2014 a 2015: um ano produzindo arte de forma focada pt. 3

Tamires Para
3 min readJan 6, 2016

--

Leia a parte 1 e parte 2. Devido a quantidade insana de trabalho que estou tendo essa semana, o post será pequeno. :/

Mude constantemente de brush pack

Eu sei que no momento em que eu postar esse texto, muitas pessoas vão discordar de mim. De fato, é realmente muito bom se manter usando um pincel só — o pincel default do Photoshop — quando você está fazendo seus estudos e aprendendo coisas novas. Nesse momento, você deve diminuir o número de variáveis com que você lida de forma que você possa focar no que é importante: o conteúdo. No entanto, deve-se ter cuidado para não resolver sempre os mesmos problemas visuais da mesma forma o tempo todo. Mudar de pincéis constantemente te força a resolver problemas de outras formas, o que torna o processo de rendering e o término de uma pintura mais desafiadores e assim, mais interessantes. Eu tendo a ser o tipo de pessoa que se entedia muito facilmente na fase de detalhamento das pinturas. Curto muito o rascunho solto, a idéia — então mudar de pincéis adiciona um pouco de imprevisibilidade ao processo. Como eu disse antes, funciona de forma diferente dependendo da pessoa. Por exemplo, o artista Peter Mohrbacher diz em sua entrevista para o canal Level Up que ele curte finalizar as pinturas dele da mesma forma sempre, porque ele está mais preocupado em manter uma constância no resultado da pintura do que necessariamente no processo.

Além disso, para mim, pelo menos, quando eu uso um pincel específico eu tento “sentir” um pouco como o artista da brush a usa em suas pinturas e isso me inspira a fazer artes melhores. Eu sei que é um conceito meio abstrato, mas pense nisso como “power-ups” de um jogo: toda vez que eu uso um pincel que é usado por um artista que eu admiro, me enche de orgulho e confiança e isso faz com que minhas pinturas acabem saindo melhores. Os pincéis em si não fazem nada demais, é o pensamento por trás do ato de usá-los que faz diferença

Nesse momento, vou responder a uma das questões mais perguntadas: e quando se faz estudos, devo usar pincéis customizados para acelerar o processo? Eu diria que depende. Eu perguntaria de volta: qual é o seu foco com o dito estudo? Em seu vídeo sobre como estudar, Forrest Imel fala sobre não desperdiçar tempo com detalhezinhos quando se estuda coisas como design, por exemplo. Eu concordo bastante com ele. No entanto, se você está estudando algo como texturas ou anatomia, ganha-se muito mais usando apenas o pincel default e detalhando com ele. Digo o porquê. Primeiramente, te força a pensar em termos de forma o invés de em termos de efeito 2D. Segundo, eu acredito que, se você consegue reproduzir um efeito com um pincel simples, fazer o mesmo com um customizado vai levar um quarto do tempo, e velocidade é essencial na nossa profissão. Finalmente, foca-se menos em configurações de pincel e mais na tarefa sendo feita. Multitasking pode ser bom na hora de fazer trabalhos profissionais, mas é ruim na hora de fazer estudos.

Se você é alguém que adora aprender como eu ou alguém que confia completamente nas próximas habilidades, para que se possa seguir em frente no nosso aprendizado, temos que focar em um problema e resolvê-lo, e aí passar para o próximo. Não vale a pena tentar resolver tudo de uma vez. Vá com calma!

Espero que isso ajude alguém :) nos vemos na parte 4!

WebsiteInstagramFacebook Page TwitterTumblr

--

--