5 maneiras de matar seus projetos antes mesmo de lançá-los

Dicas efetivas de como não colocar nada em prática e sabotar seu sucesso

Túlio Pires Bragança
5 min readMay 30, 2017

Mais grana, mais satisfação, mais liberdade ou simplesmente por querer lançar algo no mundo. Cada vez mais tem gente com ideias e projetos pra se chamar de seu, mergulhando com roupa e tudo nessa piscina gelada de fundo escorregadio que é o empreendedorismo.

Nos últimos 10 anos trabalhei em vários projetos pessoais, alguns deram certo, outros não, mas a maioria nem chegou a ser parida. Morreu na concepção. Olhando pra trás, vi que a maioria desses projetos que não chegaram a nascer tem muitas coisas em comum.

Como nada é tão ruim e inútil que ao menos não sirva de mau exemplo para alguém, siga os itens abaixo para fracassar delícia.

1. Exagere no planejamento

Deixa eu preencher primeiro antes todas essas casinhas pra só depois lançar meu produto

Planejar é a base pra qualquer ação que fazemos na vida. Desde fazer o almoço a lançar um foguete pra lua. É essencial, temos que fazer. Porém tem que ser o ponto de partida para ação.

Quando ficamos fazendo gráficos, previsões e orçamentos, mas demoramos para colocar a mão na massa perdemos a melhor maneira de conhecer as características do nosso negócio: vendo ele funcionando.

O conceito de MVP, minimum viable product, que é uma técnica onde um novo produto, site ou projeto é desenvolvido só com o basicão dele, pensando em atrair primeiros clintes de nicho mais interessador, receber suas críticas e ideias, e só então melhorá-lo precisa ser conhecido por todos super planejadores. Dá um tempo em tanto número e tabelinha de excel e vá pro mundo.

Além de ser bom para ter o feedback dos clientes, é um passo importantíssimo de motivação. Tudo muda quando você estreia seu filho e mostra pra todo público. O comprometimento com o seu projeto parece que duplica.

2. Seja perfeccionista

Peraí que tem um quadro torto no escritório. Vou trocar todos antes de começar porque preciso que esteja impecável! (Foto: Super Interessante)

Aquelas pessoas que dizem numa entrevista de trabalho que seu maior defeito é ser perfeccionista acham que estão abafando e conseguiram responder algo negativo com uma palavra que mostra competência e entrega. Estão muito enganados!

O perfeccionismo te congela, impede que você avance. É um baita de um defeito mesmo. Está sempre muito interligado com quem planeja demais do item 1.

Nada nunca é bom, sempre existe algo a melhorar e você só tolera a perfeição. Enquanto você procura um unicórnio aparece um concorrente com um produto pior com o seu, mas pelo fato de ser lançado antes ele abocanha todo o mercado. E aí, onde você enfia seu perfeccionismo?

O Facebook quando foi lançado não tinha botão de share, nem de like, nem de nada. Se nosso amigo Mark Zuckerberg fosse tão perfeccionista assim certamente teria menos dólares no seu banco.

3. Pergunte-se sempre: quem é você afinal para fazer isso?

Quem é você, peixinho besta, pensando que vai voar? O Exocoetus volitans não deu ouvidos para as críticas e olha ele aí.

Quem é você, um mero publicitáriozinho querendo lançar um app sobre uma coisa que você não tem a menor formação? E você, estudante de letras querendo falar sobre inovação? Qual sua experiência nisso? O quê? Um advogado falando sobre criatividade? Quem vai escutar isso?

Pensando assim você não sai do lugar. Inovação é ter um olhar fresco sobre um assunto, fazer diferente, de jeito distinto. Talvez aquelas pessoas que trabalham diretamente com determinado tema já estão acostumadas a certos processos e nunca pararam para se perguntar se é possivel fazer a mesma tarefa de outra maneira. Steve Jobs, talvez você já tenha ouvido falar desse cara, não sabia programar, nem sabia montar um computador e talvez nem trocar a resistência do chuveiro. E olha lá o que ele fez.

Paulo Coelho (sim, você pode odiar o cara e achar os livros dele uma bosta, mas sempre dá pra aprender alguma coisa com todo mundo) não era exatamente um exemplo de espiritualidade ou literatura, mas um dia ele resolveu lançar um livro né?

Isso de não acreditar que não podemos, que não temos as credenciais ou experiência para tal projeto é uma das maiores auto-sabotagens que podemos fazer. Se nem você acredita no seu plano, quem vai acreditar? Já dizia Roland Barthes:

If you can’t love yourself, how in the hell you gonna love somebody else? Can I get an amen up here?

Mentira. É RuPaul quem vive dizendo isso. Mas isso não tira nenhum crédito. Na verdade acho que até aumenta. Não acham?

Se nem isso te convence, procure saber mais sobre Exocoetus volitans. Sério, é um peixe que voa. Na próxima vez que você achar que não tem credenciais para colocar seu projeto em prática veja essa singela foto de um peixe voando ali de cima. Não vamos deixar que um peixe seja mais motivado que você, né?

4. Pratique a procrastinação

Foto por Thevlue

Opa, deixa eu só ver o que tá rolando no Facebook e no Instagram antes de começar. Putz, mas antes eu preciso fazer um café pra me animar. Vou ali na cozinha rapidinho.

Mas olha só, acabou de estreiar aquela série no Netflix! Vou deixar para amanhã de noite para trabalhar no meu projeto. Ahh… mas amanhã a galera combinou de tomar uma cerveja naquele novo bar. Fim de semana então certeza eu começo!!!

Mas aí semana que vem eu viajo com a família. Aí complica! Melhor deixar pra quando as coisas estiverem mais tranquilas.

5. Arquive para o momento ideal

Vou deixar aqui guardadinho. Quando a o momento for melhor tiro o pó e coloco em prática.

Parece até uma procrastinação, mas é pior que isso. É quando nem pensamos em começar, mas sim esperamos a situação perfeita para isso. Aquele momento mágico da vida que vamos ter disposição, tempo, dinheiro e motivação para dar o pontapé no nosso projeto.

Mas lamento informar, meus caros. Esse momento nunca vai chegar. É preciso começar agora, mesmo que timidamente, para pode chegar ao seu destino. Se você não consegue colocar o seu projeto pessoal agora no meio da sua agenda é sinal de que algo não está certo. Ou você não acredita muito nos seus planos, tem medo de começar ou no fundo está se sabotando sem saber.

Mãos à obra. Camarão que dorme a onda leva. Num mundo tão dinâmico que vivemos você corre o risco de perder o timing do seu projeto. Aí pode ser tarde demais e um concorrente já tenha largado na frente.

E você, tem alguma fórmula para o fracasso para compartilhar?

Valeu a leitura! Uso o Medium para falar sobre empreendedorismo e um pouco sobre turismo. Aproveite e leia meus outros textos: Como o brasileiro viaja, 7 coisas que aprendi empreendendo com turismo em Buenos Aires e O que o Brasil pode aprender com a Argentina no turismo.

Sou dono do Aires Buenos, blog sobre Buenos Aires, e fundador do Phototrip.me, rede de fotógrafos brazucas ao redor do mundo.

--

--

Túlio Pires Bragança

Fundador do Aires Buenos, Phototrip.me e de otras cositas más. Redator On Air da Fox International Channels. Mora em Buenos Aires há 11 anos.