A Divisão Central da NBA
A NBA, maior liga de basquete do mundo, conta com 30 times divididos igualmente em duas Conferências: Leste e Oeste. Dentro das Conferências ainda existem três Divisões com cinco franquias, agrupadas de acordo com a posição geográfica de cada equipe.
Com esse formato de conferências e divisões, podemos entender como são definidos os números de confrontos entre cada franquia, tendo em vista que são 82 jogos de temporada regular. Costumeiramente, pensamos que são jogos de “ida e volta”, porém, a conta não seria exata se fosse dessa maneira. Desta forma, para chegarmos ao número correto de jogos, temos de ter em mente que:
- Adversários de mesma divisão se enfrentam quatro vezes por ano;
- Adversários de divisões diferentes, mas de mesma conferência, se enfrentam três vezes por ano;
- Adversários de conferências diferentes se enfrentam duas vezes por ano.
A Divisão
A Divisão Central da NBA foi criada em 1949 e durou somente uma temporada, sendo vencida pelo Minneapolis Lakers, atual Los Angeles Lakers, retornando apenas em 1970. Nela estão as franquias que cercam a região dos Grandes Lagos da América do Norte: Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers e Milwaukee Bucks.
Porém, a Central nem sempre foi formada por todas as franquias que nela estão atualmente. Já fizeram parte dela o Atlanta Hawks, Orlando Magic e Washington Bullets (atualmente Wizards), hoje membros da Divisão Sudeste; o Houston Rockets, New Orleans Hornets (atualmente Pelicans) e San Antonio Spurs, todos na Divisão Sudoeste agora; o Cincinnati Royals (atualmente Sacramento Kings) e Minneapolis Lakers, que se mudaram para a Divisão do Pacífico; o New Orleans Jazz (atualmente Utah Jazz) deslocado para a Divisão Noroeste e o Toronto Raptors na Divisão do Atlântico.
Veja no mapa a localização de cada uma das cinco arenas da Divisão Central e alguns detalhes de cada franquia.
As Franquias
Chicago Bulls (Illinois): O Bulls é a terceira franquia da cidade, que teve Packers/Zephyrs (atualmente Washington Wizards) e os Stags, entre 1946 e 1950. Foi campeão da NBA em 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998.
Cleveland Cavaliers (Ohio): O Cavaliers foi fundado em 1970 pelo empresário de esportes Nick Mileti, em uma expansão da liga, e foi campeão da NBA pela primeira e única vez em 2016.
Detroit Pistons (Michigan): Fundado em 1941, no estado de Indiana, o Pistons entrou na NBA em 1948 e mudou-se para Michigan somente em 1957. Conquistou a NBA em 1989, 1990 e 2004.
Indiana Pacers (Indiana): O Pacers originalmente fazia parte da ABA, sendo tricampeão do torneio (1970, 1972, e 1973). Entrou para a NBA em 1976 e foi vice-campeão em 2000, perdendo para o Los Angeles Lakers.
Milwaukee Bucks (Wisconsin): Fundado em 1968, o Bucks marcou a volta de Milwaukee à NBA depois de treze anos, quando seu time anterior, o Hawks (atualmente Atlanta Hawks), se mudou para St.Louis, em 1955. Foi campeão da NBA uma única vez, em 1971.
Rising Stars
Grandes estrelas da liga fazem parte dessa divisão da NBA. Podemos, inclusive, formar um quinteto ideal com os melhores jogadores da Central. Lembre-se, essa formação não necessariamente precisa ser “jogável”, serve apenas para ilustrar a competitividade da Central.
- Giannis Antetokounmpo (Bucks- PG); Victor Oladipo (Pacers- SG); Kevin Love (Cavs- F); Blake Griffin* (Pistons- PF) e Andre Drummond (Pistons- C).
Uma curiosidade interessante é que, em 2018, com exceção de Blake Griffin, todos os outros atletas acima foram selecionados para o All-Star Game, além de LeBron James, atualmente no Los Angeles Lakers.
A título de curiosidade, o Most Improved Player (MIP) foi um jogador da Central nos últimos dois anos: Giannis Antetokounmpo (2017) e Victor Oladipo (2018). Nos últimos 10 anos, o número é ainda maior, cinco vezes: Danny Granger (Pacers- 2009), Paul George (Pacers- 2013) e Jimmy Butler (Bulls- 2015). Sem contar os inúmeros MVPs, que somam 11.
2018–19
Nesta temporada, sem LeBron James no Cleveland Cavaliers, o cenário da Central deve ser diferente. Segundo especialistas da ESPN, o ranking da divisão deve ser:
- Indiana Pacers (#11)
- Milwaukee Bucks (#16)
- Detroit Pistons (#22)
- Cleveland Cavaliers (#23)
- Chicago Bulls (#25)
Leia mais:
Os contratados na série: “Quem é?”
Os escolhidos no draft na série: “Os novatos”
Veja também: Expectativas para a temporada 2018–19
E mais: Top 5 jogos da temporada 2017–18