Iniciando em UI/UX Design

Manuella Moura
Aela
4 min readApr 29, 2020

--

Quem eu sou e o que você vai encontrar aqui

Muito prazer, me chamo Manuella, tenho 29 anos e sigo buscando cada vez mais conhecimento para ser Product Designer. Esse primeiro post e todos os outros que ainda virão, tem o objetivo de colaboração, troca de experiências sobre Design e de mostrar que você pode e deve buscar o que realmente ama fazer!

Vou te contar bem rapidinho um pouco da minha história:

Minha formação inicial é em Direito e durante muitos anos eu estudei para passar em um concurso e ter aquela estabilidade que parece ser a decisão mais acertada da sua vida. Depois de muita frustração, eu resolvi dar um basta e encontrar o que eu realmente gostava de fazer. O problema era que eu nem sabia por onde começar.

Com um “empurrão” do meu esposo eu encontrei a área de UI/UX Design, pesquisei muito e fui me apaixonando por esse universo a cada dia.

Quer saber mais sobre a o que é UI e UX. Confere esse artigo:

Qual a diferença entre UX e UI Design? — entenda de uma vez

Tudo parecia que tinha entrado nos trilhos mas aí, eu descobri um câncer de tireóide e meu planejamento parecia que estava desmontando como um castelo de cartas (isso tudo há menos de 1 ano).

Depois do ano maluco que foi 2019, vivemos agora essa pandemia. Mas eu estou bem de saúde e sigo com a certeza de que é trabalhar com UI/UX que eu quero.

O que é fundamental na transição de carreira para UI/ UX Design

Assim como com em qualquer outra profissão, é fundamental você se especializar e buscar conteúdo técnico para conseguir entrar no mercado de UI/UX Design.

Há muitos cursos, seja presencial ou online, sobre essa área e é importante você analisar o conteúdo do curso levando em consideração seu nível de conhecimento e seus objetivos. Vou te falar aqui um pouco sobre um curso que já fiz e outro que estou fazendo.

Cursos

Curso inicial: UX / UI: Fundamentos para o design de interface (Coursera).

Esse é um curso básico, realmente para quem está iniciando e, na minha opinião, não te dará todo o necessário para trabalhar com UI/UX, porém você aprenderá conceitos fundamentais e terá acesso à leituras extras com conteúdo relevante e interessante.

Hoje faço o Bootcamp — MID da Aela, e esse considero um curso bem completo porque nele há diversos exercícios que você pode utilizar para criar um excelente Portfólio (outro ponto essencial para quem quer ingressar na área de UI/ UX Design)!

Se conectar com o mundo de UI/UX também é fundamental, seguir blogs com artigos interessantes, participar de grupos/comunidade nas redes sociais, buscar referências de profissionais para se inspirar. Tudo isso vai colaborar para seu crescimento nessa área.

Blogs com artigos interessantes

Grupos/ Comunidades

Agora vou tocar em uma “ferida” dolorida para muitos (inclusive eu), mas o fato é que: saber inglês te leva mais longe! A profissão de UI/UX Designer é uma profissão global, então, por mais que você não tenha intenção de trabalhar em outro país, estudar e aprimorar o inglês vai te dar vantagens mesmo no mercado brasileiro.

E você nem precisa pagar algum curso para aprender, existem apps gratuitos e vários canais do YouTube com dicas incríveis.

Canais do YouTube para aprender inglês

O Batman te ensina sobre UX!

“An infographic rethinking Batman’s classic outfit in a user-centric way”

O BATUX foi o meu primeiro contato com o que, teoricamente, compõe um processo inteiro de Design. E, posso garantir, ele te ensina sobre UX de forma leve, divertida e apaixonante!

Ele é um infográfico que repensa a roupa clássica do Batman colocando o usuário no centro desse processo. Isso permite que, ao longo de cada etapa, a experiência do usuário seja levada em consideração.

No decorrer do desse infográfico, você vai aprender um pouco sobre as fases de:

  1. EMPATIA
  2. DEFINIÇÃO
  3. IDEAÇÃO
  4. CONSTRUÇÃO
  5. TESTE

Como ele apresenta o processo inteiro através de um caso prático fica mais fácil entender a abordagem de UX Design.

Quer aprender sobre o processo de UX e repensar a clássica roupa do Batman?
É só clicar aí embaixo!

BATUX: “An infographic rethinking Batman’s classic outfit in a user-centric way”

No próximo post…

No próximo post vou escrever para você um pouco sobre os dois primeiros livros que abordam a Experiência do Usuário que li.

O Design do dia a dia — Donald A. Norman

Não me faça pensar — Steve Krug

Esses livros são como leituras obrigatórias para quem quer ingressar na área de UI/UX Design.

Foi um prazer dividir um pouco da minha jornada com você! Até a próxima…

“There is no magic in magic, it’s all in the details.” — Walt Disney

Manuella Mayrinck Moura

Manuella, faz parte da comunidade Aela, como aluna do bootcamp Master Interface Design. Nossos alunos, são estimulados a compartilharem conhecimentos e aprendizados através de textos aqui no Medium.

Quer acompanhar os próximos artigos da Manuella Moura e da comunidade Aela? Lembre-se de nos seguir aqui no Medium e assine nossa newsletter para receber novidades por email.

--

--