Mais histórias e menos stories no Medium Brasil #135
Thiago Loreto
1291

Como montar seu feed no Medium para ler conteúdos em português

Caro Thiago Loreto, muito obrigado por esse texto. Ele reflete a opinião de parte importante de nossa audiência no Medium em Português: afinal, por que não recebo tantos conteúdos nacionais quanto eu gostaria?

Vamos do começo.

Como o Medium funciona

O Medium é diferente de usuário para usuário. Não existe uma “capa” do Medium. Quando estamos logados, nosso stream (os textos que recebemos em nossas telas, seja na web, seja no app) é montado conforme alguns padrões.

Pessoas que você segue
Publicações que você segue
Tags que você segue
Recomendações de sua rede

Toda vez que alguma pessoa que você segue postar algo no Medium, esse texto será distribuído a todos os seguidores daquela pessoa, inclusive a você. Nessa semana eu descobri o perfil da Celina e comecei segui-la (aliás, use @ na frente do nome da pessoa para citá-la por aqui). Tem tanta gente boa no Medium que vou colar aqui um parágrafo de um texto que escrevi em março, só com perfis de mulheres que sigo (dica para encontrar quem seguir: veja quem a galera que você curte está seguindo).

E ainda alguns perfis pessoais que escrevem e/ou indicam conteúdo como Bia Kunze, clara averbuck, rosana hermann, Lovelove6 (que era a grande estrela e campeã de audiência na infelizmente terminada Nébula), Larissa Lemos, Carol Patrocinio, Carol, Flávia Durante, Flavia, Luísa Fedrizzi, Rachel Glickhouse, Eu gosto de uma coisa, Renata Simões, Anamaria Legori, Laura Capriglione.

O mesmo acontece com as publicações: sempre que Medium Brasil, YouPix, Cabine Literária, Nua e Crua, Bang Bang, Brio Stories, Trendr, Democratize, Perestroika, Puntero Izquierdo, Dublinense, ITS Rio, Nossa Coletividad, Grafia, Gustavo Tanaka, Outra Cozinha, Nada Errado, Fazia Poesia, Coletivo Selo Povo e outra das tantas publicações do Medium em português postarem uma história você a receberá no seu feed. Basta segui-las.

Outra coisa que faço muito: seguir tags. Eu, por exemplo, sigo as tags Brasil, Arte, Jornalismo, Lava Jato, Reportagem, entre outras.

Como seguir uma tag?

Sempre que você pesquisar por algo no Medium ou encontrar uma tag de seu interesse no pé de algum texto, clique nela: você verá a opção de seguir aquela tag. A partir disso, toda vez que alguém postar algo no Medium com aquela exata tag, no mundo todo, mesmo que você não siga aquela pessoa, você receberá a história no seu feed.


Uma das principais funcionalidades do Medium é a recomendação. No pé de cada texto você pode clicar no coraçãozinho verde. Ao fazer isso, você espalha aquela história para todas as pessoas que seguem você, aumentando o alcance dela. E sempre que alguém que você segue recomendar alguma história você a receberá em seu feed. É um modo de dizer “ei, leia isso que vale a pena”. Portanto, recomende.

O que vem por aí?

Passamos a semana passada toda em San Francisco, na sede do Medium, preparando nossos próximos passos para o Brasil. Um dos objetivos centrais é tornar o Medium cada vez mais brasileiro, com conteúdo original em português que possa ser descoberto, lido e recomendado. Novidades em breve. Fique ligado. :)

ps. Baixe nosso app.

Leandro Demori é autor de “Cosa Nostra no Brasil, a história do mafioso que derrubou um império” (Companhia das Letras). Conheça o livro.