O papel do mentor no início da carreira de desenvolvimento

Caio Santos
9 min readNov 9, 2022

--

O mentor tem um papel muito importante na carreira de seus mentorados, pois seu acompanhamento próximo e personalizado em conjunto com sua experiência adquirida nos anos atuando serve de alicerce para decisões importantes, além de ser uma pessoa de confiança com quem pode se abrir e pedir feedbacks.

Photo by Kenny Eliason on Unsplash

Já conversamos em dois outros posts por aqui sobre a ascensão do mercado de TI, sobre as possibilidades de ingressar no mesmo, e até algumas comparações sobre como era o mercado no início de minha carreira comparado com os dias mais atuais (caso não tenha lido, pode ler aqui e aqui). Em um destes textos, cheguei a comentar sobre a carreira de dois amigos que ingressaram na área, e que tive a oportunidade de acompanhá-los desde os primeiros passos. A ideia agora, é entrarmos mais a fundo nesse acompanhamento, o que de fato eu pude ver, ajudar e até mesmo aprender, enquanto os apoiava no seu dia a dia.

O que é uma mentoria?

Se engana quem pensa que o papel do mentor é basicamente dizer ao seu mentorado qual caminho seguir, como ele deve se comportar em determinada situação ou até mesmo dizer dentre duas opções de trabalho qual delas é a melhor. É um engano pois a mentoria não é um processo de troca unilateral, ou seja, o mentor fala e o mentorado entende e executa, mas sim uma via de mão dupla, onde cada uma das partes se aprimora mais e mais a cada sessão/contato, isso porque o principal papel do mentor não é falar, mas sim escutar! A escuta ativa é uma das principais qualidades necessárias para uma boa execução do processo de mentoria.

Caio, não entendi! Você está me falando que um mentor vai mais me ouvir falar do que me dizer o que devo fazer? Como isso pode me ajudar?

É exatamente esse o objetivo da mentoria de carreira, ouvir os principais pontos de aflição do mentorado, fazer perguntas estratégicas de modo que faça com que ele passe a enxergar o problema sobre outra ótica, e assim conseguir pensar em diferentes formas de solucioná-lo. A ideia de uma sessão de mentoria não é aconselhar, mas sim trazer a experiência prévia em determinada situação, quais atitudes foram tomadas na ocasião e o que elas desencadearam, a partir daí o mentorado tem mais insumo para tomar suas próprias decisões.

A relação entre mentor e mentorado deve ser de total conforto, a ponto do mentorado se sentir a vontade de tratar qualquer assunto com seu mentor. Apesar do foco da mentoria ser direcionado para a carreira, é impossível deixar de lado alguns acontecimentos pessoais quando eles afetam o dia a dia do trabalho, e as sessões também podem servir como uma válvula de escape para certas pressões, bem como conseguir a opinião de alguém de fora do problema de forma imparcial. Aqui vale frisar que esta é uma possibilidade, nem todo mundo se sente a vontade para abrir coisas pessoais com seus mentores, a questão é que quando expostas, podem dar mais insumos para o mentor trazer mais possibilidades ao rumo da conversa.

Quando dizemos que a relação de aprendizado é uma via de mão dupla, é porque a cada sessão o mentor também aprende com seu mentorado, pois ele precisa exercitar sua empatia, se colocar no lugar do outro, pensar de forma imparcial, e com isso ele evolui (e muito) como pessoa.

Qual a diferença de um curso para uma mentoria?

Essa é uma dúvida que eu tinha até começar a atuar como mentor de pessoas mais iniciantes na área. E a diferença é gritante, muito porque o foco de um curso (por exemplo Curso Avançado de Swift) é muito diferente de uma mentoria de carreira. Isso porque o curso foca na mão na massa, o como se deve fazer cada estrutura, qual o melhor caminho, qual o jeito correto, enquanto a mentoria serve para nos ajudar a responder perguntas mais abstratas como:

  • Já estou estudando há 6 meses e ainda não consegui passar em nenhuma entrevista, será que estou na área certa?
  • Estudei este módulo 3 vezes e não consigo entender de jeito nenhum o que o instrutor está querendo passar aqui.
  • Como sei o momento em que estou preparado para uma promoção de cargo?
  • Entre muitas outras, pois cada caso é um caso…

Caio, então vale mais a pena só fazer mentoria do que cursos certo? Pois ela me parece muito mais abrangente.

Não, isso porque a mentoria ataca muito mais uma questão emocional e estratégica do que a parte técnica em si.

Logo, a conclusão é que a mentoria sozinha não vai alavancar a sua carreira. Sim, você ainda vai precisar estudar muito para alcançar as tão sonhadas vagas de grandes empresas internacionais, mas a mentoria pode ser uma ferramenta que vai te ajudar a otimizar seus estudos.

Aproveitando a oportunidade, seguem alguns cursos/programas que super indico para quem está iniciando na área:

Como atuo no papel de mentor?

O primeiro passo que tento dar é entender o momento que a pessoa está, tanto no quesito técnico como também no quesito pessoal. Conforme mencionado acima, a mentoria abrange muito mais do que os conhecimentos em si, e por isso meu primeiro objetivo é me conectar com a pessoa, de forma que ela se sinta segura em compartilhar seus anseios e objetivos comigo.

Diferente dos cursos que trabalho na Devpass e na Growcode, a mentoria não segue um roteiro, porque ela precisa ser direcionada a partir dos objetivos de cada um, e com isso cada caso é um caso.

Existem pessoas que me procuram com insegurança de mudar de área, medo de fazer entrevistas e não passar, passar na entrevista mas não dar conta do trabalho no dia a dia, dificuldade de aprendizado de arquiteturas, achar que não tem mais idade para mudar de área, entre muitos outros. Cada um desses casos requer um cuidado e atenção muito específicos, e por isso, é impossível seguir uma receita de bolo. Algumas pessoas marcam um café comigo e só esse papo já é o suficiente para que ela enxergue a situação de outra forma e siga em frente, outras requerem mais papos, aprofundar melhor nos assuntos.

Caio, então a sua mentoria é mais voltada para uma mentoria de carreira e não tem tanta troca de experiências técnicas?

Depende (risos)… Depende do que a pessoa esta buscando. Por exemplo, se a pessoa já possui uma carreira sólida, mas pretende migrar de tecnologia (seja mobile ou não) o papo vai ser muito mais subjetivo, para entender quais as pretensões dela e o que ela busca no curto, médio e longo prazo. Por outro lado, se a mesma pessoa com a carreira sólida (ou até mesmo iniciando) me procura para se aprofundar tecnicamente em um assunto específico eu também posso auxiliar, mas também mostro para elas que os cursos acima podem dar uma bagagem extremamente boa e com um excelente custo benefício.

Depoimentos

Abaixo compilei alguns feedbacks de pessoas com quem tive contato direto, e que pude contribuir de alguma forma com a sua carreira:

O Caio hoje é a minha referência como desenvolvedor iOS, sempre falo que quero ser como ele quando crescer, uma pessoa que ensina como se portar diante de situações difíceis da vida, não somente como desenvolvedor iOS, ele te incentiva a ter softskills e a usar da melhor forma, até te lembrando a controlar a ansiedade.
Foi meu parceiro de time e sentirei muito a falta de um cara tão metódico e detalhista como ele, que fez o produto ser uma referência tecnicamente dentro da empresa.

Caio faz o código sempre com qualidade, segue corretamente os guidelines da empresa, implementa o máximo de testes unitários possíveis e testa exaustivamente para não ter bugs no futuro. Ele passa essas boas práticas para todas as pessoas que convivem com ele, eu inclusive fiquei muito mais detalhista e me preocupo muito mais com a qualidade das minhas entregas por causa do que aprendi com ele.

Me ensinou a questionar nos refinamentos, entender como o produto afetaria o cliente e como a implementação deveria ser feita. Sempre aberto a tirar dúvidas e ensinar, independentemente de qual Squad/Time você esteja.

Hoje muito do que sei devo aos ensinamentos dele, com relação a desenvolvimento e também de relacionamento interpessoal.

Ana Martins
Software Engineer — XP Inc

Caio está sendo meu mentor durante os meus primeiros contatos com a linguagem Swift, e durante minha primeira experiencia como dev. Nesse momento do meu aprendizado é muito bom poder contar com alguém que esteja aberto a tirar todas as minhas dúvidas sem o menor julgamento (principalmente aquelas que nós iniciantes taxamos como “perguntas bobas” kkk), e o Caio além de explicar e reponder essas dúvidas, sempre incentiva e reforça o quão importante é perguntar, que se estou incerta sobre um assunto, mesmo que pareça simples, é uma dúvida legítima minha que precisa ser tirada, tão importante como qualquer outra. Uma outra coisa que me marcou durante esses momentos de mentoria, foram dois pontos da comunicação: a didática, que sempre demonstrou muita paciência e bons métodos para me ensinar sobre os assuntos; e a empatia ao falar comigo, e se colocar no lugar de alguém que está dando os primeiros passos, por esse motivo, me senti muito confortável e segura para falar e perguntar o que quisesse.

Amanda Camile Silva de Oliveira
Software Engineer - XP Inc

Eu amadureci muito com o Caio na parte do porquê das coisas e do pragmatismo: antes eu era um programador executor sem conseguir visualizar a big picture… com nossa convivência fui me perguntando o porquê eu faço X e quantas vezes eu tenho que refazer a feature X porque fui rápido demais e não tive tempo de planejar os corners cases e ter a confiança de expor essa visão.

Alex Rodrigues
Partner | Staff Mobile Engineer at XP Inc.

Eu conheci o Caio quando entrei em uma grande empresa, sendo bem sincero eu entrei com receio, pois sabia que a cultura do lugar provavelmente não era o que eu gostaria e no fim descobri que minha suspeita era real. Mas, no meio do caminho conheci algumas pessoas que pensavam diferente do que percebi ser o modus operandis da empresa e uma dessas pessoas foi o Caio, uma amizade inesperada.

Pois bem. Somos pessoas bem diferentes, acho que isso ficou claro desde nosso primeiro encontro, mas ambos somos abertos e sem preconceitos, no início tentei pedir dicas mais técnicas mas com o tempo fui percebendo que havia muita mais riqueza que poderia ser encontrada em nossos papos quinzenais. Deixei então o lado técnico de lado e começamos a conversar sobre carreira, sobre objetivos de vida, sobre como viamos nossa posição na empresa e por aí vai.

Eram papos maravilhosos, podíamos falar de tudo e sobre tudo. Sempre saia das conversas com a mente a mil, às vezes com mais perguntas do que entrei, outras com algumas questões muito mais claras.

Mas por que: uma amizade inesperada? Não que sejamos BFF (best friends forever) heheh. Mas posso dizer com bastante convicção que desenvolvemos uma certa amizade, e, quando saí da empresa, continuamos nos falando e chegou um ponto que nossas trocas ficaram tão bacanas que não era mais só eu a lhe fazer perguntas, ele também me trazia algumas de suas dúvidas e até hoje conversamos de vez em quando por whatsapp, em inglês… pq em breve seremos programadores internacionais, isn’t that right??

Leandro Parisi
Full-stack Developer at Metrobi

Lembro exatamente dessas conversas que me motivaram e me deram um norte no momento de virada de carreira. O Caio teve uma postura muito construtiva, e me deu muita coragem em encarar a minha transição de carreira, sempre me incentivando e exaltando meus pontos fortes, mas sem deixar de lado os pontos fracos que precisavam de atenção.

Lucas Pires
Senior Android Engineer @ Itaú Unibanco

Como ser um de meus mentorados?

Poxa Caio, curti bastante esse lance de montoria hein! Como faço pra contar com sua mentoria na minha carreira?

Se você chegou até aqui e curtiu a ideia de ter alguém com alguns aninhos de suor nessa estrada da TI, é só me chamar pra bater um papo. Eu particularmente não tenho nada fechado, nem valores, nem horários, nem quantidade de papos, até porque como comentei mais acima, existem pessoas que só precisam de um simples café para tomar coragem e seguir em frente. Um dos meus principais objetivos com a mentoria é conhecer e ajudar gente!

Mas Caio, eu to mais duro que o pote de sorvete com feijão no freezer :( … Gostei bastante mas não vou ter grana pra te pagar…

Relaxa, bora bater um papo… Como eu disse, a mentoria é um processo que trabalha a evolução de ambas as partes, quem sabe não marcamos um café e a gente decide seguir com uma recorrência que não precise te acarretar custos?

E o principal, na nossa área, ter contatos não faz mal nenhum… Muito pelo contrário… (risos)!

Sobre mim

Você pode encontrar toda a minha trajetória em meu linkedin ou no meu site de mentoria:

E claro, qualquer coisa que não encontrar por lá, sinta-se a vontade para me adicionar, chamar no privado e marcamos um café.

Até o próximo texto ;)

--

--

Caio Santos

Desenvolvedor Mobile que não larga o osso do .NET e do Javascript.