguagem considerada muito "tipada" ou não.

Linguagem fortemente tipada

Cada variável possui um tipo bem definido e que precisa ser informado na hora de fazer a sua declaração. Neste caso, caso ocorresse a situação c), que foi apresentada anteriormente, teríamos como resposta um erro. Isto porque não podemos misturar diferentes tipos de dados em uma linguagem fortemente tipada.

Utilizando a linguagem Swift, que é uma linguagem fortemente tipada, uma forma de declararmos as variáveis com os seus tipos de dados é assim:
var nome: String = “Stella”
var idade: Int = 3
var estudante: Bool = true

Aliás, o Swift é uma linguagem que não permite multiplicar um Int com um Float. Ou seja, caso a situação b) ocorrer, aparecerá uma mensagem de erro para você.

Linguagem fracamente tipada

Aqui não necessariamente precisamos definir o tipo das variáveis ao declará-las. Assim, uma mesma variável pode receber valores diferentes porque esse tipo de dado pode ser alterado a qualquer momento, podendo variar em forma de texto, números, booleanos, etc. Dessa forma, caso ocorresse a situação b) ou mesmo c), provavelmente não teríamos erros. Um exemplo de linguagem é o Javascript.

Muito obrigada!

Obrigado por ler esse artigo! Deixe um comentário abaixo se tiver alguma dúvida. Não esqueça de nos seguir aqui no Medium e nossa Newsletter, para dicas, aulas e notícias sobre tecnologia, feito por mulheres para mulheres. Nos siga também no Instagram, para se conectar mais ainda com o Coletivo Zero e Umas!

A Tamara Erlij é uma das mulheres que formam o Coletivo Zero e Umas! Ela tem com o objetivo capacitar e trazer garotas para a programação. Estuda Administração por possuir um instinto empreendedora e caiu nesse mundo da programação para agregar conhecimento à sua área e também pelo campo crescente que é a tecnologia. Ama ouvir suas músicas favoritas, praticar esportes, fotografar e viajar muito!

Você consegue se conectar com ela nos seguindo através do Instagram ou através do Medium dela!

--

--