A Produção de IMBECIS nas Universidades

Falhamos miseravelmente em modernizar a Educação. E agora?

Leia Mais: Um exército de Doutores desempregados

A Universidade não mudou muito depois dessa época!

Olá,

Meu nome é Renatho Siqueira e eu sou professor. Eu amo ser professor. É o que serei até o fim dos meus dias. Serei feliz se morrer numa sala de aula. (Se não for por atentado à bala, claro…)

Como tal, tenho o hábito quase patológico de ler. Leio no Smartphone, no Macbook, no iPad, no Tablet Samsung, no Kindle, em papel… O importante é ler… Keep Calm and Keep Reading. 10 páginas por dia é minha religião! Minha religião não prega o fanatismo. Não precisa ler 30, 50 páginas. Leia o que seu coração sentir vontade. 10 páginas por dia é o suficiente para você ler mais de 12 livros por ano. Tá bom, considerando um país com a média de leitura de 1 livro por ano!

UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS

Essa famosa frase de Monteiro Lobato está bem longe da realidade do Brasil. Você sabia que a média de leitura dos brasileiros é de 01 livro por ano? Sim, apenas um livro por ano! Estamos atrás da Argentina, Turquia e Egito. Quase que a média é 0 livros por ano, já pensou nisso?

Segundo os dados do IBGE (censo 2010), aproximadamente 20% da população brasileira pode ser considerada analfabeta funcional. Isso se deve a precariedade do ensino público do país e também à falta de incentivo à leitura por parte das escolas (públicas e particulares) e por parte de muitas famílias também. Parece que o Brasil é formado apenas de homens sem livros…

Aprenda: Conhecerei a verdade, e a verdade vos libertará! Tanto os Filósofos quanto Jesus deixaram a dica! Se você não entendeu a metáfora da imagem, precisa ler mais sobre a "Metáfora da Caverna", de Platão.

Como professor de MBA e Pós Graduação em diversas Instituições de Ensino Superior, tenho percebido, para meu desespero e frustração, que a cada novo ano, os alunos chegam MENOS PREPARADOS às salas de aula, mesmo que a tecnologia disponível torne o conhecimento cada vez mais acessível e mais barato. Os alunos chegam no MBA ou na Pós, em sua ESMAGADORA MAIORIA sem entender direito o que estão fazendo ali, qual é o seu papel no processo de aprendizagem e como deveriam se portar em face a essa oportunidade de crescimento acadêmico e profissional.

Chegam perdidos. E muitos continuam perdidos, até o final.

Estes, inclusive, nunca deveriam estar num curso de ESPECIALIZAÇÃO, haja visto que mal conseguem entender os contextos históricos, sociais e econômicos que cercam sua área de saber escolhida. Vão buscar um papel. Literalmente, "comprar um diploma" (Em suaves prestações chamadas "mensalidades"). Nada mais!

Desenvolvi um teste para avaliar o nível de "especialização" dos meus alunos. Ele nunca falhou ;)

O texto que divido com vocês é um conjunto de coisas que li, junto com fragmentos de um texto incrível do professor Augusto de Franco e das minhas impressões pessoais sobre o tema "Educação Superior e Pós Superior no Brasil". Tema pelo qual sou apaixonado, mas que, infelizmente, vem sendo estrategicamente erodido pelos interesses políticos dos marginais que governam nosso país e nossas instituições de ensino, através da vala negra chamada MEC.

É apenas a minha opinião: Desconfie PODEROSAMENTE DE TUDO QUE O MEC TE ENSINOU…

É provável que esteja tudo errado, distorcido ou politicamente adaptado para manipular sua opinião! E como o MEC sabe que lemos cada vez menos, sabe FERRAR AS CRIANÇAS, ensinando MERDAS para nossas crianças na Escola Pública de base é o suficiente para FODER a sociedade e criar divisões sociais que, com um ensino apartidário e sem assédio ideológico, não existiriam!

Um amigo me disse que atualmente, nas universidades, os alunos — que já não liam os livros (lembram? 01 livro por ano?), mas apenas fotocópias de capítulos e trechos indicados por professores que, provavelmente, também não leram os livros inteiros (A maioria dos professores TAMBÉM NÃO LÊ) — agora não leem nem isso e sim frases grifadas por alguém em apresentações-resumo de Power Point. Sendo assim, entendo a dificuldade das pessoas de lerem qualquer coisa que tenha mais de 10 páginas (se tanto). E isso explica a razão de tanta gente falando MERDA nas redes sociais, sem nunca ter lido UM ÚNICO LIVRO sobre os temas que defendem aos brados, com ofensas e ataques pessoais.

A agressão é o refúgio dos imbecis!

Não é que as pessoas não tenham tempo (ou tenham alguma coisa melhor para fazer com o seu tempo — como escrever, por exemplo). É que elas estão se incapacitando para algumas atividades intelectuais (ou assim consideradas nos últimos séculos) como ler, escrever, observar sistematicamente, pesquisar ou investigar e tentar formular explicações coerentes. As pessoas estão ficando cada vez mais IDIOTAS, como diria o professor Olavo de Carvalho.

Afinal, o Eco tinha razão…

“As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causardano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”.

— ECO, Umberto

Tenho constatado isso em cada nova turma na qual sou escalado como educador, com muito pesar, devo acrescentar. E não podemos falar de falta de dinheiro, falar que livros são caros, falar que o tempo é pouco. Primeiro porque hoje em dia é muito fácil conseguir (gratuitamente) praticamente qualquer ebook de qualquer área. Não vou entrar no mérito de dizer se baixar ebooks gratuitos é ou não legal. Isso é coisa pra outro texto. Mas, eu mesmo, possuo CENTENAS de ebooks, em várias áreas do conhecimento ligados ao Marketing, Comunicação, Psicologia e Comportamento…

Não ter acesso aos livros por falta de dinheiro não é desculpa.

Você só consegue fazer estas conexões quando começa a PENSAR. A escola não vai te dar nada que você não consiga por conta própria, se realmente estiver em busca de conhecimento. A Escola só vai te dar um DIPLOMA, mas NUNCA te dará conhecimento!

Tampouco falta de tempo. Muitos dos alunos que afirmam não ter tempo para ler passam praticamente metade no dia no Facebook. Não me leve a mal, aluno, mas se você pode passar metade do dia no Facebook PODE ler 10 páginas por dia. Se você não faz isso é por pura e simples PREGUIÇA e ignorância. Seu tempo não é pouco. Você é que é um irresponsável com o seu tempo, mas só vai perceber como vai pagar caro por isso no futuro. Aguarde e confie ;)

Mas, sim: É seu direito se esconder na sua zona de conforto. O Tio Renatho não tem nada a ver com isso…

A zona de conforto tá quentinha? Daqui a pouco aparece um "Uber" na sua vida e seu conforto acaba. Sente e curta o show… ;)

É claro que estão ocorrendo profundas mudanças nas formas de aprender-investigar que acompanham a transição para uma sociedade-em-rede: agora os emaranhados sociais aprendem na sua interação. Sendo assim o que está errado é a ESTRUTURA e a DINÂMICA das organizações educativas, aliada à alienação mental, intelectual e social dos alunos. E, infelizmente, dos PROFESSORES TAMBÉM! Os professores que não colaboram na construção de alunos com senso crítico, dotados da capacidade de questionamento e de reflexão estão condenando nossa sociedade ao FRACASSO!

Quando você, colega professor, faz isso, você está criando analfabetos. Fica a dica!

Não faz o menor sentido manter uma velha estrutura para simular transmissão tradicional de conhecimento (ensino), supostamente voltada à aprendizagem e à investigação, se as pessoas não aprendem e não investigam mais por meio dessas dinâmicas. É claro que o exercício da leitura, da dialética, da argumentação, da investigação intelectual e acadêmica, ainda são ESSENCIAIS, mesmo que você utilize novos meios para isso. Mas, os educadores e as instituições precisam modernizar o processo de criação e exploração do saber. Precisam transferir para os alunos essa responsabilidade.

Ser educador deveria ser algo como GUIAR O VÔO e não cortar as asas.

Não cabe a você, professor, moldar o aluno. Mas, infelizmente, vemos — cada dia mais — educadores que querem DOUTRINAR seus alunos, ao invés de conduzí-los ao processo crítico do pensamento. Algo ESSENCIAL para o desenvolvimento de uma sociedade forte e sadia, com respeito às liberdades individuais e às diferenças culturais.

Essa imagem é DESESPERADORA. Estamos pasteurizando nossos filhos, permitindo que um processo antigo e repetitivo, que não funciona mais, molde nossos filhos para serem apenas "papagaios de pirata": os famosos "idiotas úteis".

Sem coragem para mudar as formas tradicionais de ensino — que se exercem por meio da leitura direcionada ou da escritura encomendada, sem espaço para a reflexão crítica — as instituições vão então rebaixando suas expectativas:

Como sabem que os alunos não vão ler mesmo, trocam o livro pelo capítulo ou trecho selecionado; em seguida, trocam o trecho selecionado pelo resumo esquemático (que contém o que vai cair na prova).

Mas não alteram os seus processos educativos para torná-los mais adequados aos novos padrões de aprendizagem emergentes na transição para uma sociedade em rede. Mas, acredite: O MERCADO está ciente desse joguinho de faz de conta acadêmico, e com isso, a cada dia, seu diploma vale menos!

A CADA DIA, SEUS ESFORÇOS ACADÊMICOS VALEM MENOS. ANOTEM ISSO!

Vai virando tudo um jogo de "me engana que eu gosto": Alguns fingem que ensinam e outros fingem que aprendem (ainda que saibamos que o ensino nunca produziu aprendizagem, alguma aprendizagem sempre havia quando pessoas se defrontavam com o desafio de decifrar ou elaborar algum escrito).

Mas agora, na ausência de responsividade por parte dos aprendentes, a insistência nos padrões heterodidáticos na base do faz-de-conta acaba se tornando imbecilizante. Os professores se imbecilizam enquanto produzem alunos imbecis. Se você, amigo(a) educador(a) entra nesse jogo, com medo de se tornar "chato" ou ser mal avaliado pelos alunos, que querem "passar na matéria", mas estão CAGANDO para o que deveriam aprender, devo-lhe dizer que você é CULPADO dessa merda toda na qual estamos transformando o ensino superior no Brasil. Você é RESPONSÁVEL por estes jovens estarem se transformando em "Especialistas com Pós e MBA" que, na verdade, são pouco mais que analfabetos funcionais!

Seria melhor partir do desejo das pessoas de aprender alguma coisa em vez de recalcitrar na determinação curricular de impor um aprendizado para o qual os alunos não estão nem aí. Seria melhor propor novos processos autodidáticos e alterdidáticos de aprendizagem-investigação.

Não vejo com bons olhos o caminhar desse processo. A tensão está aumentando. Os diplomas valem menos, já que viraram commodities na mão de uma legião de analfabetos funcionais, despreparados.

O mercado pagará cada vez menos por estes "papéis sem valor"…

Algo grande se aproxima na educação. A educação precisa ser IMPLODIDA e reconstruída. Já passou da hora dos "Deuses Falsos da Academia" assumirem que os métodos precisam mudar. Eles, detentores do poder de veto e voto no mundo acadêmico precisam entender que novas tecnologias criam novas sociedades, que demandam novas formas de transmissão e construção do conhecimento.

A educação precisa mudar. A universidade precisa mudar. A sociedade precisa lutar por isso, pois todas as outras vitórias dependem dessa única, porém fundamental, luta.

Agora eu convido você, que leu esse texto, a compartilhar com a gente um pouco da sua experiência. Você, que dedicou anos da sua vida à sua carreira acadêmica, fez faculdade, Pós, MBA, Mestrado, etc… Como está sendo sua experiência? Se arrepende de ter tomado alguma decisão acadêmica?

Leia Mais:

Gostou? Então ajude este texto chegar a outras pessoas clicando no ícone ❤️ e compartilhando em suas redes sociais… É fácil, e vai ajudar MUITO, tanto a mim quanto às pessoas que precisam ler sobre o tema que discutimos aqui! 😍

Obrigado

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Renatho Siqueira

Consultor de Marketing e Comunicação em Meios Digitais

Professor de Pós Graduação e MBA

CRA-RJ: 03–01398 / SinproRJ: 61.884–5

renatho@renatho.com.br / www.renatho.com.br

(21) 99959–0800 / (21) 98231–5231

“Marketing é satisfazer as necessidades do cliente.” — Kotler

“Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função isolada. É o negócio inteiro, cujo resultado final depende do ponto de vista do cliente.” — Drucker

--

--

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓
🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓

Estuda, então. Mas estuda, em primeiro lugar, aquilo que te habilite melhor a auxiliar os outros! http://t.me/renatho