Smoke SLZ: Hambúrguer defumado é bom? Não, é INCRÍVEL!

Lanche Barato
5 min readAug 11, 2018

--

Como eu descobri o Smoke Slz? Pelo Instagram, claro.

Algorítimo que fala, né?

Como eu fiquei com vontade de comer no Smoke Slz? 19 de julho, eu acho.

Quando o @burgerloversclub e o @cacadores_de_burgers_slz estavam em um evento no Golden Shopping e AMBOS me falaram muito bem do Smoke.

E, meus amigos, eles estavam certíssimos.

Tentei algumas vezes sem sucesso. Nem sempre é fácil encontrar uma LANCHONETE MÓVEL, mas passou.

E quem não quiser ler o texto inteiro, eu adianto o spoiler: É INCRÍVEL.

PORRA, É INCRÍVEL.

Vale a pena falar pela terceira vez. É incrível.

Não me emocionava tanto com um hambúrguer assim há muito tempo. Desde que conheci o El Patron, desde que conheci o Duobus, desde que comi um Bunker pela primeira vez.

Pode parar de ler. Vá atrás do Smoke agora.

Vem embrulhadinho

Mas para vocês que ficaram, eu falo um pouco mais.

Consegui finalmente achar o Smoke Slz na casa onde estão atualmente, no Cohajap.

Foi difícil achar o local. Rodei na frente umas 2 ou 3 vezes.

A operação é recente, não tem placa, o portão fica fechado…

Nem fiz fotos ou vídeos da fachada, na real. É uma rua, uma casa com muro de pedra. Deal with it.

Lá dentro tudo é bem simples também. Mesinhas de plástico/madeira espalhadas pela área do terraço/quintal e um fuckin’ pit smoker que consegue fazer CENTENAS de hambúrgueres de uma só vez.

São dois “tonéis” gigantes.

Pit smoker, cara. Não é uma churrasqueira, mas conversamos mais sobre isso em um minuto.

O atendimento foi tranquilo.

Só o Herberth no smoker e a Vitória no atendimento.

Ela foi bem solícita e simpática. Explicou como funcionava o ponto da carne defumada, trouxe tudo com eficiência e um sorriso no rosto.

Inclusive o Herberth veio com um pedacinho de cupim para degustação, quando comentei que ainda não conhecia a casa.

Ele toda hora perguntava se estava tudo bem, se queríamos mais alguma coisa, se tínhamos gostado. Faz tudo com muito amor, dá pra ver.

E isso sem saber que era O Lanche Barato por lá (como se fizesse diferença).

O primeiro hambúrguer (porque eu pedi DOIS), veio MUITO rápido. Tipo, MUITO rápido.

Ele já estava em preparação desde sempre. Explicaram-me que demora 2h para defumar um hambúrguer.

Montagem dessa delícia

O segundo, quando a casa lotou, já demorou um pouquinho.

Beleza. Vamos falar sobre essa obra de arte. O Hambúrguer.

Tudo do Smoke SLZ, sejam as carnes, os burgers, o choripan e até os pães, vai no pit smoker. Um defumador.

O primeiro do Maranhão, by the way.

E o smoker é diferente de uma churrasqueira. Na churrasqueira, quem cozinha a comida é a brasa, ela age direta (ou indiretamente) sobre a carne.

No Smoker quem vai fazer a mágica é a FUMAÇA. Existem duas câmaras, uma de calor, onde vai a LENHA e uma de cocção, onde as carnes são cozinhadas lentamente pela ação da fumaça.

Isso cria maciez, aparência e sabores incomparáveis. SÉRIO. É só olhar o aspecto do hambúrguer.

OLHA ESSA CARNE

E acreditem, isso não é ponto, é o efeito do smoker.

Sinceramente é um dos melhores hambúrguer de São Luís. Demorou só umas duas mordidas para se tornar um dos meus favoritos.

É difícil até descrever o sabor do “Especial”: 160g de Blend Bovino defumado no Pit Smoker, Queijo, Bacon, Cebola Caramelizada e Molho Especial”. R$ 20,00.

Burger especial duplo

Achei a combinação de carne defumada, bacon defumado e o agridoce da cebola perfeita.

Não vem maionese pra mesa, mas não fez falta.

O molho especial (que também tem um gosto meio doce por lá) faz muito bem o papel de deixar o conjunto da obra super suculento.

Já me reclamaram do bacon ser em cubinhos e não em tiras.

Concordo na parte que bacon em fatias ia ficar ótimo visualmente, mas não fez tanta diferença.

Achei o bacon muito gostoso e se fez presente na mordida. Aquele gostinho vindo lá do fundo.

Especial Duplo

É tudo gostoso, cara. Pronto, fim do texto.

Mentira…

No segundo dia (porque claramente não dá para ir só uma vez), eu provei também do Choripan.

Choripan

Ótimo também. Adorei o chimichurri. O pão e a linguiça ficam também com um gosto ótimo devido ao defumador.

Mas o hambúrguer, em minha humilde opinião, ainda está um degrau acima.

Voltaria? Sim, já voltei.

Desça o Choripan!

Existem muitos hambúrgueres que tem potencial, que são “ok”, que ficam lá pelo meio da lista do Top 10, do Top 5.

Pelo menos pra mim o Smoke SLZ já está lá. E eu SEMPRE falo. Existem hambúrgueres SENSACIONAIS fora do “circuito”, fora da galera que sempre está nos eventos, que sempre estão lotados.

Sim, eles são ótimos. Sou cliente assíduo do Bunker, do Descovi, do B.Burguer

Mas existe coisa boa aí por fora. Coisa MUITO boa. Hambúrgueres que poderiam estar lado a lado com os grandes nomes da cidade.

Sempre falo do Duobus, do Bárbaros, do El Patron, como já comentei lá em cima e o Smoke vai ser mais um nome presente nessa lista.

Mais um hambúrguer que você PRECISA conhecer.

Siga o Instagram dos caras. Eles sempre avisam quando e onde está rolando burguer.

Vejo vocês em breve.

Cohajap, Rua 25 Casa 3. São Luís
https://www.facebook.com/smokeslz/
https://www.instagram.com/smokeslz/

--

--