Antiga Estação de Trem de Canoas recebe diversas atividades culturais
N o final do século XIX, uma grande estrada de ferro foi construída no estado. Com uma crescente produção agrícola na cidade de São Leopoldo, e uma alta demanda por produtos no Mercado Público de Porto Alegre, a construção buscava ligar as duas cidades, facilitando o transporte e a rota comercial.
Entre os dois Municípios, o trem fazia uma parada em Canoas, que, na época, ainda era uma grande fazenda da família Pinto Bandeira. A construção valorizou os lotes ao seu redor, que foram muito procurados por famílias ricas, e deram origem a edifícios como a Casa dos Rosa e a Villa Mimosa.
Nessa parada foi construído, em 1934, o prédio da Antiga Estação de Trem de Canoas. O local funcionou como estação férrea até os anos 70, e permaneceu abandonado até meados da década de 80, quando foi comprado pela Trensurb. O lugar foi reformado e adaptado para um espaço cultural, que abrigou durante muito tempo a antiga Fundação Cultural de Canoas.
O espaço ficou sob posse da prefeitura em 2009, através da Secretaria da Cultura, e continuou sendo utilizado por alguns artistas da cidade. O local foi reformado em 2016 e entregue para a população, hoje sendo palco de diversos ensaios e apresentações de grupos de dança, música e teatro.
“A Antiga Estação está funcionando a todo vapor, oferecendo para a comunidade visitas guiadas, oficinas, ensaios e apresentações culturais” disse Sandra Motta, que coordena a Antiga Estação de Trem.
A Antiga Estação de Trem funciona de domingo a domingo, recebendo uma intensa agenda cultural. A coordenação do local recomenda que a população interessada em visitas guiadas marque horário com antecedência.
Veja também:
►Casa das Artes Villa Mimosa preserva história de Canoas e promove agenda cultural
►Parque dos Rosa resgata as origens do Município de Canoas
►Movimento hip hop de Canoas se fortalece através de colegiado
►Entre museus e artistas de rua: a arte respira no centro de Canoas