O "Boom" do UX Design

Aela.io
Aela.io
May 9 · 8 min read

A impressão é somente nossa ou vocês também só ouvem falar sobre UX Design, User Experience, Design de Interação — e outras milhares de expressões que usamos para nos referir ao mercado de UX — nos últimos tempos? Quer sabe o motivo? Fique conosco nesse artigo!

Photo by Nagatoshi Shimamura

O mercado de UX está “bombando” e a tendência é de um boom ainda maior nos próximos 30 anos, segundo estudo da NN/g.

Nesse artigo, vamos explicar algumas causas do crescimento astronômico do UX Design e o porquê dele se tornar ainda maior nos próximos anos.

Vamos mostrar, ainda, como você pode e deve aproveitar esse momento para mudar de carreira e se tornar um UX Designer.

A Nielsen Norman Group — NN/g — é uma empresa de UX Research e consultoria na área de UX Design. Foi fundada por Don Norman e Jakob Nielsen, considerados os pais da User Experience.

Mas afinal, o que é UX Design?

Podemos definir UX Design como:

  • busca para entender melhor o usuário;
  • como ele usa as tecnologias no seu dia a dia;
  • estratégias para melhorar a interação usuário-tecnologia e poder atender suas necessidades.

Para isso, é necessário utilizar recursos de psicologia, testes de usabilidade, ter empatia, entre outros. O Design de Interação é o lado humano da tecnologia. Por isso o usuário e suas necessidades estão sempre no centro dos projetos. É a busca de resultados positivos entre a interação de pessoas e tecnologia.

Quer saber mais sobre UX Design? Confira este artigo!

A queda do Design Gráfico

A evolução das tecnologias digitais tem trazido mais conforto, rapidez e resultados aos usuários. Por exemplo, aplicativos de bancos resultaram em muito mais agilidade para transações, pagamentos e aplicações. Outro exemplo são os livros digitais que ganharam muito espaço e consequentemente abalaram o mercado de livros físicos.

Essa mudança tecnológica reflete o novo comportamento, necessidades e exigências do usuário moderno. As pessoas estão mais independentes e mais confiantes em operar tecnologias.

Por exemplo, existem diversos aplicativos onde o próprio usuário pode fazer sua própria logo em minutos. Sem a necessidade de contratar um Designer Gráfico. Tais inovações têm feito com que a procura pelo Design Gráfico caia enquanto pelo Design de Experiência (UX) só aumente.

O avanço de tecnologias como Realidade Aumentada, Impressão 3D e o próprio UX Design fará como que os profissionais necessitem de muito estudo e atualizações.

Dado esse cenário, as vagas para Design Gráfico têm apresentado salários mais baixos, desvalorização do profissional e pouca perspectiva de crescimento. Já para UX Design, o cenário está bem diferente.

Victor Rosato conta um pouco como foi sua migração de Designer Gráfico para UX Design, confira a entrevista!

Mercado de trabalho para UX Design

O mercado de UX Design está em ascensão, o que atrai muitos profissionais interessados em migrar para esta área.

O número de UX Designers cresceu muito nos últimos anos e a tendência é de um crescimento ainda maior.

Segundo a pesquisa da NN/g, de 1983 a 2017 a profissão de UX cresceu de 1.000 para cerca de 1 milhão de profissionais.

Já a previsão para 2050 é que a profissão cresça para cerca de 100 milhões de pessoas.

O crescimento do UX Design em 100 anos

Estamos no início dessa curva exponencial de crescimento! O melhor momento para migrar é agora! Não deixe passar essa oportunidade!

Motivos do crescimento

Photographer: Jason Coudriet | Source: Unsplash

A tecnologia evolui todos os dias. E essa evolução é focada no conforto e necessidades dos consumidores. É um aumento exponencial em quantidade e velocidade.

A tendência é a ampliação e a expansão das tecnologias. Principalmente quando os estudos da Internet das Coisas e dispositivos de voz (Siri e Alexia) começarem a ter uma abrangência maior. Dessa forma, será comum para a maioria das pessoas terem em suas casas diversos aparelhos que utilizam essas tecnologias.

O conhecimento e o Mindset do Design Centrado no Usuário têm se difundido e a maioria das empresas já entenderam que a falta de usabilidade pode custar tempo, esforço e dinheiro.

As empresas que não se preocupam com os usuários e em como solucionar os seus problemas estão à beira do fracasso. Se elas quiserem acompanhar seus concorrentes, elas vão precisar dar mais atenção ao UX Design.

As maiores empresas de tecnologia do mundo estão investindo mais do que nunca em equipes de design.

O relatório de tendências para Internet da consultoria KPCB (intitulado “Kleiner Perkins’s 2017 Internet Trends”) mostrou que empresas como Amazon, Facebook e Google estão colocando o design de suas plataformas como prioridade máxima. As três empresas aumentaram em 65% os times de design no ano passado.

Outro exemplo é a empresa australiana Atlassian Corp. Em 2012 ela possuía 1 designer para cada 25 programadores. Já em 2017, a proporção caiu para 1 designer para cada 9 programadores

Já a IBM mostrou uma proporção ainda mais discrepante: de 1 designer para 71 programadores em 2012; mudando para 1 designer em cada 8 programadores no ano de 2017.

O investimento das empresas em UX Design é fator determinante para seu crescimento no mercado. As organizações que já entenderam isso, aumentam ainda mais seus investimentos nessa área.

Confira aqui um infográfico feito pela UserTesting.com sobre investimentos em UX.

Quer saber mais sobre o mercado de UX Design? Confira o 2019 Product Design Hiring report! Ele conta com insights bem interessantes sobre o mercado!

Photo by Christian Sterk on Unsplash

Migrando para UX Design

Por esses motivos que mostramos até agora você já chegou a conclusão dos motivos do boom do UX Design, certo?

Agora, queremos mostrar porque esse é o melhor momento para você para migrar e se tornar um UX Designer. Principalmente porque agora a oferta é ainda muito maior que a demanda, e consequentemente:

  1. Empresas ainda estão menos exigentes, contratando profissionais com conhecimento perfil mais iniciante e se dispondo a treina-los ou ensina-los;
  2. Empresas bancando vistos internacionais para profissionais, por não encontrarem profissionais em seus países;
  3. Diversas ofertas de trabalho remoto.

Além disso, os profissionais são mais valorizados, têm salários mais altos e crescem mais rápido nas empresas. Um profissional iniciante, por exemplo, pode ser promovido em menos de 1 ano.

Outro fato interessante é que o Mindset dentro de UX é de colaboração — ninguém é designer sozinho. O design é construído em conjunto com diversas áreas e Stakeholders. Diferente de outras áreas onde o briefing vai direto para a execução, sem a possibilidade de analisar, modificar e criticar.

O boom do UX ainda está no começo. Mas quanto mais o tempo passar, mais profissionais terão migrado para a área e as empresas estarão mais exigentes. Dessa forma, a tendência é a demanda ir diminuindo.

A nossa recomendação é que você comece a dar os primeiros passos para se tornar um Product Designer.

Quer mais dicas sobre como migrar para UX? Confira esse artigo!

Passos iniciais para migrar

Photographer: Bruno Nascimento | Source: Unsplash

Atualmente, conseguimos achar online e de graça tudo o que precisamos para adquirir conhecimento. Mas ao mesmo tempo que isso é fascinante, a grande quantidade de informações pode também nos deixar perdidos. Sem um direcionamento podemos não saber por onde começar nem por qual caminho seguir.

Por isso que um mentor se torna essencial no processo de migração de carreiras.

O mentor irá:

  • te orientar;
  • te guiar;
  • dar feedback dos seus erros e acertos.

Confira alguns depoimentos de alunos que fazem o Bootcamp Master Interface Design:

“…Eu até participei de algumas entrevistas em empresas bem interessantes. Porém o feedback era sempre o mesmo: eles gostavam de mim, mas precisavam de alguém mais focado em Product Design. Com isso, decidi realizar o curso da Aela — Master Interface Design — o que me ajudou muito em questão de orientação para obter resultados positivos. Então, a segunda etapa, mais direcionado e orientado pelos mentores da Aela, eu revisei meu portfólio…Estudei bastante e realizei os primeiros projetos do curso e já coloquei esse meu novo portfólio no ar. Apliquei para outras vagas e já obtive feedbacks melhores somente com esses passos iniciais já dados.” — Victor Rosato

“Sou muito grato a vocês, da Aela, também por terem devolvido o sonho que estava apagado em mim. Hoje, particularmente, sou muito feliz no que eu faço e todo dia é uma nova oportunidade para aprender e buscar conhecimento.” — André Borges

“O que me fez decidir cursar o MID foi ver nas minhas pesquisas a quantidade de vagas para essa área de UI/UX. Era a primeira turma, e no começo eu não sabia nada. Comecei do zero e me ajudou muito. Desde a parte de software, a atitude de pensar no usuário, o que você está fazendo e porque está fazendo… Acho que sem isso, eu não teria conseguido nem a primeira oportunidade.” — Inis Leahy

Veja mais depoimentos sobre o MID nesse artigo:

O nosso Bootcamp conta com uma mentoria completa, além da comunidade fechada da Aela no Slack. Lá, alunos e mentores colaboram diariamente com experiências do dia a dia, dicas extras, dificuldades e também suas trajetórias até conseguirem sua primeira oportunidade em UX.

Algo primordial em nosso Bootcamp Master Interface Design é a experiência de nossos mentores. É importante que tenham tido experiência no Brasil, mas que agora atuem no mercado internacional. Assim, eles podem orientar os alunos nas melhores práticas, novidades e compartilhar com eles o que há de mais atualizado no mercado.

Tudo isso se faz essencial para que os alunos obtenham resultados em poucos meses de estudos.

Trabalhando dessa maneira é como já ajudamos diversos alunos a migrarem, sejam com background em design ou não. Cada história é singular, mas há algo que todas elas tem em comum: dedicação, estudos e trabalho. Além, é claro, de seguirem as orientações dos nossos mentores.

Confira no nosso canal do Youtube, diversas entrevistas com alunos que efetuaram a migração para UX Design! Inspire-se!

O crescimento do mercado de UX é certo. Não perca tempo e venha fazer parte dessa profissão que muda a vida das pessoas! Confira nosso Blog, Youtube e Podcast para se manter atualizado.

Ah, se tiver qualquer dúvida, nos mande uma mensagem! Estamos te esperando!

Aela.io

Design, Interaction e UX. Com muito de tecnologia e foco internacional.

Aela.io

Written by

Aela.io

Design, Interaction e UX. Com muito de tecnologia e foco internacional.

Aela.io

Aela.io

Design, Interaction e UX. Com muito de tecnologia e foco internacional.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade