Uma saída muda tudo

Igor Mariano
2 min readNov 9, 2017

--

Foto: arquivo pessoal.

Como foi?

Quando você percebeu que aquela porta estava ali?

Ou ela sempre existiu?

Imagine só.

Você está em uma sala vazia. Dentro dela não há janelas, distrações nem nada para te ajudar a passar o tempo. A sala também não tem saída. Não importa se você quer desesperadamente ir embora dali. Não tem escapatória. Você está preso lá dentro, sabe-se lá por quanto tempo, e não há nada que você possa fazer.

Mas se tem uma porta, tudo muda.

A sala está vazia e dentro dela não há janelas, distrações nem nada para te ajudar a passar o tempo. No entanto, você pode sair a qualquer momento. Na verdade, está até um pouco confortável ali dentro. Você pode aproveitar o silêncio. Quando não quiser mais estar ali, basta sair. Então qual o problema de ficar um pouco?

Uma porta representa uma saída. Ter saída traz tranquilidade e alívio. A existência da porta é a possibilidade de escolha. Você pode sair, se quiser, mas também tem a chance de ficar, se preferir. Porque é opção sua. É muito mais leve ficar porque quer. Repare como a sala ganha novos ares.

Sem uma porta de saída, a sala é uma cela. Um relacionamento é uma tortura. Um emprego é escravidão. O filme é interminável. A casa é uma prisão. Sua cidade é um cativeiro. Tudo se torna uma sina que você não teve a chance de escolher. Um martírio. A mera impossibilidade de ir embora instaura uma terrível sensação de obrigação.

Mas se, de repente, você olha para trás e vê uma porta…

Será mesmo que você queria sair?

Eu acho que consigo ficar mais um pouquinho.

Gostou desse texto? Deixe suas palminhas clicando até 50 vezes no botão do lado esquerdo ou aqui em baixo, isso ajuda o post a ter mais visibilidade aqui no Medium. E se quiser acompanhar minhas próximas viagens, é só me seguir nas redes sociais: @igor_mariano

Leia também:
Ser carioca e turista no Rio de Janeiro.
Luzes.

--

--

Igor Mariano

Brasileiro, gestor de marketing, apaixonado por viagens, café, cerveja, livros e tudo que nos distrai • www.instagram.com/igor_mariano