Mesmo na reta final continuamos errando

Reportagens Acadêmicas
Redação Beta
Published in
6 min readJun 28, 2019

Final do semestre se aproxima, mas nossos leitores seguem atentos. Confira mais uma coluna de ombudsman

Equipe da Beta Redação (Foto: Eduardo Zanotti/Beta Redação)

Ao longo do semestre apresentamos uma evolução na forma como produzimos nossas matérias, mas os leitores voltaram a apontar erros de ortografia e trechos confusos nos textos.

As fontes utilizadas nas matérias, são outro ponto a ser revisado para as produções futuras. Algumas trouxeram somente duas fontes, quando nossa orientação é no mínimo três por pauta.

Confira as opiniões do nosso conselho de leitores.

Videomonitoramento contribui para a redução de frutos e homicídios em Nova Santa Rita — Jaime Zanata

“Ótima escolha de tema, pois a segurança pública atrai muito o interesse das pessoas. O texto não foi clichê, pois apresentou dados e falas muito enriquecedores, além de mostrar a segurança da cidade de forma positiva, pois a maioria de reportagens sobre o assunto são para mostrar altos índices de criminalidade, falta de investimentos ou de efetivo”, comenta a leitora Deyzi Botesini.

“Gostei do texto, completo e esclarecedor”, conta o leitor Luís Santos.

Uma das fotos que você encontra na matéria (Foto: Jaime Zanata/Beta Redação)

O leitor Denis Machado gostou da matéria e aproveita o espaço para uma sugestão. “Achei uma boa matéria. É legal ver como é ampla a cobertura da Beta, com temas diferentes trazidos semanalmente de diferentes cidades do estado. Vi só um ou dois errinhos de digitação no decorrer do texto, mas, no geral, o material está bem escrito. Talvez desse para se pensar em uma forma mais visual para a apresentação dos dados. Fica a sugestão”.

“O terceiro parágrafo ficou confuso… '…uma delas, inclusive, foi acusada pelas câmeras.' As câmeras não 'acusam', elas filmam, capturam imagens quem acusa é o Ministério Público. 'Como está em crescimento, o município que se emancipou de Canoas em 1992, ainda não tem internet em todos os bairros'. Não separa-se o sujeito do verbo. A vírgula deveria ser inserida após a palavra município, colocando a explicação sobre a emancipação entre vírgulas. Matéria de interesse limitado aos moradores do município. Dispensável”, critica a leitora Ubaldininha Torres.

Leia a matéria aqui.

Feminicídios aumentam mesmo com queda no registro de ameaças — Vanessa Fontoura e Pâmela Atkinson

“É importante inserir dados comparativos, porém poderia ter utilizado algum gráfico para ilustrar. Bom texto”, afirma a leitora Deyzi Botesini.

“Gostei do texto. Está bem completo e muito esclarecedor”, comenta o leitor Luís Santos.

O leitor Denis Machado, por mais que tenha gostado da matéria, também sentiu falta de fala de um especialista. “Boa interpretação dos dados feita pelas colegas; mas senti falta de uma análise do porquê de as ameaças terem diminuído e o feminicídio crescido. Penso que caberia uma fonte especializando tratando deste ponto. Outra coisa. Como a linha de apoio aponta que as mulheres “buscam alternativas de defesa”, acho que caberia apontar que alternativas são essas. Só a apresentação do projeto de São Leopoldo me pareceu um pouco raso”, conta.

“'Mas somente no município de São Leopoldo foram cometidos 1.221 crimes de violência contra à mulher em 2018. Porque a preposição adversativa iniciando a frase? A autora poderia ter entrevistado os responsáveis pela Polícia Civil de São Leopoldo (ou do Estado) para saber o motivo de não haver uma unidade da Delegacia da Mulher no município. Seria uma complementação à questão levantada, Matéria com temática relevante. Apesar da referência específica a São Léo, traz dados e informações pertinentes e que interessam a todos” comenta a leitora Ubaldininha Torres.

Acompanhe a matéria aqui.

Muito mais que um melhor amigo — Estephani Richter

“Muito legal o projeto de lei, e a explicação da importância que ele representa no uso de pets no tratamento dos pacientes”, afirma a leitora Deyzi Botesini.

"Gostei da matéria. Está objetiva e informativa”, conta o leitor Luís Santos.

O leitor Denis Machado também sentiu falta de fotos e cases. “Senti falta de um case. Seria bacana de a matéria abrir com um paciente e seu cãozinho, mostrando os efeitos da presença do animal, etc. seria bonitinho. Uma pena, também, a matéria não ter fotos próprias. A pauta, que é bem boa, renderia ótimos registros, sem dúvida. Sobre o texto, sugeriria o cuidado com as frases muito longas”, comenta.

Uma das fotos utilizadas na matéria (Foto: Divulgação/AGATA)

“'Para poder usar um animal na zooterapia, é preciso saber se o bichinho é sociável e adaptável a aquela atividade. (legenda da segunda imagem) Neste caso, usa-se a crase — àquela (contração da preposição a com o pronome demonstrativo aquela). 'Já nas escolas, a Terapia Assistida por Animais pode ajudar crianças tímidas, que não conseguem ler em voz ​alta para colegas, a lerem para o bichinho.' A matéria aborda um tema bem atual e interessante. Parabéns pela escolha!”, elogia a leitora Ubaldininha Torres.

Confira a matéria aqui.

Língua portuguesa desafia profissionais que trabalham com a escrita — Graziele Iaronka e Laura Hahner Niernow

“A utilização de “gráfico” torna o texto mais claro e visual”, elogia a leitora Deyzi Botesini.

“Gostei do texto, apesar de ter fugido um pouco do tema”, comenta o leitor Luís Santos.

O leitor Denis Machado acha que a matéria ficou legal, porém poderia ter sido mais bem feita. “Achei a pauta interessante, mas ela me pareceu não muito bem direcionada. Ao terminar o texto, eu não concluí que a 'Língua portuguesa desafia profissionais que trabalham com a escrita', como adianta o título. Fico com a impressão de que as colegas quiseram abordar várias coisas ao mesmo tempo; e o resultado não ficou muito legal. Olhamos o projeto da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos, por exemplo… ele parece bastante deslocado do resto do material. Do mais, divertida a iniciativa do quiz; e senti falta de fotos das fontes”, conta.

As repórteres trouxeram o seguinte gráfico para a matéria:

(Fonte: IBGE — PNAD Contínua 2017 — Educação)

“'O Novo Acordo Ortográfico promoveu mudanças (padronização) na acentuação de algumas palavras, na hifenização e na supressão do uso do trema (mantido em palavras estrangeiras). Palavras escritas com ss, ç, z e sc continuam escritas da mesma forma, com exceção das hifenizadas, que podem ou não ter sofrido alterações. O uso dos porquês também não foi alterado pelo Acordo. Portanto a matéria já inicia com uma informação errada. Revisores, cadê vocês???' 'Entretanto, todo​s os desafios de um professor durante a alfabetização são gratificantes.' A matéria, de modo geral, é confusa. A abordagem da escrita se perde em outros assuntos: Acordo Ortográfico, pesquisa da Ipea, a alfabetização, os projetos da Alvales. Ao tentar ampliar o tema, a autora atira em vários alvos, perde o foco e não acerta nenhum. Além disso, parece não ter conhecimento suficiente sobre o tema escolhido. Não gostei!”, comenta a leitora Ubaldininha Torres.

Confira a matéria aqui

Brasil registra mais de 35 milhões de trabalhadores informais — Matheus Vargas

“Gostei do texto. Bem informativo e direto ao ponto, sem enrolações”, comenta o leitor Luís Santos.

A leitora Deyzi Botesini gostou da forma como a matéria foi escrita. “Texto bem informativo, de fácil compreensão”, comenta.

“A matéria começa muito bem, mas parece terminar meio que 'do nada'. Acho que o colega podia abordar mais essas alternativas de inserção no mercado… talvez com um case de algum Jovem Aprendiz; ou a apresentação de alternativas”, afirma o leitor Denis Machado.

A leitora Ubaldininha Torres aponta alguns erros encontrados na matéria da colega. “'… Ira se viu obrigada a ir para rua fazer para sustentar os dois filhos.'Fazer o quê? 'Fazem uns quatro anos que estou vendendo coisas na rua, já vendi de tudo…' Considero desnecessário reproduzir os erros das falas dos entrevistados. Corrigi-los não altera o teor da declaração. 'Os cursos​, com duração de 1.100, horas são ofertados…' ​Inclui duas vírgulas para dar fôlego ao leitor…”.

Confira a matéria aqui

Saiba mais sobre o Conselho de Leitores da Beta Geral:

--

--

Reportagens Acadêmicas
Redação Beta
0 Followers
Writer for

Eduardo Zanotti da Silva, 26 anos, jornalista.