Lanternas com muitos modos de iluminação

Marco Weiss
6 min readJun 29, 2017

--

Se você está aqui, é porque possivelmente, gosta de lanternas, mas se deseja entender um pouco mais porque é importante portar uma lanterna, então sugiro a leitura desse artigo aqui.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre um tema bastante controverso no mundo das lanternas: ter ou não ter muitos modos de iluminação?

Preciso de muitos modos de iluminação?

Minha jornada em busca da lanterna ideal tem sido longa, mas nem um pouco entediante ou improdutiva. Durante esse tempo de procura fui agraciado com a oportunidade de testar inúmeras lanternas, com diferentes conceitos, marcas, propósitos, potências e tamanhos.

Imagem ilustrativa, infelizmente essas belezinhas são de outro entusiasta

Assim como a maioria das pessoas que deixa o lado negro da força (onde vivem os seres sem lanterna), eu inicialmente também fiquei fascinado com os modelos de lanternas repletos de modos tal como o exemplo abaixo:

Luminosidade/Modos (duração da bateria):

1400 lm (1h), 800 lm (1.7h), 350 lm (4h), 150 lm (10.5h), 30 lm (50h), 1.7 lm (40d), 0.15 lm (200d), Strobo 2, Strobo 1

No início eu pensava: quanto mais melhor! Mais modos, mais lúmens, mais recursos, mais frufrus! Sim!!! Era isso que eu queria.

Em alguns modelos de lanternas que experimentei havia o modo baixo, ultra baixo, ultra mega hiper baixo, o modo médio, médio baixo, médio alto, o modo alto, turbo 1, turbo 2, pisca pisca, strobo 1, Beacon, SOS e mais um strobo, chamado de strobo 2.

Céus! Reparou a quantidade de modos em uma só lanterna? Eram potências e tipos de iluminação que não acabavam mais. Aquilo parecia mais uma discoteca.

Lanterna discoteca

Pois é. Muitas vezes era um desafio até mesmo lembrar de todos os modos disponíveis na lanterna. Fazer uso de todos eles então, nem pensar porque a interface de uso, mesmo quando simples e intuitiva, nada ajudava com aquela infinidade de possibilidades.

O que fazer com tantos modos?

Com o tempo eu comecei a me perguntar se eu de fato precisava de tantos modos de iluminação. Fui percebendo que ter muitas possibilidades poderia mais me atrapalhar do que ajudar.

Percebi também que no meu dia a dia, até no máximo três modos eram mais do que suficientes.

Tive uma ideia: largar essas lanternas com muitos modos

Foi a partir de então que comecei a usar lanternas com no máximo três modos. Um modo baixo, com potência entre 15 e 30 lúmens, um modo médio com algo em torno de 80 lúmens e finalmente, um modo alto com algo em torno de 400 lúmens, ou um pouco mais se preferir.

Mas, três modos realmente são suficientes?

Olha, para muitas pessoas e/ou para certas finalidades as vezes é até demais!

Tudo depende do objetivo. Por exemplo, para uso tático, apenas um modo é o ideal. Pergunte para um policial que entende do assunto se estiver duvidando. Eles não podem se dar ao luxo de escolher um modo de iluminação. É a vida deles que está em jogo… Quando o botão for apertado a lanterna precisa iluminar e deve apagar ao soltar o botão. Simples assim.

Mas para mim, que sou um civil, o número mágico é 2 ou no máximo 3!

E dentre esses três modos, o mais importante é o modo baixo. Digo isso porque o modo baixo me serve muito bem em quase tudo.

HÃ! HÃ!, você só pode estar brincando. 15 lúmens não são nada!!!

HÃ! HÃ!

Serei obrigado a discordar disso. Com qualquer valor entre 5 e 30 lúmens você consegue encontrar o buraco da fechadura, ter segurança ao descer escadas ou mesmo andar confortavelmente dentro de casa no escuro.

Alguns outros fatos sobre o modo baixo:

a) você não vai acordar e/ou atrapalhar ninguém.

b) você consegue procurar objetos perdidos dentro do carro ou na mochila.

c) é a quantidade de luz ideal para ler um livro ou realizar pequenos trabalhos manuais, até a distancia de um braço.

Observação importante: qualquer fonte de luz maior que o modo baixo pode mais atrapalhar do que ajudar.

Não está convencido? É simples comprovar essa teoria.

Ligue uma lanterna em modo médio ou alto sobre um coisa que você precise ler. Pode ser um documento, um mapa, um manual, um livro, uma placa de circuito impresso. Enfim, tente iluminar e veja como é impossível ler ou então como é bastante desconfortável ter aquele clarão próximo aos seus olhos.

Pronto, comprovado.

No meu dia a dia, acredito que o modo baixo das lanternas seja o modo que resolva 75% dos problemas que requeiram uma lanterna.

Por esse motivo, o modo baixo é logicamente o modo que eu mais utilizo em uma lanterna. Ele resolve praticamente tudo, consome pouca bateria e por isso pode ser usado por longos períodos. É quase perfeito…

No entanto, o modo baixo pode ser ineficaz para determinadas situações como aquelas que requerem visão ampla de um espaço.

Quarto bagunçado

Para esses casos recomendo o modo médio. Esse modo é perfeito para clarear todo um quarto, jardim, garagem, etc. Com ele também é possível andar com o cachorro pela rua, iluminar objetos entre 3 à 10 metros de distância ou mesmo para comprometer parcialmente a visão de alguém (se você estiver brincando de ser policial).

Observação: a literatura afirma que para uso tático 60 lúmens utilizados com a devida técnica são suficientes para comprometer a visão de alguém.

Deixando as brincadeiras de lado, acredito que eu utilize o modo médio em 25% dos casos em que necessito de uma uma lanterna.

Claro que esse é o meu dia a dia. Sou um civil que aprecia e entende um pouco de lanternas. Obviamente que na vida profissional de um policial ou bombeiro esses números serão completamente diferentes.

Mas se você é um civil assim como eu, então há grande chances que nossas realidades sejam parecidas.

Por fim, chegamos ao último e mais forte de todos os modos: o modo alto.

Esse modo geralmente não pode ser utilizado por mais do que 2 horas pois nele o consumo de corrente é alto. Com isso a autonomia das baterias acaba sendo menor.

O modo alto possibilita iluminar objetos a mais de 30 metros ou mesmo uma área maior.

Iluminação com modo alto

Esse modo também pode ser usado para impressionar os amigos.

Percebe-se apenas lendo a descrição deste último modo que seu uso é bastante limitado. No meu dia a dia estou certo de que utilizo o modo alto em no máximo 10% dos casos em que tiro a lanterna do bolso.

Mas é claro que esse sou eu. Cada um tem suas necessidades. Outro fato incontestável é que nem sempre uma única lanterna irá suprir todas as suas necessidades. Eu particularmente alterno entre 2 ou 3 modelos diferentes no meu dia a dia.

Escolher a lanterna ideal é realmente um assunto delicado. Já fiz uma reflexão sobre isso. Caso for do seu interesse é possível acessar o artigo que fala sobre isso aqui.

E você, quantos modos prefere em uma lanterna?

--

--