Guia Completo dos Mais de 100 Easter Eggs do Filme do Deadpool

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha
Published in
21 min readMar 27, 2016

Coelinho da Páscoa, que trazes pra mim? Acho que todos que assistiram ao grande sucesso que foi o filme do Deadpool ficaram intrigados com algumas piadas e referências. De fato, o longa é provavelmente o recordista na arte dos “Easter Eggs”, tendo dezenas inclusive nos seus créditos. Por esse motivo, nessa Páscoa, trazemos para vocês um inventário de tudo que achamos nesse filme sensacional.

1. Australia Day

Irreverente como sempre, as primeiras referências do filme surgiram antes mesmo de sua estreia. Em um trailer especial para o Dia da Austrália, o mercenário tagarela cita Hugh Jackman o ator australiano conhecido pelo seu trabalho como Wolverine. Nesse contexto, ele aproveita pra citar sua terrível aparição no filme da origem do carcaju.

2. Com Grandes Poderes Vêm Grandes Irresponsabilidades

No trailer não censurado, temos a apresentação clássica de um filme de ação com cenas explosivas cortadas por frases de efeito. Entretanto, em Deadpool essas frases podem ser uma grande ironia a outra frase mais famosa. No final podemos ver uma menção a famosa frase do Tio Ben para Peter Parker “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

3. Jogos Vorazes

Ainda antes do filme, o ator Ryan Reynolds colocou esse poster em seu Twitter pessoal. Mesmo sem a comparação lado a lado, fica claro a paródia a grande série de filmes Jogos Vorazes com Deadpool no lugar da Katniss.

4. Esquadrão Suicida

Em outro poster, a Fox colocou uma imagem do Deadpool em um estilo um tanto similar com os pôsteres individuais dos anti-heróis do Esquadrão Suicida. Obviamente, as cores e os traços foram mudados para não gerar problemas com a empresa rival.

5. 12 Dias de Natal

Tradicionalmente nos Estados Unidos, corais tomam conta do país durante o Natal. Uma das músicas mais famosas é conhecida por “12 Days of Christmas”. Nesse espírito, foi lançada uma propaganda na qual seria liberado algum conteúdo do filme em cada um desses doze dias.

6. Esqueceram de Mim

No terceiro dia do Natal, foi disponibilizada uma foto dos planos do mercenário. Nela podemos ver um esquema extremamente similar ao feito por Chris no filme Esqueceram de Mim.

7–17. Paródia a Todos os Filmes de Heróis

Some Douchebag’s Film

God’s Perfect Idiot (Ryan Reynolds — Deadpool)

A Hot Chick (Morena Baccarin — Vanessa)

A British Villain (Ed Skrien — Ajax)

Comic Relief (T.J. Miller — Weasel)

A Moody Teen (Brianna Hildebrand — Negasonic Teenage Warhead)

An Entirely CGI Character (Stefan Kapičić — Colossus)

A Gratuitous Cameo (Stan Lee)

Produced By Asshats (Lauren Shuler Donner, Simon Kinberg, Ryan Reynolds)

Written By The Real Heroes (Paul Wernick, Rhett Reese)

Directed by Some Overpaid Tool (Tim Miller)

Logo em sua abertura, a Fox apresenta o elenco e sua equipe de modo pecualiar, ironizando as fórmulas de mocinho e vilão. Sobrou até pro Stan Lee!

18. Rob Liefeld

Na sequência de abertura, é possível visualizar um copo do Starbucks com o nome “Rob L.”. Isso é claramente uma referência ao desenhista Rob Liefeld co-criador do vermelhão.

19. Fabian Nicieza

Em outra cena, o filme completa sua homenagem aos criadores do Deadpool, colocando o nome de Fabian Nicieza nas placas de trânsito.

20. Tim Miller

Ainda no ramo de homenagens, podemos ver outra placa de trânsito, agora com o nome de Tim Miller, diretor do filme e amigo dos criadores do Deadpool.

21. Cartão do Lanterna Verde

Na primeira de muitas referências ao outro trabalho de Ryan Reynolds no mundo de super-heróis, podemos observar um cartão com uma foto similar ao Lanterna Verde que voa do bolso de um dos capangas que apanha no início do filme.

22. Homem Mais Sexy do Mundo

Ainda na cena inicial, outra referência ao passado do ator pode ser vista. Quando o carro está capotando, uma revista da People Magazine de quando Ryan Reynolds foi eleito o homem mais sexy do mundo pode ser vista.

23. Protetor Labial da Hello Kitty

Essa provavelmente todos notaram, um protetor labial da Hello Kitty fica visível enquanto o carro gira no ar. Talvez uma simples referência ao ícone infantil? Nem tanto. Surpreendentemente, Deadpool é fã da gatinha, sendo a única conta que ele segue em seu Twitter oficial.

24. Hora de Aventura

Como comentamos em nosso outro post, a comunidade de fãs de Hora de Aventura é conhecida por seus extensos “mash ups” com outros ícones populares. Obviamente, Deadpool não fica de fora dessa. Homenageando essa incrível junção, podemos ver o mercenário conferindo as horas em seu relógio do desenho animado. Mais legal é que o relógio é de verdade e pode ser comprado!

25. Shoop — Salt-N-Pepa

Aparecendo na trilha sonora do filme e de alguns trailers, temos a música Shoop da banda Salt-N-Pepa. A referência curiosa é que a canção foi lançada no mesmo ano que Deadpool ganhou sua própria minissérie.

26. “Pullverine”

Talvez a referência mais direta do filme, o mercenário tagarela afirma que só ganhou seu filme solo por ter feito uma espécie de “teste do sofá” com alguém muito importante cujo nome rima com “Pullverine”. Claro que sabemos de que outro herói da Marvel ele está se referindo…

27. Imagens “Vazadas”

Antes de ter sido anunciado, imagens do filme do Deadpool teriam vazado na internet. Tudo não passava de um trabalho feito pelos fãs que acabou impulsionando a criação do longa. Entretanto, em homenagem a essas imagens, as cenas iniciais são quase uma cópia da obra dos fãs.

28. Nananananananana, Batman!

Durante a cena de luta do carro, a cabeça do vermelhão é batida repetidamente contra o painel. Nessa confusão, o rádio acaba mudando de estação algumas vezes. Em uma delas, podemos ouvir o tema de abertura do seriado original de TV do Batman.

29–31. Coordenadores de Efeitos Especiais

Mais uma homenagem é feita em placas de trânsito. Nessa cena, podemos ver os nomes da direção de efeitos especiais do filme, composta por Patrick Thomas O’Rourke, Tamar Shaham e Scott Aaron Silver.

32. Peter Parker

Sim, quase toda placa do filme é referência a alguém. Entretanto, essa leva o sobrenome de outro herói muitas vezes parceiro do Dead, o Homem-Aranha.

33. “12 Bullets Of Christmas”

Voltando ao tema natalino, vemos o mercenário tagarela afirmando que tem apenas 12 balas para matar todos os capangas em uma determinada cena. Claramente uma referência aos 12 dias de Natal como na propaganda antes do lançamento do filme.

34. Escola Xavier

A mansão dos X-Men aparece em diversos momentos do filme, inclusive podemos ter uma visão de toda sua grandeza.

35. X-Men — Apocalypse

Em um diálogo, Negasonic Teenage Warhead comenta com Colossus que a mansão é explodida toda semana. Para os fãs de quadrinhos isso é uma grande piada ao fato de que em toda grande batalha os X-Men acabam tendo sua mansão destruída. Além disso, podemos ver esse fato recorrente no último trailer de X-Men — Apocalypse.

36. Blackbird

Além da mansão, podemos ver o famoso veículo dos mutantes, o jato Blackbird.

37. Mario Lopez

Em um de seus momentos românticos com Vanessa, podemos ver Wade lendo um livro de Mario Lopez. O apresentador foi essencial em uma entrevista que marcou o marketing do filme.

38. Irmã Margaret

Além de ser uma referência direta ao nome do bar de Weasel nos quadrinhos, Irmã Margaret também é o nome de uma mutante do futuro em 2099.

39. Aparição de Rob Liefeld

Mais uma vez, Rob Liefeld é mencionado durante o filme. Dessa vez ele aparece pessoalmente como um dos frequentadores do bar dos mercenários.

40. Episódio da Pizza

A cena em que o Dead invade a casa de alguém para ir atrás do entregador de pizza é tirada direto das páginas de Deadpool #10.

41. Famous Kevin

Na mesma cena anterior, é possível ver o nome Famous Feige na caixa de pizza, uma referência ao produtor cinematográfico do universo Marvel Kevin Feige.

42. Robocop

Quando Colossus prende Deadpool, o mercenário brinca dizendo “Vivo ou morto, você vem comigo”, reproduzindo o famoso bordão do filme Robocop.

43. A Múmia

Entre outras citações de filmes, Wade diz pra Vanessa ao se conhecerem que ela deve estar se perguntando “O que um lugar como aquele está fazendo com uma garota como ele?”. Essa mesma frase é dita por Evelyn no filme A Múmia, quando já tinha bebido um pouco além da conta…

44. “Dead Pool”

De modo similar ao filme, o mercenário também ganhou seu nome por uma aposta nos quadrinhos, mas nesse caso a “Dead Pool” foi feita entre Wade e os cientistas do projeto Arma X.

45. Digam O Que Quiserem

Quando Wade descobre que está com câncer, ele diz para Vanessa que vai voltar em outra vida com um Boombox para tocar na janela dela. Isso é uma referência a famosa cena estrelada por John Cusak no filme “Digam O Que Quiserem”. A diferença é que Wade diz que a música tem que ser Careless Whisper do Wham!.

46. Senhor dos Anéis

Quando somos apresentados a aposta feita no bar de Weasel, Wade coloca dois mercenários pra brigar. O nome de um deles é Bucky, O Gandalf Gordo, claramente uma referência ao grande mago cinzento de Senhor dos Anéis. Além disso, o mercenário provavelmente é Bullet dos quadrinhos, um ex-vilão e membro da X-Force.

47–48. Voltron: O Defensor Do Universo

Em seu primeiro encontro com Vanessa, Wade com um anel de Voltron com os tiquetes ganhos no fliperama. Além disso, ele volta a citar o famoso robô quando faz uma metáfora de sua união com Colossus e Negasonic Teenage Warhead.

49. Star Wars — O Império Contra-Ataca

Em determinada cena, Wade e Vanessa discutem sobre o nome original de Star Wars — O Império Contra-Ataca pela confusão gerada por George Lucas ao incluir o número do episódio somente depois. Nessa conversa, ainda citam a famosa cena em que Yoda é carregado nas costas de Luke.

50. Shar Pei Radioactiva

Outro “Easter Egg” está na cena em que Deadpool se refere a sua aparência como se tivesse sido picado por uma Shar Pei radioativa. Além de ser uma leve piada com o Homem-Aranha, essa fala está nos quadrinhos, sendo uma divertida referência a ele mesmo como ator.

51. Brinquedo do Deadpool de Wolverine: Origens

Uma das inúmeras menções ao fracasso do personagem no filme do carcaju. Em um flashback, podemos ver uma miniatura da versão do mercenário no antigo filme do Wolverine.

56. Agente Smith

Ao ser recrutado para o experimento que o transforma em Deadpool, Wade brinca com a cara suspeita do agente que o recruta, dando-lhe o apelido de Agente Smith como o do famoso filme Matrix.

57. Busca Implacável

Em certo momento, Wade tem um pesadelo de que ele era o Liam Neeson em um de seus filmes que algum familiar é raptado, fazendo piada com como o personagem seria um pai ruim.

58. Uniforme do Colossus

Apesar do visual de Colossus ser diferente do último filme dos X-Men, entretanto esse uniforme é muito similar ao usado em X-Men: O Confronto Final.

59. Heaven’s Gate

Deadpool compara os X-Men a Heven’s Gate, ele está se referindo ao culto religioso de Michael Cimino que acredita que a Terra está fadada a destruição iminente. Além disso, isso pode ser uma menção ao possível apocalipse mutante do próximo filme.

60. Kitty Pryde

Quando deadpool quebra sua mão socando a genitália metálica de Colossus, ele diz que sente pena da esposa dele. Uma referência direta a Kitty que termina em um romance com o personagem no último filme dos X-Men.

61. McAvoy ou Stewart?

Após apanhar de Colossus, Deadpool faz menção a confusão entre quem é o professor Xavier pelas diferentes linhas temporais existentes nos filmes da série. Ele pergunta se Colossus se refere a James McAvoy ou Patrick Stwewart.

62. 127 Horas

Ao cortar sua própria mão para fugir, Deadpool ainda faz menção direta de um filme que ocorre isso, dando um grande “spoiler” para os que ainda não assistiram 127 Horas.

63. Uniforme do Lanterna Verde

Quando está sendo experimentado, Wade pede que só não ponham ele em uma roupa verde ou animada. Claramente ele se refere ao terrível uniforme do Lanterna Verde no fracasso de Ryan Reynolds.

64. Medula

No interior do laboratório, podemos ver outras pessoas que estão sendo torturadas para ganharem poderes. Em certa cena podemos ver uma mulher com espinhos nas costas, possivelmente Medula que luta ao lado de Deadpool em X-Force.

65–66. Hulk e Ciclope

Ao tentar acertar o nome verdadeiro de Ajax, suas primeiras tentativas são Scott e Bruce. Não são nomes aleatórios, mas sim os alter egos de Hulk, Bruce Banner, e Ciclope, Scott Summers.

67–68. Mercenário Calado

Novamente, o filme faz menção à memorável versão do personagem em Wolverine: Origens. Em uma cena, Ajax ameaça costurar a boca de Wade para que ele pare com as piadas inconvenientes. Mais tarde, promete manter segredo utilizando a frase “Meus lábios estão selados”.

69. Rancho Neverland

Em determinado momento, Deadpool compara a escola de mutantes com a mansão Neverland. Dizendo ter um dono estranho e um bando de chorões, o mercenário faz uma sórdida referência ao suposto escândalo de pedofilia protagonizado por Michael Jackson.

70. Mulher Nota 1000

Depois de alguns encontros com Vanessa, Wade diz pra ela que ela parece ter sido criada como um computador. Isso pode ser uma referência ao filme Mulher nota 100 (1985), no qual dois adolescentes nerds acidentalmente criam a “mulher perfeita”.

71–72. Demolidor e Capitão América

Quando estava decidindo seu nome de super-herói, Wade sugere ser chamado de “Scaredevil” ou “Captain Deadpool”, ambos menções a outros heróis da Marvel, Demolidor e Capitão América.

73. Material da Franquia

Ainda no momento em que Wade decide tomar o nome Deadpool, seu amigo Weasel comenta que isso é um bom material para o título de uma franquia. Com toda certeza a mais sutil quebra da quarta parede no filme.

74. Troca de Papéis

Como sabemos, o enredo do filme se baseia na vingança de Wade contra os envolvidos no projeto Arma X, principalmente contra seu torturador Ajax. Entretanto, nos quadrinhos, Ajax é quem busca vingança, chegando a combater o Deadpool.

75. Rap do Deadpool

Em seu lançamento, o jogo do Deadpool fez tanto sucesso que os rappers da TEAMHEADKICK fizeram uma música inteira em homenagem ao mercenário tagarela. Exatamente essa música que aparece durante o longa do vermelhão.

76. Storm Shadow

Apesar de aparecer momentaneamente, em sua primeira luta Deadpool usa um traje branco e preto. Além de fazer menção a sua frase inicial que o vermelho impede que os vilões o vejam sangrar, seu uniforme com suas espadas parece curiosamente com o estilo do ninja Storm Shadow de G.I. Joe.

77. Robin Gay

Ao apresentar Al, Deadpool se refere a ela como sua Robin, só que velha, cega e apaixonada por ele. Nesse último comentário, ele confirma como se afirmasse que Robin tem a mesma paixão por seu tutor.

78. Blade 2

Pra quem não sabe, Ryan Reynolds participou do filme Blade: Trinity. Por esse motivo, quando Ajax e Pó de Anjo ameaçam Weasel, ele diz que eles parecem os fãs góticos da série Blade que costumam assistir as sessões de cinema na madrugada vestidos de preto.

79. Stan Lee

Não pode haver um filme da Marvel sem uma aparição do célebre Stan Lee. Dessa vez, o amado velhinho aparece como funcionário em uma boate de strip tease. Entretanto, essa é a primeira vez que ele aparece em um filme que não tem nenhuma relação com a origem do personagem. Isso pode ser explicado com sua relação com stripers, ao ter criado a série de TV Striperella (2003).

80. “Go Get Her Tiger”

Quando Wade decide ir atrás de Vanessa em seu estado atual, seu amigo Weasel o encoraja dizendo “Go get her Tiger!”. Para os fãs do amigão da vizinhança, essa é uma clara referência ao bordão de Mary Jane para Peter Parker.

81–83. Miniaturas do Deadpool

Na cena em que vemos a casa em que Wade divide com Al, podemos ver algumas miniaturas do próprio Deadpool. Narcisista?

84. Calendários do Advento

Ainda na casa de Al, podemos ver alguns calendários pendurados na parede. Esses seriam referentes ao período do advento, época antes do Natal, fazendo mais uma referência à parte do ano em que o mercenário decidiu matar uma pessoa em cada dia.

85. Stevie Wonder

Essa foi bastante óbvia, quando Al, Weasel e Wade estão separando as armas para a batalha final. Weasel chama Al de Stevie Wonder quando ela aponta uma arma para ele, dado ao fato dela ser negra e cega.

86. Todo Mundo em Pânico 2

Quando Wade perde seu braço e esse ainda está se regenerando, Al percebe o tamanho da “maozinha” de seu companheiro em seu rosto. Uma referência ao mordomo estranho do filme Todo Mudno em Pânico 2.

87. A Hora do Pesadelo

Mais uma referência cinematográfica. Quando Weasel vê o rosto de Wade pela primeira vez ele o compara com Freddy Krueger, o famoso assassino de A Hora do Pesadelo.

88. Homem Mais Sexy do Mundo 2

Em outro momento, podemos ver mais uma edição da People Magazine. Dessa vez, na capa temos a vez em que Hugh Jackman foi eleito o homem mais sexy do mundo, aumentando a amistosa disputa entre os dois heróis/atores.

89. Alien 3

Depois do fracasso de Alien 3, era esperado que a Fox deixasse o filme quieto. Entretanto, Deadpool compara a aparência de Negasonic Teenage Warhead ao de Ripley do filme Alien, estrelado por Sinead O’Connor. Curiosamente, o visual dela foi alterado para ficar propositalmente parecido com a de Ripley.

90. Limite de Orçamento

Por ser um filme solo de Deadpool e ter um classificação etária elevada, o filme não teve um orçamento muito alto. Aproveitando isso, o mercenário brinca que é por esse motivo que a mansão Xavier parece estar sempre vazia sem sinal de outros mutantes.

91. Ajax’s Base Is A Helicarrier

Na batalha final, Deadpool encontra Ajax e seus capangas em um porta-aviões abandonado. Poderia ser uma menção a um dos Helicarriers da S.H.I.E.L.D. destruídos durante os filmes e séries anteriores?

92. X Gon’ Give It To Ya

Definitivamente a trilha sonora mais apropriada para a ocasião. Quando o trio entra em cena para lutar contra Ajax, podemos ouvir a música X Gon’ Give It To Ya do DMX. Obviamente uma referência aos X-Men ou a X-Force.

93. Cobra

Ao se referir ao hábito de Pó de Anjo ter sempre um palito na boca, Deadpool comenta que ela lembra o Stallone. Isso é verdade por seu personagem no famoso filme Cobra (1986).

94. Logo do Mr Pool

Talvez o adorável taxista Dopinder seja um dos personagens mais divertidos do cinema. Além de ser tão apaixonado por Deadpool como seus fãs da vida real, Dopinder nomeia o mercenário de Mr. Pool em seu celular e coloca o símbolo do vermelhão como sua imagem de perfil.

95–96. Chimichanga

Provavelmente o mais famoso hábito do mercenário tagarela, é o seu amor por chimichangas. Isso se dá ao fato da palavra soar incrível em sua boca, segundo ele. Nesse contexto, além de aparecer em um de seus trailers, Deadpool diz que é hora de fazer chimichangas referindo a porradaria de sua última batalha.

97. Aterrissagem de Super-Herói

Um dos grandes clichês dos filmes de super herói, a aterrissagem de super-herói é usada por diversos personagens como Thor, Homem de Ferro e Super-Homem. Nessa cena, Deadpool fica extremamente animado por ver Pó de Anjo saltando para realizar essa manobra incrível.

98. Novos Mutantes

Em sua grande batalha, Negasonic Teenage Warhead usa um uniforme preto e amarelo inspirado no dos Novos Mutantes, uma equipe de adolescentes afiliados aos X-Men.

99. Bob, Agente da HYDRA

Na última cena de luta, Deadpool reconhece um dos capangas pelo nome de Bob. Nos quadrinhos, Bob, o agente da HYDRA, é um personagem recorrente que tem uma história complicada de parceria e rivalidade com o vermelhão.

100. Karate Kid

Voltando a luta de Deapool e Colossus, após quebrar os braços, o mercenário tagarela fica em um pé só e diz “Já ouviu aquela do cara de uma perna só num grande campeonato?”, imitando a pose de Daniel San.

101. Momentos de Heroísmo

Quando Colossus faz seu discurso de que para ser um herói temos que fazer a escolha certa em um dos 4 a 5 oportunidades que nos é dada, ele pode estar se referindo a carreira de Ryan Renolds. No mundo de heroísmo, o filme pode ser considerado o quarto ou quinto momento do ator dependendo se contarmos a sua atuação anterior como Deadpool. Os outros momentos seriam sua participação em Blade: Trinity, Lanterna Verde e RIPD.

102. Futuro do Mercenário nos X-Men

Em alguns momentos, fica clara a intenção da entrada de Deadpool nos X-Men por parte de Colossus. Isso é uma clara referência a sua participação na equipe dos quadrinhos, possivelmente indicando seu futuro cinematográfico.

103. Fera

Antes de Colossus e Negasonic partirem, Deadpool dá sua última alfinetada nos X-Men, pedindo que mandem o Fera parar de cagar no seu gramado.

104. Amigão da Vizinhança

Na última cena do filme, quando Wade se reune com Vanessa, Deadpool se chama de amigão da vizinhança. Além de ser uma grande ironia pela destruição causada, esse título é conhecidamente dado para outro vermelhão, o Homem-Aranha.

105. Titanic

Ainda na cena da destruição do porta-aviões, Wade pega Vanessa dizendo “I got you!” de maneira similar ao que Jack diz quando o Titanic afunda.

106–111. Desenho Animado nos Créditos

Durante a apresentação dos créditos finais, temos um fofo Deadpool animado que nos deixa com algumas piadas e “Easter Eggs”:

  • Deadpool tocando saxofone, imitando a música de fundo
  • Um Deadpool-Aranha aparece com sua teia rapidamente
  • Deadpool quebrando a quarta parede, ao dançar com a música de fundo e pegar um isqueiro com a intenção de que a plateia o acompanhe
  • No final dos créditos, Deadpool ficando cada vez mais excitado com a aparição dos nomes de Ryan Reynolds, Morena Baccarin e Ed Skrein
  • Um trocadilho um tanto sexual, quando Deadpool monta um unicórnio que põe seu chifre exatamente no nome de Gina Carano e solta uma “explosão de arco-íris” depois
  • O próprio estilo dos desenhos nos remete a Skottie Young, conhecido por seus traços na Marvel

112. Cortina Teatral

Apesar de termos tido diversas quebras da quarta parede durante o filme, o final não deixa de nos surpreender. Com o fim do filme, temos uma cortina de teatro fechando a tela, indicando a consciência de Deadpool que tudo era um filme.

113. Agradecimentos

Como se não bastassem as homenagens anteriores, nos créditos temos um agradecimento especial (com língua) aos criadores do personagem.

114–115. Cena Pós-Créditos

Homenageando uma das primeiras cenas pós-créditos da história, Deadpool sai de roupão dizendo que já acabou e não tem motivos para estarmos ali, imitando Ferris Bueler em Curtindo a Vida Adoidado. Além disso, ele ironiza o fato de filmes de super-herói da Marvel darem expectativa de sua sequência nas cenas pós-créditos, como a famosa cena de Nick Fury em Homem de Ferro.

116–119. Segunda Cena Pós-Créditos

Apesar da brincadeira na cena anterior, Deadpool volta para anunciar um segundo filme e que esse teria a participação de seu parceiro de longa data, Cable. Ainda nesse contexto, ele faz menções a atores famosos, dize que Cable poderia ser interpretado por Mel Gibson, Dolph Lungren, ou inclusive a versátil Keira Knightley.

--

--

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha

Amante de livros, quadrinhos, séries e filmes. Jogador em tempo integral. Escritor amador. Médico nas horas vagas.