9 coisas que fizeram meu casamento ser uns… 90% perfeito

Juliana do Vale
9 min readMar 4, 2015

Parece exagero, mas meu casamento foi perfeito. O seu pode ser também e isso só depende de você.

Sempre que comento sobre o meu casamento digo que foi perfeito, mas claro, sempre tem um detalhe ou outro que poderia ter sido melhor.

Não foi a primeira vez que organizei uma festa grande pois tive festa de 15 anos, mas nada se compara a um casamento. Quando fiz 15 anos não me preocupava com o estilo que queria para a minha festa e, como isso foi há mais de 10 anos (sim, estou ficando velha), nem haviam tantas opções de escolha como hoje em dia.

Já um casamento existem vários poréns…

O primeiro deles é que não é uma festa apenas sua, é do seu noivo também, o que acaba criando a necessidade de algumas coisas precisarem ser escolhidas em conjunto. — Ah, mas existem os noivos que não ligam pra organização e deixam tudo nas mãos da noiva e da sogra .— é existem… mas esse não foi o meu caso. Mesmo que o maior poder decisão tenha sido meu, o noivo também ajudou em todas as escolhas fazendo com que o nosso dia tivesse a NOSSA “cara”.

Depois que a correria da organização e a ansiedade do dia passou, notei que o meu casamento foi sim uns… 90% perfeito, tudo isso por causa de:

1- Fui uma noiva super antecipada

Para fazer tudo com calma e não ter estresse, comecei a organização com 1 ano de antecedência. Na verdade, antes disso eu já havia pesquisado várias coisas na internet.

Me antecipei com praticamente tudo.

Por exemplo, meu vestido e buquê ficaram prontos 6 meses antes do casamento e não foi por desespero. Muitas outras coisas também ficaram prontas com bastante antecedência, mas isso foi proque (com muita sorte) fiz as escolhas certas.

Meu vestido e buquê.

Mesmo assim, um mês antes do casamento o padre que faria a nossa cerimônia disse que precisaria viajar justamente na data da cerimônia e que não poderia fazer a celebração. Veja bem, com um ano de casamento marcado ele avisou um mês antes… mas ok, não fiquei desesperada e me virei para achar outro celebrante que acabou sendo muito melhor do que aquele que “desistiu”, ou seja, há males que vêm para o bem.

E, aqui vai o meu primeiro conselho: comece fechando os contratos mais importantes/caros como igreja, celebrante, salão, cerimonial, decoradora, vestido, foto e vídeo. Os demais podem ser vistos com calma, mas assim que possível já garanta os convites.

2- Estilo da festa definido antes de tudo

A primeira coisa que fizemos, antes mesmo de decidir se faríamos o casamento, foi pesquisar possíveis locais, assim SE fizéssemos já sabiam os que poderiam ser escolhidos.

Pedi muitos orçamentos para salões, restaurantes e até mesmo chácaras para cerca de 150 convidados. Montei uma pastinha com todos os arquivos recebidos e fui separando os melhores, então notamos que:

  • as chácaras sairiam mais caras, pois geralmente é preciso alugar todo o mobiliário, buffet, etc. E além disso, não era muito o nosso estilo.
  • os restaurantes dariam um ar muito impessoal ao casamento e, para o nosso número de convidados, alguns não ofereciam exclusividade do local.
  • os salões nos trariam o conforto e a segurança de que com chuva ou sol o casamento seria como o planejado. Outro detalhe é que maioria dos salões já possuía todo o mobiliário e buffet, mas ainda sim era possível customizar toda a decoração.

Dentro disso, o segundo problema era que o local precisava ter uma comida boa, óbvio.

Aqui em Curitiba os casamentos mais tradicionais são feitos em um bairro típico de imigrantes italianos chamado Santa Felicidade, o problema é que praticamente todos os salões oferecem o mesmo buffet “básico” com frango, polenta, salada e lasanha. Justo o que não queríamos.

A terceira exigência era por um espaço que favorecesse a montagem de uma BOA pista de danças, pois pelo perfil dos nossos convidados a festa seria super animada.

Com isso conseguimos traçar um orçamento limite (que mesmo assim foi ultrapassado) e o estilo que queríamos, o qual acabou sendo um casamento clássico com cerimônia na igreja Santa Isabel e recepção no salão do Mezza Notte Eventos.

3- Identidade visual

Eu sou designer e apesar do meu forte não ser material impresso, decidi que eu mesma iria fazer tudo e aqui vai mais um conselho: antes de sair decidindo as cores para a sua decoração pesquise muitas referências.

Hoje em dia existem infinitos sites sobre casamentos que publicam muitos tipos de festas todos os dias, então fique de olho e separe as imagens que mais gostar.

Vale criar uma pasta no seu computador, ou um painel no Pinterest com todas as referências. Assim quando for conversar com a decoradora ou decidir como será a papelaria do seu casamento bastará apenas mostrar as referências e deixar que elas cuidam de tudo.

Para ter ideia, minha primeira decisão era por uma decoração em preto, branco e prata. Mas, conforme fui vendo os papéis para o convites e enfeites, mudei para preto, amarelo claro, branco e dourado.

4- Escolhi profissionais de confiança

Mais um conselho valioso: não feche nenhum contrato com os primeiros profissionais que pesquisar e caso for em feiras de noivas, tome muito cuidado com as promoções mirabolantes que irão te oferecer. Nessas feiras não temos como saberm quem realmente é confiável, então se não conhecer o trabalho de um profissional, guarde o contato, pesquise e só depois volte a conversar com ele.

Eu fui em umas 4 feiras de noivas, peguei muitos contatos, mas não fechei nada. A pressa é inimiga da perfeição, na feira todo mundo é simpático e atencioso o problema é o depois.

O primeiro contrato que fechei foi o salão de festas e com isso definido, pedi a indicação de profissionais que já trabalhavam com eles e alguns, conhecidentemente, eu havia visto em alguma das feiras e até consegui um desconto por ser contato de lá.

Dos indicados pelo salão, fechei apenas com cerimonial e decoradora, pois julguei terem um bom trabalho e, por já estarem acostumadas com as regras da “casa”, os problemas estariam minizados.

Os demais profissionais foi pesquisando mesmo, e muito.

5- Ter certeza do que queria

Acredito que, as festas mais difíceis de serem organizadas e as que mais dão errado são justamente aquelas que os noivos não sabem direito o que querem, por isso tenha certeza absoluta do quer e o que não quer.

Sugiro fazer um briefing bem detalhado com sua cerimonial, explicando item por item exatamente como quer. Não importa se vai ser livro de exigências, o que importa é mostrar exatamente como você espera que esse dia seja.

6- Não ter frescura e nem ser teimosa

Ouvi todos os conselhos dos meus fornecedores e tudo deu certo, afinal eles possuiam mais experiência em organização de festas, por isso se disserem que algo pode te dar problemas aceite porque a probabilidade de dar é enorme.

Também é importante não inventar coisas super mirabolantes, pois a possibilidade de se frustrar é quase certa. Por outro lado, tome cuidado para que tudo seja exatamente como o planejado.

No meu casamento pedi para a cerimonial entregar um corsage para minhas madrinhas, mãe e sogra usarem na cerimônia. Quando entreguei os presentinhos para ela, estavam dentro de uma embalagem com uma mensagem que contextualizava o porquê de estarem recebendo esse presente, mas depois de um tempo descobri que não foram entregues na embalagem e que elas nem viram a mensagem. Fiquei bem chateada, mas provavelmente isso foi feito para otimizar o tempo e depois do “leite derramado”, nem chorei ☹.

Corsage entregue para mães e madrinhas.

Outro item bem problemático é o vestido da noiva.

Aconselho que você saia de loja em loja experimentando vários sem vergonha de não escolher uma opção. Esses lugares estão acostumados com isso e assim, caso resolva fazer um sob-medida ou encomendar de fora do país, já saberá o modelo que lhe cairá melhor.

Experimentei mais de 30 vestidos e escolhi o modelo final em uma foto na internet, com isso eu já sabia o modelo que queria e qual ficava bom em mim. Então, o pessoal tirou as minhas medidas e o pedido foi feito em Nova Iorque, quando chegou ficou PERFEITO, não precisou de um mínimo ajuste.

Uma pedacinho do meu vestido de noiva.

7- Escolhi para fotografar e filmar profissionais que tinha afinidade

Isso é bem importante, o seu grande dia será eternizado pelas fotos e filmagens. Portanto é primordial que tenha afinidade com essas pessoas, assim eles irão conseguir entender sua personalidade e o que é especial para ser lembrado.

Pesquisei muitos fotógrafos e a escolhida era um amor, nos demos bem desde a primeira troca de e-mails e a filmagem foi feita por um amigo meu que estava abrindo empresa na época. Garantia de sucesso né.

8- Não surtei

Item difícil, mas é preciso manter a calma e isso só será possível se você conseguir confiar em todos os seus fornecedores.

Outro "segredinho" é que no dia não fiquei perguntando se tudo estava sendo feito do jeito combinado para minha cerimonial, afinal estava pagando para isso.

Portanto, deixe que em algum momento do seu dia alguém irá te avisar que tudo está ok e se não estiver, te garanto que a cerimonial (se for boa) não irá te deixar entrar enquanto não estiver. Então, relaxe.

9- Não tive pressa

Casar com a pessoa que amamos é uma vez só, depois podem até ter festas de bodas erenovações dos votos, mas o casamento é sempre o mais emocionante.

Por isso não tive pressa de fazer nada e aproveitei cada segundo. Não chorei, mas sorri muito, falei meus votos com calma, tirei muitas fotos, tentei dar atenção a todos os convidados e curti a companhia do meu marido na festa. ❤

Nós decidimos não enrolar muito no roteiro da cerimonia e festa, mas não abrimos mão de cumprimentar todos convidados de mesa em mesa. Na minha opinião isso é essencial, pois eles estão ali porque amam o casal e porque estão felizes com a união, então retribuir é importante.

Infelizmente 100% perfeito acho bem difícil que algum casamento no mundo já tenha sido, mas saiba que:

Tudo irá depender de você. Sim, de você!

É você quem escolherá os fornecedores, quem fará as exigências, as escolhas e principalmente será você quem criará as expectativas, por isso todo cuidado do mundo é pouco.

Outra conselho, quando fechar um contrato ou fizer uma escolha, não procure mais nenhuma referência sobre isso, caso contrário virará uma dúvida atrás de outra e nunca se resolverá o que é necessário.

Para finalizar, não esqueça:

Mantenha a calma, não tenha pressa e curta cada segundo,
pois tudo passará muito rápido.

--

--

Juliana do Vale

Me chame de Ju. Sou Design Manager no iFood, lidero equipes de design a quase 10 anos e aqui você vai encontrar dicas sobre carreira e liderança em design.