Como utilizei o Design Thinking para iniciar uma estratégia de Inbound Marketing

Anne Freitas
3 min readMar 5, 2018

--

Quando eu atingi 1k de Views um mês depois de iniciar a estratégia de Inbound

Bom, quem acompanha meus posts sabe um pouco de como eu comecei a Prisma Design Thinking: eu comecei a oferecer meus serviços e devido à falta de conhecimento de alguns aspectos, relações entre áreas, estratégias e atuação do Design, eu pensei que uma boa forma de transformar esse conhecimento em algo produtivo seria começar a escrever sobre essas experiências.

A princípio, escrevi apenas uma história em Maio de 2017 e fiquei surpresa com a receptividade das pessoas. No momento não tinha tanto tempo para investir em um blog, então comecei a escrever apenas um texto por mês para acompanhar a receptividade. Comecei sem estratégia de conteúdo, eu parti do princípio da minha estratégia de produto/serviço: a consultoria de Design, especialmente, Design Thinking.

Publiquei um texto por mês entre os meses de maio a setembro de 2017.
Eram idéias que eu já tinha anotado na minha agenda de ideias. Mas, para a minha surpresa, o primeiro texto bombou, como dizem, e os outros não tiveram um número de visualizações muito relevantes.

Vendo isso, eu decidi começar a investir no Blog, e ainda sem pensar em estratégia de conteúdo, comecei a analisar porque um texto teve um grande número de audiência e os outros passaram praticamente batidos.

Bom, eu tinha divulgado todos nas mesmas mídias sociais, vi que os dias da semana e horários não tinham relevância, e que as minhas personas também não tinham a ver com o número de visualizações.

Eu cheguei a conclusão que o primeiro texto, foi muito mais impactante,
muito mais focado na minha experiência pessoal e profissional, em que eu explicava porque eu tinha devidido começar a escrever.

Eu criei um texto extremamente com valor emocional a partir da minha perspectiva, e percebi que as pessoas realmente criaram um engajamento
muito forte e uma empatia muito grande, que realmente os valores do meu projeto transpareceram no texto. Os outros textos eram mais focados
em discussões ao redor de dúvidas das minhas experiências como designer, ou seja, focado em designer, especificamente em algumas áreas.

Então eu pensei que eu precisava formatar o blog, investir tempo em construir os textos, e eu tenho um canal em inglês também. E apesar desse tipo de texto atrair muitos views, eu tinha outras personas em mente: os designers, eu queria postar conteúdo mais focado para educação do design. A partir daí eu comecei a pensar em uma estratégia de conteúdo. E por onde começar?

Fui pesquisar o que as pessoas chamam de “Inbound Marketing” e vi que já estava praticando o mesmo, esse tipo de marketing é marcado pelo
oferecimento de conteúdo extremamente segmentado, eu sempre que escrevo, tenho as personas em mente: designers, gerentes de marketing,
pessoas que procuram sobre inovação e estratégia e empreendedores.

Também é marcado pela utilização de SEO, todo o texto que escrevo,
utilizo a plataforma do Medium, é segmentado por tags de assuntos e aos repostar em outras mídias procuro utilizar hashtags. E por último,
a divulgação em mídias sociais: recentemente criei uma página no facebook, posto no LinkedIn, em grupos segmentados por personas no facebook
e também no twitter. Os próximos passos são investir no youtube e também instagram.

Aí pensei: uma estratégia de conteúdo leva muito tempo, como eu posso usar o próprio Design Thinking para facilitar esse trabalho? Então eu criei um canvas de estratégia de postagem de conteúdo. O qual venho compartilhar aqui com você.

Também descobri que o carro chefe, o texto do meu blog, na verdade dois, que repostei algumas vezes, sim, também experimentei repostar o mesmo
texto em momentos diferentes são dois, que realmente falam muito fortemente da minha imagem digital, do serviço da Prisma, se quiser lê-los
são os seguintes: “Desmistificando o Design Thinking e repensando na atuação do Designer” e “Storytelling é mais do que contar uma história, é
criar vínculos”
.

Aqui vai o link do meu canvas para você usar gratuitamente, por favor preencha os dados e contribua para o meu projeto. Acompanhe nossos posts, curta minha página do Facebook e no Medium também.

Espero que seja tão útil para você quanto está sendo para mim :)

--

--