WandaVision | Quem é Monica Rambeau nos quadrinhos da Marvel?
Conheça a personagem que foi a primeira Capitã Marvel e líder dos Vingadores
Além dos protagonistas Visão e Feiticeira Escarlate, a nova produção original do Disney+ apresentou outros novos personagens ao MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Um dos mais intrigantes até agora é a versão adulta de Monica Rambeau (Teyonah Parris). Os fãs conheceram a personagem ainda criança em Capitã Marvel (2019), mas a Monica Rambeau dos quadrinhos é muito mais do que um personagem secundário. Inclusive, ela foi a primeira Capitã Marvel e um dos principais membros dos Vingadores durante a década de 1980.
Origem
Como a maioria dos personagens da Marvel, a história de Monica é bem longa e já passou por altos e baixos. A personagem teve sua primeira aparição nas páginas do Espetacular Homem-Aranha Anual #16 em 1982.
Na edição, o leitor acompanha Peter Parker e conhece a história de origem da personagem. Monica era uma tenente da Patrulha do Porto de Nova Orleans que acabou sendo exposta a energia extra-dimensional por meio de uma arma experimental. O acidente fez com que a personagem desenvolvesse capacidade de absorver, controlar e se transformar em qualquer forma de energia no espectro eletromagnético. Isso permite que ela voe na velocidade da luz, torne-se invisível e projete rajadas de luz contundentes, entre outras poderes.
Basicamente, suas habilidades são muito semelhantes com o que vimos na versão do MCU da Capitã Marvel em 2019, o que meio que faz sentido já que, nos quadrinhos, Monica foi a primeira Capitã Marvel, não Carol Danvers.
Vingadores
Como Capitã Marvel, Monica se juntou aos Vingadores, onde rapidamente se tornou um dos membros da equipe mais importantes ao longo da década. De acordo com a Marvel.com, ela finalmente alcançou o posto de líder da equipe, supervisionando os Vingadores por cerca de um ano no final dos anos 80. Isto é, até que uma missão a deixou sem poderes por um tempo. Ela finalmente recuperou seus poderes e voltou para a equipe, mas a personagem nunca recuperaria a proeminência de seu auge dos anos 80.
Nas duas décadas seguintes, Monica definhou em relativa obscuridade nas páginas da Marvel Comics. Durante esse período, ela apareceu para ajudar vários super-heróis de vez em quando, enquanto passava por uma série de mudanças de identidade. Ela se tornou Fóton em 1996, em 2005 mudou para Pulsar, e em 2013 ela começou a se chamar Espectro. Seu tempo como Espectro na Marvel Now! foi o evento indiscutivelmente mais significativo desde o auge dos anos 80, com Monica novamente se juntando a uma equipe de Vingadores nos Mighty Avengers.
Monica em WandaVision
Naturalmente, muitas coisas sobre a “Capitã Rambeau” parecem ter mudado para WandaVision. No quarto episódio da série tivemos a confirmação que Geraldine era na verdade Monica Rambeau, filha da Maria Rambeau e capitã da SWORD. Embora a personagem pareça ter certa importância e uma origem diferente dos quadrinhos, Monica tem tudo para recriar nas telas a trajetória heroica que teve nas páginas.
Com muitas especulações e teorias sobre o futuro da personagem dentro do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel), aqui está a esperança de que, com o tempo, os fãs dos quadrinhos verão Monica em sua posição de direito como líder dos Vingadores na tela do MCU.
Confira o trailer de WandaVision: