A Cultura da Mídia — Aulários 12 e 13

Como nem tudo na mídia remete ao progresso

Cibelle Yoshino
2 min readMay 16, 2018

Douglas Kellner, um dos teóricos que discorrem sobre a cultura da mídia, diz que ela não somente contempla a cultura da mídia em escala industrial, mas preocupa-se também em entender a interatividade dos prosumers. Trata-se de uma cultura mais abrangente, onde o prosumer é convidado a interagir.

Em outras palavras, a cultura da mídia dá vazão ao prosumer — que interfere diretamente no processo produtivo, podendo até customizar os seus produtos — interagir com a sociedade midiática de modo ativo. Na visão de Kellner, a mídia passa a ser tecnológica, móvel e interativa.

A mídia passa a observar e inclusive investigar não somente aquilo que se relaciona a si, como também tudo que possui ligação com elementos do cotidiano da sociedade. Assim, a dinâmica de comunicação que antes se validava como EMISSOR → MENSAGEM → RECEPTOR não é mais válido. Isso significa que cada vez mais, a mídia se torna dinâmica.

Ao mesmo passo que a sociedade é mais influenciada, cada indivíduo incluso nela torna-se mais rigoroso quanto às escolhas e aprovação aos produtos que o englobam. Não mais se trata apenas de gostar ou não gostar de algo — há toda uma analogia e simbologia envolvida em um processo de análise do conteúdo que lhes é oferecido, para assim dizerem se esse algo é digno de ser considerado bom ou não.

O porém

Apesar da maneira de se analisar a qualidade de um produto se tornar um processo cada vez mais complexo, ainda há formas um tanto quanto obsoletas de se julgar o valor do mesmo.

Uma das maneiras de julgar a qualidade de marcas é vendo o seu valor monetário no mercado. O Kylie Cosmetics por exemplo, tornou-se uma marca de relevância e reconhecimento no mercado não somente pela sua gestora, Kylie Jenner, mas também pelo altíssimo valor que atingiu em poucos anos.

Em suma, é extremamente visível uma ressignificação quanto ao modo de julgar a qualidade de um produto ou serviço, ao mesmo passo em que tal progresso traz consigo uma bagagem que nos remete a outros tempos.

--

--

Cibelle Yoshino

Student at Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)