#PalavrasTêmPoder: transformação

Sabrina Neto
3 min readMay 3, 2023

--

Quando estamos nos sentindo inquietos é porque chegou a hora da transformação.

Permita-se transformar (Imagem: arquivo pessoal)

Transformação

“ato ou efeito de transformar(-se); alteração, mudança (…)”

*Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

Chegamos a mais um episódio da série #PalavrasTêmPoder e o destaque deste mês de maio é: transformação.

Outro dia, eu estava assistindo um vídeo no YouTube sobre autoconhecimento. Em um determinado momento, ouvi uma frase que me marcou profundamente. Era mais ou menos assim:

“Quando estamos nos sentindo inquietos é porque algo precisa ser transformado.”

Esse insight foi tão revelador para mim naquele momento, que depois de assistir ao vídeo listei mentalmente as diversas situações que ele se aplica. Claro, a escrita não poderia ficar de fora dessa.

Sabe quando estamos escrevendo um conteúdo e, ao reler o texto, nos sentimos incomodados? A princípio não conseguimos identificar o motivo. Analisamos o texto, paramos para ouvir a nossa voz interior, a nossa intuição e, a partir dessa conexão, temos cada vez mais certeza de que alguma coisa no texto precisa ser transformada.

Eu, por exemplo, fico muito inquieta. Leio e releio o conteúdo várias vezes, sempre com aquela sensação de que uma parte está faltando ou não está transmitindo a mensagem da forma que deveria. Nessa hora, substituo palavras, mudo frases, excluo ou incluo parágrafos e por aí eu sigo, editando e tentando eliminar essa sensação de inquietude, com a missão de transformar o texto na mensagem que eu quero compartilhar.

Transformar faz parte da vida e do que fazemos todos os dias, seja você um escritor, produtor de conteúdo ou não. Transformamos nossos sentimentos, nossas ações/atitudes, nossa forma de lidar com o outro.

Ao me conectar com a palavra “transformação”, sinto que ela está muito mais ligada ao processo do que ao já realizado. Ela me direciona a uma jornada intensa, em que saio do raso, da superfície das ideias, para mergulhar na minha essência, na escrita de corpo e alma.

Não é fácil e nem é simples. Muitas vezes dá um trabalhão. Resistimos até o último minuto para não reconhecermos que é chegada a hora da mudança. Mas quando a transformação acontece e a encaramos de frente, perguntamo-nos: por que levamos tanto tempo para iniciar essa jornada?

Ao transformar o nosso processo de escrita, permitimo-nos:

  • Experimentar novas formas de olhar/analisar a mesma situação;
  • Ser mais confiantes na mensagem que queremos transmitir;
  • Organizar nossos insights para aplicá-los da melhor forma;
  • Eliminar o joio (as frases confusas e que causam inquietude no texto) e considerar o trigo (as ideias coesas e objetivas);
  • Agir diante dos desafios do processo de escrita.

A transformação vai além do que conseguimos enxergar e é parte fundamental para continuarmos a nossa evolução. Do contrário, estagnamos. Deixamos de aprimorar a nossa essência e, por consequência, tudo o que somos e fazemos.

Permita-se transformar.

Até o próximo conteúdo! 😀

Clique nos links abaixo para conferir mais episódios da nossa série #PalavrasTêmPoder:

#PalavrasTêmPoder: inspiração

#PalavrasTêmPoder: coragem

#PalavrasTêmPoder: como tudo começou

--

--

Sabrina Neto

Sou jornalista, mãe e uma admiradora eterna da natureza. Valorizo​​ as coisas simples e, por meio das palavras, expresso narrativas da vida. Muito prazer! (: