Legião Urbana — V (1991)

O álbum preferido de Renato Russo.

0220 Books
0220 Books
6 min readNov 16, 2020

--

Se o As Quatro Estações era sobre o ciclo das estações, o V sinalizava um inverno na vida de Renato Russo.

Muita coisa aconteceu após o As Quatro Estações. Se depois do lançamento Renato teve coragem de falar abertamente sobre sua orientação sexual, foi também após o quarto álbum que ele acabou descobrindo ser portador do vírus HIV.

A turnê do As Quatro Estações foi, sem dúvida, a mais agitada e bem sucedida da banda. Foi durante essa turnê que a banda fez sua apresentação mais aclamada, no Parque Antártica. Porém, Renato era um cara bem instável durante as turnês e logo isso atrapalharia tudo. Descobrir ser portador do vírus HIV complicou as coisas mais ainda. Renato vivia um relacionamento com um americano e estava nas nuvens. Acontece que, quando esse relacionamento acabou, Renato entrou numa jornada de porres um atrás do outro e isso acontecia em qualquer dia e em qualquer local. Renato viveu um momento tenso de decadência e auto piedade extrema depois desse término e de extrema dependência química.

Em 1990 Renato passou a morar no Sheraton Hotel e, depois do término com Scott, passou a dar festas e os hóspedes do hotel começaram a reclamar bastante. Renato precisou ser internado numa clínica em Botafogo, porque estava bebendo demais e usando muita droga. Foi nesse período que Renato descobriu que era HIV positivo.

Renato saiu da clínica no início de 1991. Teve recaídas, teve que voltar, mas o lema da banda se tornou “vamos manter esse cara ocupado p’ra ele não pirar”. Só após o carnaval de 1991 Renato estava apto p’ra trabalhar e foi então que a banda entrou em estúdio para gravar o quinto álbum. Como o quarto álbum tinha sido um sucesso e tinha sido executado, quase que por completo nas rádios, ninguém esperava um sucesso menor nesse quinto álbum. A época do V marca uma aproximação maior entre o vocalista e o guitarrista da Legião.

Além do momento de Renato ser bem denso, a situação no Brasil também era complicada. Toda aquela esperança presente no final de 1989 estava totalmente ausente em 1991. 1990 tinha sido um ano de surpresas negativas, principalmente quando Fernando Collor, presidente eleito em 1989, ao assumir o governo em 1990 tinha confiscado a poupança da maioria dos brasileiros. A situação econômica brasileira ia de mal a pior, com constantes trocas de ministros e planos econômicos fracassados em sequência.

O V acabou ficando um álbum denso, pesado e bem melancólico. Abre com “pois nasci nunca vi amor”. É todo sobre essa jornada complicada de Renato após o término com o americano Scott e sobre a luta contra a dependência química. Renato acabou dizendo na época que o disco era daquele jeito, lento, propositadamente. Segundo ele, não dava p’ra fazer um disco alegre naquele momento, por causa do seu momento pessoal e por causa da situação política no país.

Segundo Dado Villa-Lobos, o período de gravação do V foi emocionalmente intenso.

Renato comentou em uma apresentação no estúdio da Transamérica em 1994 que o V era seu álbum preferido.

Faixa a Faixa

Love Song (Cantiga De Amor)

Música curta que é uma “parceria” com o menestrel medieval Nunes Fernandes Torneol, do século XXI, cantada em português arcaico.

Metal Contra As Nuvens

Enquanto todo mundo esperava hits radiofônicos, a Legião vem com uma paulada de 11 minutos. Alguns trechos da letra são direcionados a Fernando Collor de Melo:

Quase acreditei na sua promessa/e o que vejo é fome e destruição/perdi a minha cela e a minha espada/perdi o meu castelo e minha princesa.

A música teve a participação de dezenas de músicos. São 12 violinos, quatro violas e quatro cellos.

A letra fala, além do citado acima, das batalhas pessoais da vida de Renato, principalmente da luta contra a dependência química.

A Ordem Dos Templários

Música instrumental que contém Douce Dame Jolie de Guillaume de Machaut, do século XIV.

A Montanha Mágica

Intitulada com o nome do romance de Thomas Mann, é sobre drogas. É uma música com ritmo e harmonia pragmáticas e pesadas. A sonoridade é lenta e densa e a letra é pesada e segue a mesma linha de Metal Contra As Nuvens. Aqui Renato sinaliza querer tomas as rédeas da própria vida.

O Teatro Dos Vampiros

Marcelo Bonfá que chegou com a ideia dessa música. Renato escreveu a letra. Foi incluída na introdução um trecho de Canon de Pachelbel, do século XVII. A letra é sobre a situação que o Brasil vivia nos anos 90, entre outras coisas. Na letra, Renato se remete ao filho, quando canta:

Quando me vi tendo de viver comigo apenas e com o mundo/Você me veio como um sonho bom…

Foi a música de trabalho do álbum e, a exemplo de Índios, ganhou uma versão acústica épica no Acústico MTV de 1992.

Sereníssima

Essa destoa completamente do restante do disco e também foi sucesso radiofônico. O verso “tenho um sorriso bobo, parecido com um soluço” foi retirado do romance Tônio Kroeger, também de Thomas Mann.

É uma música mais agitada e teve boa aceitação das rádios.

Vento No Litoral

Mais bad de Renato. Fez muito sucesso nas rádios e tem uma levada a la Pink Floyd. A letra é bem triste, mas ao mesmo tempo fala de uma busca do Renato por leveza num momento de muitas batalhas.

O Mundo Anda Tão Complicado

Numa apresentação nos estúdios Transamérica em 1992, Renato comentou que Caetano Veloso e Paula Lavigne inspiraram a letra dessa canção. Assim como Eduardo & Mônica, era sobre a rotina da vida à dois. Fez muito sucesso. Renato, desde a época do Aborto Elétrico, escrevia sobre essas relações sinalizando o desejo de encontrar alguém.

L’âge D’or

Com uma levada mais hard rock, foi batizada com o nome de um filme de Luis Buñuel e Salvador Dalí. É da leva das letras de Renato nas quais ele fala de características suas e de coisas cotidianas, como meu tornozelo coça por causa de um mosquito/Estou com os cabelos molhados, me sinto limpo.

Come Share My Life

Música tradicional do folclore americano.

Minha Relação com o álbum

Eu morava em Belém, em dezembro de 1991, quando saiu o V. Achei o disco bem triste e demorei a digerir. Inicialmente eu tinha muita dificuldade em ouvi-lo, por ser muito denso, mas depois me acostumei. É de toda a discografia o álbum que menos ouvi, embora tenha Metal Contra As Nuvens como uma de minhas músicas preferidas.

No próximo texto eu vou escrever sobre meu álbum preferido da Legião, O Descobrimento do Brasil, o álbum que surge num período de transição importante p’ro Brasil.

O V foi lançado em novembro de 1991. Vendeu 500.000 cópias. Foi, de toda a discografia, o que recebeu críticas mais pesadas.

Leia os outros textos: Legião Urbana (1984)DoisQue País É EsteAs Quatro Estações.

Por Guímel Bilac

Fontes: Livro Memórias de Um Legionário, Wikipedia, Entrevistas para MTV e para as Rádios Cidade e Transamérica, acervo pessoal.

--

--