Preciso de formação superior para iniciar na área de TI?

Caio Santos
6 min readMay 16, 2022

--

Uma pergunta muito frequente que costumam me fazer é se é obrigatório ser formado para ingressar no mercado de TI. Antes de responder, vamos trazer um pouco do contexto histórico de nossa área e comparar com o nosso momento atual.

Photo by Charles DeLoye on Unsplash

Como era…

Desde muito pequeno sempre ouvi meus pais me cobrando os estudos e fazendo o máximo de esforço para que eu pudesse ingressar na faculdade. Sempre fui um bom aluno, mas isso não foi o suficiente para me garantir uma vaga em uma faculdade pública, e por conta disto, precisei cursar uma faculdade particular. Cursei a faculdade de Ciência da Computação na Universidade Santa Cecília, cujo curso me rendeu o título de Bacharel em Ciência da Computação.

Vai estudar moleque, senão nunca vai ser ninguém na vida!

Naquela época (2004 - 2007), o mercado não possuía tantas oportunidades como presenciamos nos dias de hoje (maio/2022), o que fazia com que a oferta e demanda favorecesse muito mais as empresas, de forma que como existiam muito mais profissionais do que vagas disponíveis as empresas tinham a possibilidade de escolher os mais bem qualificados dentre os candidatos. Como a demanda de candidatos frente a quantidade de vagas era absurdamente maior, os setores de RH das empresas acabavam criando réguas de corte, de forma a otimizar o processo de recrutamento e já partir de uma massa de candidatos filtrada:

  • Curso superior completo
  • Inglês
  • Tempo de experiência
  • Morar na mesma cidade
  • Disponibilidade para viagem

Até aquele período, e obviamente falando apenas da área de TI especificamente, o filtro de curso superior era de longe o mais comum. Daí aquela enorme vontade dos pais de verem seus filhos formados em uma faculdade, para que assim tivessem espaço no mercado de trabalho. Um ponto muito positivo de estar cursando uma faculdade, era que o estágio era uma porta de entrada muito atrativa, tanto para as empresas (que investiam menos) quanto para os jovens (que recebiam enquanto “aprendiam”).

Outro ponto importante para levarmos em consideração era o nível de maturidade da área, bem como a quantidade de material de estudo gratuito disponível. A área de TI estava começando a ganhar tração aqui no Brasil, e com isso não tínhamos tantos profissionais compartilhando conteúdo sobre o assunto. Com isso, faculdades e cursos técnicos eram o melhor caminho para adquirir conhecimento da área.

Como é hoje…

O tempo passou, e assim como comentei logo no início de um outro post meu falando sobre a minha carreira, o cenário mudou de figura. Hoje, maio de 2022, o mercado está de ponta cabeça se fizermos uma comparação com a foto tirada em maio de 2008 (ano seguinte ao meu ano de formação). Digo de ponta cabeça porque temos literalmente um cenário oposto ao daquele momento, pois temos MUITO mais vagas do que profissionais qualificados no mercado, e isso fez com que o mercado precisasse tomar medidas estratégicas para se adequar a escassez de profissionais.

Sendo muito simplista, e falando novamente MUITO especificamente do nicho de desenvolvimento de software, onde antes era necessário uma vasta lista de pré-requisitos (dentre eles o nível superior, como citado acima) hoje basta você comprovar que sabe o que a empresa esta procurando que já está meio caminho andado para ser contratado. Digo isso não por achismo, mas por experiência própria, uma vez que participo ativamente dos processos de seleção da empresa em que trabalho, e em nenhum momento precisei cobrar nível superior de nenhum candidato.

Como assim Caio? Então “qualquer um” entra? Basta querer?

Calma, não é tão simples assim! Rs… Como dito logo acima, ainda que as empresas não cobrem um nível superior, o candidato precisa mostrar que ele é o profissional que ela esta procurando. Para isso, ele pode mostrar suas qualificações através de um bom portfólio no GitHub com exemplos de projetos que ele desenvolveu ainda que em nível de estudo, demonstrar seu conhecimento técnico de forma falada diretamente na entrevista, etc. O importante é conseguir mostrar o quanto ele pode contribuir com a empresa.

Outra coisa que mudou muito, principalmente por conta dos efeitos gerados pela pandemia, é o fato de muitas empresas terem adotado o trabalho remoto para as áreas de tecnologia, o que fez com que um leque enorme de oportunidades se abra para estes profissionais, independente do local onde residam.

Minha percepção

Desde novo eu sempre tive muita dó de gastar com cursos rs… Sério, sempre fui adepto de primeiro tentar fazer sozinho e caso não conseguisse iria atrás de aperfeiçoamento. Porém, não tenho como negar que a minha faculdade foi um divisor de águas na minha carreira, eu parti de um jovem que só via o computador como algo que servia para jogar para um jovem que aprendeu a criar coisas com ele.

Mas o tempo passou, e o que fazia sentido antes, na minha opinião, talvez hoje não faça tanto. É inegável que a faculdade seja uma excelente fonte de conhecimento, aprimoramento e crescimento, porém, se eu estivesse saindo do ensino fundamental e estivesse pensando em ingressar na área de TI, não optaria pela faculdade no primeiro momento. Digo isso porque a faculdade tem um objetivo muito mais amplo, justamente por isso foi um divisor de águas para mim, mas hoje com a escassez de profissionais, o mercado não tem tido tempo de esperar a qualificação pós 4 anos de curso, o que no meu ponto de vista, cria uma oportunidade de uma qualificação mais direcionada e rápida, e ao mesmo tempo com um investimento mais baixo.

Caio, então você quer dizer que não preciso mais fazer faculdade?

Não foi isso que eu disse jovem! rs… Eu só acho que hoje a quantidade de conteúdos digitais gratuitos e/ou de baixo custo são muito mais acessíveis e podem qualificar iniciantes para dar os primeiros passos na área. A faculdade vai continuar agregando muito na sua carreira, minha sugestão (muito particular diga-se de passagem) é que atualmente faz muito mais sentido investir uma pequena quantia (se comparada ao valor de uma faculdade) em algo mais direcionado e com prazo de conclusão mais curto, e após estar atuando na área, já com uma renda própria, pensar numa qualificação como a faculdade.

Conclusão

Se você iniciou a leitura esperando que eu fosse lhe desencorajar a ingressar na faculdade peço desculpas rsrs…. Jamais faria isso, até porque, uma das maiores deficiências de nosso país é educação e, por consequência, a qualificação de nossos profissionais. Portanto, se você tem a oportunidade de cursar uma faculdade, curse! Só organize seu tempo para que seja no melhor momento possível.

Um ponto muito importante que não podemos deixar de levar em consideração quando falamos em graduação é a questão de trabalhar fora do País. Nesse caso, por mais que eu ainda ache que a faculdade não precisa ser o primeiro passo, ela é indispensável para a maioria das vagas no exterior, portanto se sua pretensão é trabalhar pra fora do Brasil, talvez precise priorizar a graduação no curto ou médio prazo.

Para os que curtiram a ideia, e gostariam de saber como poderiam começar esse caminho mais “mão na massa”, sugiro plataformas como o DevPass:

Na DevPass você tem chance não só de aprender como as coisas acontecem no dia a dia das empresas, mas também aperfeiçoar seu conhecimento em conteúdos específicos em Sprint de 10 dias!

Se estiver em dúvida sobre por onde começar, esse outro texto pode te ajudar a decidir:

Se ainda assim estiver insegura(o) e quiser bater um papo sinta-se a vontade para me chamar no linkedin e marcamos um café no Google Meet.

É isso galera! Até a próxima…

--

--

Caio Santos

Desenvolvedor Mobile que não larga o osso do .NET e do Javascript.