Kill Bill

Rosi Paz
5 min readAug 24, 2016

--

Kill Bill é um filme americano de 2003 e 2004, o quarto do roteirista e diretor Quentin Tarantino. O filme é um drama fictício de vingança, que homenageia antigos gêneros, tais como filmes antigos asiáticos de kung fu, filmes japoneses de samurai, western spaghetti italiano, trash, anime, uma grande referência à música popular e cultura pop além da violência deliberada.

O filme, lançado em dois volumes, é considerado pelo seu diretor como um só. Fã declarado de filmes de artes marciais, Tarantino explorou exaustivamente o gênero na história, que, como as outras do cineasta, conta com bons litros de sangue derramados ao longo das mais de 4 horas das duas partes. E confirma teorias de que seus filmes são interligados.

Uma Thurman e Quentin Tarantino

O filme começa com um homem, Bill (David Carradine), caminhando, no chão há cápsulas de balas e vários corpos, ele vai até Beatrix (Uma Thurman), que está ensanguentada e ferida, e lhe dá um tiro na cabeça, deixando-a para morrer.

Nesta primeira parte o diretor exerce seu poder ao criar uma obra com violência caricata impressionante. Há pitadas de humor e muita ação. Inicia com um provérbio já denunciando o tom do filme: “Revenge is a dish best served cold.”, algo como “A vingança é um prato que se serve frio”.

A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo, liderado por Bill , composto principalmente por mulheres. Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem o bebê e com um único desejo: vingança. A Noiva decide procurar, e matar, as cinco pessoas que destruiram o seu futuro, começando pelas perigosas assassinas Vernita Green (Vivica A. Fox) e O-Ren Ishii (Lucy Liu).

Beatrix decide se vingar

As gravações ocorreram nos Estados Unidos, México, Japão e China. O filme foi lançado em DVD nos EUA em 13 de abril de 2004, no Brasil o filme só chegou em 25 de setembro, já em Portugal, o filme foi lançado em um Box Duplo em 7 de outubro do mesmo ano.

Curiosidades

Uma história em duas partes

Kill Bill foi inicialmente planejado como um único filme, mas devido à longa duração que teria, o diretor Quentin Tarantino e os produtores da Miramax Films acabaram concordando em dividi-lo em duas partes, com diferença de seis meses entre os lançamentos.

A noiva de presente

Quentin Tarantino deu a protagonista de Kill Bill, Uma Thurman, como presente pelo seu aniversário de 30 anos, em 2000. Tarantino teve a idéia do roteiro ainda durante as filmagens de Pulp Fiction — Tempo de Violência (1994).

Procurando Bill

Inicialmente, seria Warren Beatty o intérprete de Bill no filme. Após sua saída do projeto, Kevin Costner chegou a ser sondado, mas ele preferiu rodar Pacto de Justiça (2003).

Ficaram de fora

Jason Biggs e Jacqueline Bisset estiveram cotados para atuar em Kill Bill.

Personagem disputado

James Parks, que interpreta Edgar McCraw, fez o mesmo personagem em Um Drink no Inferno 2 — Texas Sangrento (1999), Planeta Terror (2007) e À Prova de Morte (2007).

Mestres internacionais

Quentin Tarantino escolheu três atores de diferentes nacionalidades para representar seus países em Kill Bill. No filme, Gordon Liu representa a China, Sonny Chiba representa o Japão e David Carradine representa os Estados Unidos. Tarantino declarou ainda que, caso ainda estivesse vivo, teria convidado Bruce Lee a atuar no filme.

Filmagens adiadas

O diretor Quentin Tarantino adiou o início das filmagens de Kill Bill por vários meses, devido a gravidez de Uma Thurman.

Sangue falso

Foram utilizados 450 galões de sangue falso nos dois filmes de Kill Bill.

As cobras assassinas

Cada personagem do grupo de assassinos de Kill Bill possui um codinome referente a algum tipo de cobra.

Parcerias de sucesso

Esta é a 2ª vez que o diretor Quentin Tarantino e a atriz Uma Thurman trabalham juntos. A anterior fora em Pulp Fiction — Tempo de Violência (1994).

Esta é a 2ª vez que o diretor Quentin Tarantino e o ator Michael Madsen trabalham juntos. A anterior fora em Cães de Aluguel (1992).

Kill Bill em japonês

Os símbolos japoneses que aparecem ao fundo do pôster de Kill Bill significam “kirubiru”, que é o modo de dizer “Kill Bill” em japonês.

Versão japonesa

A versão japonesa de Kill Bill possui mais violência explícita que a americana.

A aventura continua…

Seguido por Kill Bill — Volume 2 (2004).

Assista ao trailer de Kill Bill e corra para procurá-lo no Netflix.

Entenda mais sobre o Universo de Quentin Tarantino.

Na cena a atriz Uma Thurman simplesmente degola, corta, mata e arranca sangue de todos os seus concorrentes.

Veja também o último filme do cineasta: Os Oito Odiados

E também Bastardos Inglórios, Jackie Brown, Django Livre

--

--