Há 100 anos era entregue o primeiro Prêmio Pulitzer

Jacob Paes
Blog do Book4you
Published in
4 min readJun 19, 2017

Você com certeza já ouviu falar no Prêmio Pulitzer, muito utilizado por editoras para promover seus livros, demonstrando como eles se destacam em qualidade. E de onde vem toda essa credibilidade do prêmio, cuja primeira edição acaba de completar 100 anos?

O Pulitzer é considerado por muitos um dos prêmios máximos do jornalismo. Isso porque foi idealizado por Joseph Pulitzer, jornalista que se consagrou no fim do século 19 como um dos destaques de sua profissão. Nascido na Hungria, ele era considerado uma figura intensa e habilidosa, muito apaixonada por sua profissão. Ele foi o primeiro editor de jornal a solicitar o treinamento de jornalistas que ainda estavam na faculdade, abrindo espaço para uma verdadeira escola de jornalismo.

Reprodução

Outra atitude memorável foi justamente a criação do prêmio que leva seu nome, estabelecida em um testamento escrito em 1904, com o objetivo de incentivar a excelência no jornalismo. "Estou profundamente interessado no progresso e na elevação do jornalismo, tendo passado a minha vida nessa profissão, considero-a como uma profissão nobre e de importância inigualável para a sua influência nas mentes e na moral das pessoas. Desejo ajudar a atrair a esta profissão jovens homens de caráter e habilidade, também para ajudar aqueles já envolvidos na profissão a adquirir o mais alto treinamento moral e intelectual", declarou Pulitzer.

Pulitzer estabeleceu as regras das primeiras edições do prêmio mas também solicitou que fosse criado um comitê, não só para conceder os prêmios como também para atualizar as categorias conforme o tempo passasse. Hoje, são 14 categorias voltadas exclusivamente ao jornalismo, como Serviço Público, Furo de Reportagem e Reportagem Fotográfica.

Vencedor da última edição do Pulitzer de fotografia (na categoria Breaking News), Daniel Berehulak mostra a luta contra os cartéis de drogas nas Filipinas, publicada no The New York Times.

E os livros?

Pulitzer deixa claro que, com a premiação, procura elevar o nível do jornalismo praticado nos Estados Unidos, bem como o treinamento moral e intelectual dos praticantes de sua profissão. Por isso, também incluiu categorias voltadas a letras e música em seu prêmio.

A literatura é abrangida em seis itens: ficção, teatro, história, biografia (ou autobiografia), poesia e não ficção geral; já a área da música está representada por uma única categoria, que hoje em dia busca destacar uma contribuição musical significante realizada por um estadunidense que tenha tido a sua primeira apresentação ou gravação nos Estados Unidos durante o ano. No total, portanto, o prêmio conta com 21 categorias.

É importante destacar que essas categorias mais relacionadas às artes são muito voltadas ao cenário norte-americano. Assim como no caso da música, os livros precisam ser americanos e escritos por autores estadunidenses, ao passo que as peças de teatro necessitam ter sido escritas por um estadunidense e encenadas em Nova York, preferencialmente abordando assuntos ligado à vida norte-americana.

Colson Whitehead, autor de 'The Underground Railroad' (Reprodução)

A última edição do prêmio, em abril deste ano, elegeu o drama ‘The Underground Railroad: Os Caminhos para a Liberdade’, de Colson Whitehead, como melhor ficção. Último livro lido por Barack Obama em seu mandato e primeiro lugar na lista do Book4you com os melhores livros de 2016, tendo sido eleito a melhor ficção pela Time, o título chegou recentemente no Brasil pela HarperCollins e conta a história de Cora, uma jovem escrava em uma plantação de algodão na Georgia. Um recém-chegado da Virgínia revela uma rota de fuga até então desconhecida por ela, que decide escapar de seus algozes. Mas nada sai como planejado e ela passa a ser caçada, podendo ser levada de volta a uma existência terrível sem liberdade a qualquer momento.

Confira a lista completa de vencedores da última edição aqui.

Na lista "Prêmio Pulitzer", o Book4You também traz uma versão atualizada com diversos vencedores do prêmio — e o melhor é que você pode escolher pela história! Clique aqui e conheça.

--

--

Jacob Paes
Blog do Book4you

Editor de livros, graduado em Produção Editorial e estudante de Letras/Italiano. No tempo livre, curte séries, filmes, carros e, claro, livros @tresemeiopodcast