O Sonho de ver neve pela 1ª vez

Você quer brincar na neveee? Chuga-Chuga! :D

Rafael Nepô
20 min readApr 9, 2016

Sabe quando você está super empolgado com alguma coisa e se esquece de tudo a sua volta? — não sente fome, não da vontade de ir ao banheiro e simplesmente fica ali curtindo no flow do momento?

Queria contar para todos os meus amigos de que já estava jogando HearthStone, mas eram 2 horas da manhã e todos já estavam dormindo.

A primeira oportunidade de contar pra alguém de que já poderia jogar, foi para o Diego — meu roomate. Ele logo percebeu que eu tinha virado a noite jogando e a primeira coisa que ele me disse foi:

"Ai c******, você não vai mais largar esse joguinho."

Talvez fosse isso mesmo, talvez eu não fosse mais largar esse joguinho – Com a beta key e o HearthStone instalado, eu sabia que finalmente poderia explorar tudo que era possível no jogo. :)

Comecei a tirar print screens de tudo e brincar com os arquivos do jogo; queria saber como tudo aquilo funcionava e fiz o famoso "datamining" que os sites como HearthPwn e HearthHead fazem quando tem atualizações.

Minha pasta do HearthStone continuou crescendo. Quando notei, vi que tinha dedicado boa parte do espaço no HD com as trilhas sonoras , ilustrações, efeitos sonoros, icones, elementos separados das cartas, texturas, fundos de cartas, interface — tudo. Como o jogo não é físico, era uma forma de criar minha própria coleção. Com isso, acabei descobrindo que muitas ilustrações e ideias do jogo vieram diretamente do WoW TCG.

Detalhe, minha pasta do HearthStone está atualmente com 85GB.

O Chamado

Siga o coração, ele sabe o caminho.

Foi mais ou menos nesse momento que decidi procurar no YouTube por videos das últimas 24h pra ver se algúem havia publicado algum gameplay, review ou tutorial em português.

Fiquei surpreso: Nada? Como assim?!

O Beta foi liberado no mundo inteiro no mesmo dia — e eu ficava me perguntando: "porque não tinha nenhum conteúdo ainda no Brasil?"

Será que ninguém conseguiu a Beta Key?
Será que ninguém gostou do HearthStone?
Cadê os Reviews? Gameplays? Tutoriais?

Realmente não havia nada. Logo pensei que se ninguém estava compartilhando nada, então ninguém estava interessado no jogo, afinal, a gente só compartilha aquilo que gosta.

E como em um grande estalo de "eureka" eu gritava empolgado na minha cabeça: "É isso! Eu acompanhei o jogo do Zero! Essa é a minha chance!"

Vou criar um Canal no YouTube!

Eu sentia uma frustração no Magic — eu era criança, mas o jogo já existia há 5 anos, eu peguei ele no meio do caminho e não pude crescer com ele. Sempre senti que tinha ficado pra trás, que tinha perdido a chance.

Já no HearthStone, eu acompanhei tudo. Eu vi o jogo nascer.

Não tinha nada me impedindo de conseguir as coisas que eu nunca iria conseguir no Magic.

E em um turbilhão de pensamentos minha mente não parava de pensar nas infinitas possibilidades que surgiram diante de mim: "eu sei como funciona o universo dos card games, qual é a ideia, como funciona as mecânicas, o que é Meta Game, Arquétipos recorrentes e tal (…)"

"Tenho as ferramentas básicas necessárias. Sei mexer com imagens, já editei alguns videos no meu macbook antigo, tenho a webcam e o microfone embutido. Minha Internet é boa o suficiente pra upload."

Era isso! Eu poderia compartilhar tudo que aprendi nos últimos 12 anos jogando Magic e aplicar no universo do HearthStone!

Todas as cartas estavam alinhadas pra isso dar certo. Eu só enxergava que tinha que aproveitar essa sorte de conseguir a Beta Key e tentar construir algo que eu sempre quis fazer. Trabalhar de alguma forma, com games.

Aperte REC para gravar.

Sabe quando dá aquele friozinho na barriga?

"É isso, vou gravar algumas partidas de HearthStone." — respira

O jogo estava em inglês ainda. Não lembro ao certo se já havia a versão em português, apenas de que nessa época, eu não gostava de nenhum jogo dublado ou traduzido. Achava que estragava a experiência e a essência dos personagens. Afinal, sempre joguei WoW em inglês, então fazia sentido jogar HS em inglês já que era no mesmo universo.

A burrice, que eu só fui perceber depois, é que eu queria fazer algo para o Brasil, mas estava fazendo tudo em inglês…

Decidi gravar a partida só com os sons do jogo. Sem webcam e sem microfone. Quis deixar os viewers passarem pela experiência completa do jogo sem que alguém intervisse.

Claro que esse não só por este motivo nobre, afinal, a verdade é que eu estava com vergonha de aparecer em frente a câmera, estava um pouco com medo dos trolls — esse tipo de coisa que se vive ao criar algo novo.

E foi assim que tudo começou — da forma mais despretenciosa possível.

E assim foi durante os 9 primeiros vídeos das classes.

Meu primeiro video de HearthStone que foi pro YouTube. :)

Foi só no 10º video (Abrindo 40 Pacotinhos de Cartas do Hearthstone BETA) que eu usei meu bordão pela primeira vez nos videos do HS:

“Oi, eu sou o Nepô!”

E quem já assistiu uns Animes por ai, sabe de onde veio isso! xD

De poucos em poucos views, fui ganhando alguns seguidores. Os primeiros foram os amigos próximos que também eram gamers — depois começaram os amigos dos amigos. Foi uma sensacão incrível ver que as pessoas estavam parando para ouvir o que eu tinha pra dizer.

Todo dia eu acessava o YouTube só para ver quantas pessoas tinham assistido meus videos ou que estavam se inscrevendo. Eu queria saber como e o que estavam buscando sobre o HearthStone.

Os dias passaram e 10 inscritos viraram 20 que viraram 30 — e eu ficava achando aquilo tudo surreal. "30 pessoas é uma casa cheia!", eu pensava.

Eventualmente chegou a 300 inscritos, de 1 em 1 se inscrevendo no canal pra saber mais sobre HearthStone — "Demais! Há pessoas interessadas!"

Número de inscritos desde o inicio do canal até a BGS 2013. :D

Muitas não estavam na minha rede de amigos, mas sim espalhadas pelo Brasil. Mas eu ainda conseguia "enxergá-las". Fiz questão de pouco em pouco, ir conhecendo e conversando com a galera que queria tirar dúvidas sobre o jogo — me perguntando qual a melhor carta pra fazer, se podia enviar listas de decks e dar algumas dicas. Um a um, eu fazia questão de responder.

You Are a Pirate!

Do what you want ’cause a pirate is free, you are a pirate!

Descobri que tinha um blog chamado HearthStone Pirates que estava divulgando as novidades do jogo. Troquei várias mensagens e conversei algumas vezes via skype com o MeroMero e combinamos que faríamos juntos alguns projetos relacionados ao HS.

Já havia feito uns 80 videos nos primeiros meses, mas o MeroMero já tinha contato com algumas pessoas da Blizzard e eu achava aquilo muito incrível!

Ele estava publicando as novidades em português desde que o HearthStone foi anunciado, enquanto eu estava apenas começando junto com o Beta Test. Comecei a colaborar com ele e publicar em seu blog. Dei algumas dicas para melhorar o layout, mudei algumas coisas aqui e ali, e por último, meu amigo fez uma ilustração que virou banner. Assim nos tornamos parceiros nisso.

Foi conversando com o MeroMero que fiquei sabendo que a Blizzard teria um estande na BGS 2013 pra divulgar o HearthStone. Eu TINHA que estar lá!

Pesquisei o preço do ingresso, então pesquisei o que era necessário pra entrar como YouTuber. Como o HearthStone estava sendo lançado ainda, talvez fosse mais facil do que para os outros jogos.

Era preciso de no mínimo 50 mil visualizações mensais e não tinhamos isso nem combinando nossos números na vida inteira de existência. Meu canal estava com uns 300 inscritos e algumas mil visualizações. E agora? :(

www.brasilgameshow.com.br

Dei mais uma olhada no analytics do blog e percebi que nós iriamos chegar perto das 50 mil visualizações até o dia do evento. Tirei uma print disso, escrevi um email explicando que era um jogo novo e que era impossível ter esses números, mas que estavamos crescendo.

Também comentei que não teria ninguém lá cobrindo o HearthStone. Inocência minha, claro. :)

Como o MeroMero não morava (e ainda não mora) em São Paulo, iria como representante do HearthStone Pirates também. Os dias foram passando, e nada. Tentei ver com o MeroMero se os contatos dele da Blizzard poderiam ajudar de alguma forma. Eu não podia perder esse evento.

Liguei para algumas pessoas que estavam no site… mandei emails…

Faltando só uma semana para a BGS, recebo um email dizendo que minha credencial tinha sido aprovada!

Agora era pra valer! Pesquisei o máximo possível sobre como eu poderia divulgar as redes sociais na BGS, e então aproveitei pra criar um “cartão de visita” do Canal do Nepô com os links para minhas redes sociais pra distribuir no evento.

Tive que pedir a entrega express pra ficar pronto 1 dia antes da BGS.

Essa foi a forma que achei para me apresentar, e explicar o que eu estava fazendo lá. Que mesmo o jogo ainda estando em Beta Fechado, eu já estava produzindo guias para iniciantes explicando as mecânicas do jogo.

Tudo estava alinhando, tudo estava funcionando.

Eu mal sabia que esses próximos dias seriam cruciais para moldar o caminho que eu comecei a trilhar com o HearthStone e realizar meus sonhos.

O primeiro ponto de virada

O evento que fez com que eu passasse a existir.

Arrumei minha mochila, coloquei o fichário de cartas de HearthStone que eu havia feito, junto com os decks que montei, e fui pro evento.

Cheguei no evento com um amigo, mas além dele, não conhecia ninguém. Foi a minha primeira vez indo no Brasil Game Show, e logo que entrei, fui correndo para o estande da Blizzard pra ver o que estava rolando, e o qual seria a programação do dia.

Logo que cheguei no estande, me inscrevi para participar da primeira Showmatch que seria exibida no Telão.

Durante todos os dias, fiquei conversando com as pessoas que estavam na fila para pegar a Beta Key do HearthStone.

Eu queria saber o que eles estavam achando do jogo, e se eles já tinham jogado outros card games. Alguns responderam que tinham jogado Magic the Gathering e Yu-Gi-Oh.

Eu aproveitava a situação pra me apresentar enquanto entregava um cartão para a pessoa, falando "Oi, eu sou o Nepô! — Eu estou fazendo alguns guias de HearthStone para Iniciantes, participo do blog HearthStone Pirates que tem novidades em português e também estou tirando umas fotos aqui do evento, os links estão atrás.”

Todas as fotos que tirei estão no Flickr (Brasil Game Show 2013)

Ao longo do dia, fui conhecendo algumas pessoas que já eram conhecidas no Brasil por serem YouTubers e Geradores de Conteúdo dos jogos da Blizzard.

Acabei descobrindo que sim, teriam algumas pessoas lá pra cobrir e falar sobre HearthStone. A Flávia Alves “Eikani” (wowgirl.com.br e cristaldemana.com.br) que estava lá presente, a Ingrid (OverFullGame) e o Rogério Coja (cojagamer.com.br) que acabou sendo meu oponente na primeira Showmatch.

Como já jogava a algum tempo, estava confiante e me sentia preparado para a Showmatch contra o Coja. Regras: Melhor de 3 com os decks básicos.

Ganhei do Coja de 3 – 0!!! Huhuhu

A vitória fez com que a equipe fosse me entrevistar pra saber como que eu já sabia jogar, e me fazer várias perguntas sobre o que eu estava achando do jogo, com quais classes eu gostava de jogar etc.

Na minha cabeça eu não parava de pensar…

Isso está acontecendo! Isso está acontecendo de verdade!

Tive a oportunidade de contar um pouco sobre a minha história com Card Games, e como eu estava empolgado com o lançamento do HearthStone.

Em seguida acabei conhecendo várias pessoas que trabalham na Blizzard como a Lorielyth, que cuida da comunidade e do fórum de HearthStone. Rhastion, que gerencia a equipe de comunidade, e o Robert, que é um dos responáveis por fazer a localização do jogo no Brasil.

Conhecer essas pessoas foi uma experiência um pouco surreal. Essa foi a primeira vez que eu tive um contato direto com pessoas que trabalham na Blizzard.

Antes disso, eu só os conhecia pelos seus apelidos e avatares ilustrados nas redes sociais. Seja seguindo no Twitter ou nas páginas do Facebook.

No último dia de evento, preparei uma pequena surpresa para a equipe. :)

Uma caixa de cookies caseiros de chocolate. #euquefiz

Foi minha forma de agradecer a atenção e o carinho com qual eu fui recebido no evento. Mesmo sendo alguém que estava apenas começando nesse universo, eles foram super atenciosos e tiraram muitas dúvidas.

No final das contas, a BGS 2013 foi incrível. Conheci muitas pessoas, joguei muito HearthStone, divulguei o Canal do YouTube e é claro, o mais importante, a Blizzard agora sabia que eu existia. :)

A Vida de um YouTuber

Largar tudo para correr atrás de um sonho

Antes do HearthStone, eu já tinha uma vida bastante agitada. Depois de ter pedido demissão da Occa (Agência de Branding onde eu trabalhava) e ter largado a faculdade na hora de entregar o TCC, eu fazia meus freelas e fui em vários eventos e encontros.

Participei também do Cinese desde o inicio. Fundado pela Anna e a Camila, o Cinese ajudaria a moldar muitas ideias sobre educação, economia e colaboração. Meu TCC na faculdade englobava muitas ideias sobre educação alternativa que estavamos colocando em prática através do Cinese.

Eu também tinha uma cartela de clientes de Design, Fotografia, produção de eventos e suporte de Mac. Sem contar os workshops que eu fiz pelo Cinese.

Eu estava com uma vida estável com vários mini projetos. Agora eu estava prestes a largar tudo isso por um sonho.

Eu sabia que me dedicando em uma coisa só, eu conseguiria alcançar as coisas com mais rapidez. O problema é que eu não sou nem um pouco mono-interesse. Meu “cargo” no Cinese era Projetista Polivalente. :)

Como sempre, arrisquei tudo e apostei na incerteza. Acreditei na minha intuição e segui meu coração.

Ficava o dia inteiro em função do Canal no YouTube. Pesquisava o conteúdo, decidia que tipo de video eu iria gravar, preparava os slides, fazia um outline dos assuntos que eu iria falar, sentava e gravava. :)

Depois disso que vinha a parte mais demorada. Responder comentários, tirar dúvidas, responder emails, criar thumbnails e imagens para as redes sociais, compartilhar nos grupos, responder mais comentários e por ai vai.

Geralmente um video de 15 minutinhos que eu fazia consumia boa parte do dia. Eu nunca tive dias exatos ou horarios exatos pra lançar videos. Mas se tinha uma coisa que eu fazia com o maior carinho, era dar atenção pra todo mundo que tirava tempo do seu dia a dia pra assistir meus videos e enviar mensagens. Tanto elogios, quanto de dúvidas e apoio. Respondia todos. :)

Como a comunidade era pequena, isso ainda era possivel de ser feito direito. Muitas duvidas viravam conversas que viravam amizades. Foi incrível.

E ai veio o lançamento oficial de HearthStone, o canal foi crescendo, fui convidado pra conhecer o escritorio da Blizzard em São Paulo (Que é bem pequeno, pra falar a verdade. Hahaha) e pra participar de diversos eventos com as outras pessoas que também faziam videos para o YouTube, ou tinham blogs etc. Lançamentos, novidades, jantares, brindes etc etc.

Era dificil acreditar que estava fazendo parte desse universo.

Ao longo do tempo, fui conhecendo muitas outras pessoas que estavam começando a fazer coisas relacionadas a HearthStone. O Ronaldo e o Beholder com as suas Lives, o Marduk criando um site com guias, e muitos jogadores aparecendo pra conseguir um lugar como melhor do Brasil.

Foi nessa época que conheci o Leomane, o Vinny, Coglorin, Nuba e muitos outros jogadores que ficavam no TeamSpeak jogando e trocando ideias.

O Canal continuou a crescer. 1000 inscritos, 15 mil seguidores, 3000 visualizações. Esses números passam a significar outras coisas no universo do YouTube. Mas na realidade, de 1 em 1 pessoa, a coisa acontecia.

A comunidade de HearthStone estava crescendo muito rápido no Brasil, e eu ficava muito feliz com isso.

Mas uma coisa me preocupava. Não sei exatamente quando que aconteceu, mas eventualmente as pessoas deixavam de ser pessoas e passam a ser números. Eu estava me preocupando mais com os números do que com as pessoas. Ainda bem que surgiram os Fireside Gatherings para me salvar. :)

Fireside Gatherings

Tudo que eu queria, e muito mais.

A Blizzard percebendo a importância dos encontros presenciais, criou os Encontros do Estalajadeiro, que nada mais são do que uma forma de reunir os jogadores em um lugar fisico pra se divertir e conhecer pessoas novas e formar novas amizades.

Os Fireside Gatherings foram cruciais porque faziam com que os números de views do YouTube se materializassem.

Eu poderia ver, falar e conhecer cada pessoa que estava ali acompanhando o canal, ele deixava de ser um número e voltava a ser uma pessoa com quem eu poderia interagir e conversar e compartilhar a felicidade do momento.

Na internet as relações acabam sendo muito rasas. Você tira umas dúvidas, fala um pouco sobre o jogo e tal, mas não se conecta de verdade com as pessoas. Eu acredito piamente que o encontro presencial é importantíssimo para qualquer coisa que a gente faça hoje em dia.

Procurei lugares que tinham a infraestrutura necessária pra fazer o evento. Mesa, cadeira, comida, WiFi e algumas tomadas. Tinha um lugar perfeito na Liberdade chamado Kohii. Era tipo um lounge café super confortavel que eu ja havia ido algumas vezes.

Kohii Café — Na Liberdade, em São Paulo

Fui até o local pra conversar com o dono sobre o evento e acabei descobrindo que ele transformou o Kohii em uma Casa de Ramen, mas a estrutura continuava lá. Sem muita dificuldade, encontro aprovado.

Subi o encontro pelo Cinese novamente, mas dessa vez seria diferente. Todas as vagas foram preenchidas! Lotado! /o/

As pessoas começaram a chegar devagar e fomos nos acomodando e tirando nossos notebooks e tablets da mochila. Todo mundo começou a conversar e falar sobre o jogo e jogar algumas partidas pra conseguir o fundo especial.

Depois de uns 20 minutos… Cade a internet?

Ninguém estava conseguindo jogar! Fui conversar com o dono e ele havia desligado o WiFi. Disse que estavamos fazendo muito barulho e que aquele lugar era um restaurante familiar. Eu, completamente envergonhado, tive que dar a noticia para todo mundo que não poderiamos ficar mais ali.

Quando saimos do restaurante, tinha começado a chover.

Um casal que estava no encontro, o Koji e a Marina, tiveram uma ideia. “Vamos lá pra casa! Nós moramos perto do metrô e a internet aguenta!”

Algumas pessoas resolveram ir embora, tristes, mas muitos apoiaram a ideia e foram para casa do Koji. Pedimos muitas esfihas e acabou sendo super divertido. Todo mundo se sentiu em casa.

Todos conseguiram o fundo de carta do estalajadeiro. :)

Por pouco o 1º Fireside Gathering de SP não foi um fracasso. Muito obrigado Koji e Marinanke por salvarem o dia. ❤

Palestra no Anime Friends

15 anos de Card Games em 1 Hora de Apresentação

O Anime Friends é um dos maiores eventos do Brasil direcionado a animes, mangás, video games e cultura japonesa. Ele teve sua primeira edição em 2003, e dois anos depois, eu comecei a ir no evento quase todos os anos.

Desde adolescente eu iria em caravanas saindo do Rio de Janeiro para São Paulo só para ir no evento. Tenho muitas lembranças queridas de todas as viagens que fiz para São Paulo com meus amigos.

Quando a Blizzard de São Paulo entrou em contato comigo perguntando se eu teria interesse em fazer uma palestra sobre HearthStone no Anime Friends, fiquei SUPER empolgado por poder retribuir para um evento tão especial para mim. Aceitei sem pensar duas vezes.

As meninas do WoW Girl também foram convidadas para fazer uma apresentação sobre a próxima expansão do WoW. Warlords of Draenor.

Preparei uma apresentação falando sobre todos os problemas que existiam nos card games físicos, e como o HearthStone conseguiu resolver todos eles.

Fiquei dias montando e estruturando a minha apresentação. Refinando e refinando e refinando.

Nessa época eu já estava namorando com a Tita, e como ela trabalhava em uma empresa de apresentações e ama histórias, pedi ajuda para ensaiar e montar um roteiro que fizesse sentido. Sem contar toda a ajuda no dia pra fazer com que a apresentação fluisse direitinho. Valeu Tita ❤

Fui no Anime Friends uns dias antes pra conhecer o lugar, ensaiar e resolver todos os bugs que eu sei que apareceriam no dia. Uma das meninas que estava trabalhando no evento disse que nunca, em todos os anos de trabalhar na produção do evento, ela viu alguém ir antes pra ensaiar. XD

Abaixo, você pode assistir ela na íntegra. Eu estava um pouco nervoso. :)

Foi uma ótima experiência, e não esperava que fosse lotar! Várias pessoas que já conheciam o canal estavam presentes, e muitas outras que estavam lá pra descobrir o que era o HearthStone.

A Blizzard conseguiu alguns brindes para sortear durante a apresentação e o feedback foi super positivo! Faria de novo, com algumas alterações, claro. :)

Eu já estava me dedicando ao YouTube há um pouco mais de 1 ano, e ver tudo isso acontecendo foi realmente muito gratificante. /o/

Visitando a Blizzard Entertainment

"O lugar onde os sonhos são feitos"

Durante os próximos meses, continuei produzindo os videos e participando de alguns eventos quando já estavam começando a falar sobre a BlizzCon.

Essa seria a primeira BlizzCon com o 1º Campeonato Mundial de HearthStone junto com a divulgação da primeira expansão do jogo.

Eu queria muito, muito, muito ir no evento. Sério.

Foi então que em uma reunião na Blizzard aqui em São Paulo que pude perguntar como funcionava pra conseguir um dos lugares pra ir pra BlizzCon. Eu já sabia que vários produtores de conteúdo são chamados todos os anos, e eu queria saber o que era necessário pra ir também. :)

Joguei minhas cartas na mesa durante a reunião. :)

Eu estava produzindo um conteúdo que as pessoas estavam gostando, os comentários no YouTube e no Facebook sempre foram muito positivos, e como seria o primeiro grande torneio, eu queria ir pra produzir algo para a comunidade Brasileira.

Afinal, eu falava Inglês fluente, tinha Passaporte e Visto Americano em dia. Sem contar que eu já havia morado em Los Angeles, que fica perto de Anaheim. Todas as cartas estavam alinhadas para que isso desse certo.

Eu criei uma oportunidade, e apresentei uma razão para ir.

A reunião acabando sendo muito boa, e eles iriam ver se seria possível, mas avisaram que geralmente essas questões geralmente demoram um pouco para serem aprovadas e burocracias. XD

Isso já queria dizer que era muito mais do que um simples não. E dentro de alguns dias, recebi um email da Susana confirmadando minha viagem e pedindo as informações necessárias pra agendar a passagem!

Yes!!! Eu finalmente iria visitar a Blizzard Entertainment!

Isso mesmo! Antes da BlizzCon tivemos a oportunidade de visitar o sede da Blizzard! Eu não estava acreditando! XD

O André de Abreu nos recebeu para um almoço e para fazer um tour onde tudo acontece. Visitamos o Museu cheio de prêmios e quadros incríveis com as ilustrações originais dos jogos.

Estátuas gigantes dos personagens nos aguardavam

Tem uma biblioteca com inúmeros jogos de tabuleiro, artbooks, mangás, jogos de todas as plataformas, guias, detonados, histórias em quadrinhos e tudo que pudesse imaginar. Se não tivesse, era só colocar seu pedido na lista que eles encomendavam seu livro, jogo etc. Muito, muito, muito irado!

A Frostmourne de verdade estava lá. O_O"

Na hora do almoço, vejo o presidente da Blizzard, Mike Morhaime almoçando na mesma lanchonete que a gente, e em seguida, sentando pra assistir umas partidas de HearthStone na TV do refeitório. Surreal.

Em seguida reencontrei com o Rhastion, a Lorie e o Santiago. Eu não tinha os visto desde a Brasil Game Show no ano passado. Foi ótimo o reencontro!

Toda a experiência foi divertida, mas deu pra sentir a quantidade de trabalho e equipe necessária pra fazer tudo isso se tornar realidade.

Tirei muitas e muitas fotos lá. Todas elas estão no Flickr! » (Link) «

BlizzCon 2014

1º Campeonato Mundial de HearthStone

Chegando o dia do evento, nos encontramos para retirar nossa credencial. Várias pessoas estavam lá. A Eikani e a Gabi do WoWGirl, o Marcus (starcraft2brasil), o Coja e muitos outros. Todos estavam lá junto com vários outros, inclusive o Monark e o Leon!

Tivemos jantares com comida infinita, ficamos em hoteis super chiques e não pegamos fila nenhuma pra entrar no evento. Foi uma das melhores experiência que eu já tive. :)

Lá dentro, achei o evento super organizado. O espaço era muito maior do que o número de ingressos vendidos. Era assim para que as pessoas não ficassem muito tempo em filas e conseguissem andar pelo evento.

Não sabia por onde começar, o que fazer, como fazer, onde ir primeiro, qual palestra assistir. Simplesmente fui indo. XD

Eu tinha os horários das palestras de HearthStone anotadas, e isso que era importante. Então enquanto não começavam as palestras, fui aproveitar a experiência completa da BlizzCon. /o/

Pra todo lugar que eu olhava, via pessoas com aquele brilho no olho. Todo mundo estava se divertindo muito. Eu poderia parar pra conversar com qualquer pessoa no evento que teriamos muitas coisas em comum!

Me senti em casa. Todos falavam minha língua.

Corri pra lá e pra cá e consegui não só conhecer todos os desenvolvedores do HearthStone, como pegar a assinatura deles para o Poster de Goblins vs Gnomos que estava sendo lançado. A equipe já tinha aumentado muito!

Voltando pro Brasil, transformei os posters em quadros. :)

Pude escutar a risada do Ben Brode ao vivo, conhecer vários jogadores profissionais e fazer parte da torcida final.

Todos os Desenvolvedores, Ilustradores e Community Managers que eu pude encontrar e conversar foram super atenciosos e gentis. Foi muito divertido conhecer todas as pessoas que estavam fazendo aquilo acontecer.

Participei de coletivas de imprensa, entrevista com desenvolvedores e pude ver como os grandes sites americanos como o Wowhead e Gosugamers trabalhavam. Equipes de várias pessoas equipadas pra cobrir o evento!

E eu tive minha chance também. Logo depois que o torneio acabou e o Firebat saiu vitorioso, fui correndo pra sala de imprensa para conseguir uma entrevista com ele, e saber como estava se sentindo sendo o primeiro campeão mundial de HearthStone!

Assista a entrevista na íntegra logo abaixo. :)

A Blizzcon ficará marcada eternamente como uma das experiências mais divertidas e incríveis da minha vida. Foram 2 dias muito intensos de uma overdose de tudo que havia feito parte de quem eu sou.

Ver todos aqueles universos mágicos materializados diante meus olhos foi algo extremamente épico. Não posso descrever o quão fiquei feliz de ter passado por essa experiência.

Meu longo sonho de infância tinha sido realizado. :)

Parte 1 — Nevacas são feitas de Flocos de Neve

A primeira parte do texto é sobre minha infância. O que me trouxe até aqui, e porquê eu escolhi fazer parte desse universo. Todas as sementes foram plantadas nessa época.

Parte 3 — Uma visão ofuscada pela Nevasca.

A 3ª parte do texto conto sobre todas as dificuldades de ser um produtor de conteúdo no Brasil. Os desafios de “trabalhar” com a Blizzard e todos os tombos e realidades que tive que enfrentar ao longo do caminho.

Parte 4 — A calmaria após a Tempestade.

Na última parte falo sobre minha visão sobre Criadores de Conteúdo e o relacionamento com Marcas e Empresas. A minha vida como “nômade digital”, meu projeto engavetado e a minha paixão por conhecimento.
(em breve)

--

--