Adotar ou Comprar: Veja qual a melhor opção para ter um membro novo na família

Caroline Andreoli
Arquivo 11
Published in
3 min readNov 23, 2018

Por Caroline Andreoli, Eduarda Toledo, Fabrício Fonseca e Jéssica Roloff.

Que o cachorro é o melhor amigo do homem todo mundo já sabe, mas com as mudanças da rotina e a correria do dia a dia, eles se tornaram bem mais que uma simples companhia. Devido a diversos problemas da mundo atual, muitas pessoas se sentem sozinhas e recorrem a um animal de estimação não só para alegrar o ambiente e a si próprio, como para esquecer dos problemas. Quando chega a hora de trazer um novo membro pra família, começam as conversas e pesquisas sobre qual será o tamanho, tipo e nome do novo pet. Mas a dúvida principal que surge é: comprar ou adotar?

Essa é uma pergunta que muitos se fazem antes de levar um animal para casa. De um lado, existem aqueles que preferem adquiri-lo, pagando um preço estipulado e certificando-se que seja um com pedigree. Mas de outro lado, tem aqueles que preferem resgatar um animal de rua ou de uma instituição, num ato solidário.

Antes de levar um animal para casa, considere e reavalie a sua decisão muitas vezes. Um animal não é um brinquedo. Ele vai necessitar de cuidados, de um espaço apenas para ele e carinho. Considere os gastos com alimentos, visitas ao veterinário e seus cuidados básicos e veja se você pode comportar em seu orçamento.

A adoção ou a compra são decisões bastante particulares, que envolvem muitas variáveis e depende do seu perfil das suas necessidades. O ideal é sempre avaliar as duas opções, comparando as vantagens de cada uma das opções de acordo com as suas necessidades e de sua família. No caso da compra de um animal de raça pura, procure visitar mais de um criador antes de fazer sua escolha, Já no caso da adoção, procure não agir por impulso, afinal, um animal que já se encontra em uma situação delicada, pode sofre ainda mais com a desistência.

A primeira e mais importante decisão é se você está de fato preparado para ter um cachorro ou um gatinho em sua casa e se esta será um escolha consciente para o resto de sua vida. Pense bastante e decida com o coração e a razão. E não esqueça, adotar e comprar um cachorro, ou adotar e comprar um gatinho, sempre serão atos de amor incondicional. Ninguém tem o direito de dizer que comprar é errado e ninguém pode impedi-lo de adotar um animal das ruas. A decisão correta para o seu momento depende exclusivamente de você.

Mas das duas opções seria a melhor?! Um fato inquestionável é que adotando ou comprando, as regras para ter animais em casa são as mesmas. Nessa reportagem você poderá ler mais sobre esse assunto e decidir qual opção é a melhor.

LEIA MAIS

Raças produzidas em laboratório: evolução ou retrocesso?

De Patas Dadas com os animais: conheça a história da ONG que disponibiliza catálogo de adoção online

Me AUdota?- O amor da sua vida pode estar em alguma dessas Ongs

Bate Papo com o Veterinário: Tire suas dúvidas sobre a saúde e o bem estar dos pets

Adotar, um gesto de amor: Conheça o projeto ARCA, de Camaquã, que recolhe animais de rua

Amor a primeira vista: Uma história de adoção

“Fiz do amor pela raça um meio de sobrevivência”: conheça a história do microempresário Edson Prestes dos Santos e Leandro Jaeger

--

--