Doze34: alma e coração de uma cidade

Uma série de reportagens produzidas pelo curso de Jornalismo da ULBRA sobre os centros das cidades que formam a Região Metropolitana de Porto Alegre.

A visão do prédio mais alto de Porto Alegre

Por Eduardo Dorneles e Matheus Leandro

Todo município tem um começo, um espaço de trocas que origina uma coletividade organizada. Esse espaço é a alvorada de uma cidade. O coração de uma população. Conscientes ou não disso, passeamos pelas veias deste organismo vivo. Somos o sangue que circula e produz vida a uma região. O centro de uma cidade guarda a sua alma.

O Doze34 nasce com a compreensão da importância do papel e da representatividade dessa região para a descrição de uma cidade. O título deste projeto é inspirado no mais alto prédio de Porto Alegre, o Edifício Santa Cruz, localizado na Rua dos Andradas, 1234. Com 107 metros de altura, a construção sintetiza o poder que o Centro representa no imaginário coletivo.

Contudo, não é apenas Porto Alegre que guarda essas características. Todo município reserva seus segredos, mistérios e símbolos. Por isso a equipe do Curso de Jornalismo da ULBRA produziu uma série de reportagens sobre os centros das cidades que formam a Região Metropolitana de Porto Alegre. Fique à vontade para conhecer aspectos diferentes da capital e de municípios como Alvorada, Canoas, Novo Hamburgo, entre outros.

Leia mais:

Uma outra perspectiva do Centro
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.