Shoppings centers e sua adaptação no mercado digital

De que forma a integração do varejo físico com online passa a ser uma necessidade para as lojas e como funciona essa integração?

Grace Bicalho
Creative Bee

--

Há algum tempo o modelo de negócio online já estava à porta do mercado varejista, mas apenas como uma opção. Com a chegada da pandemia da COVID-19, a adaptação para os canais digitais passou de uma opção para uma necessidade.

Não é novidade para ninguém que os consumidores estão cada vez mais adeptos a compras online, e com o cenário atual esse costume aumentou significativamente devido às medidas de isolamento social e às restrições de funcionamento dos comércios.

Diante do presente momento os shoppings se viram desafiados a ingressar no mercado digital, tornando-se shopping centers virtuais, reunindo as lojas físicas dos shoppings em uma única plataforma digital, ou seja, em um grande marketplace.

A integração de físico e digital / offline e online

A estratégia não é apenas levar o shopping para o virtual, e sim desenvolver uma plataforma omni channel (ou seja, que integre diferentes meios de comunicação para funcionarem em um mesmo sentido), que possibilita fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline do varejo.

Essa adaptação permite que os shoppings atendam às novas necessidades de seus consumidores. Por meio do marketplace os consumidores podem verificar se o produto que desejam está disponível, na loja em que desejam, realizar a compra e optar por receber em casa ou retirar no local. Isso alia os benefícios da praticidade do pedido online, com as vantagens oferecidas pelas lojas físicas. Essa flexibilidade faz com que seja possível que o marketplace direcione os clientes aos lojistas, aumentando o fluxo nas lojas físicas e potenciando a geração de vendas.

O que se destaca é que, o marketplace do shopping não vem para tirar ou diminuir os fluxos de vendas no físico, e sim para complementar e corrigir as limitações que as lojas físicas têm. A infinidade do digital possibilita que a loja esteja disponível 24h por dia, sete dias por semana, e chegue a todo território nacional.

Home page da plataforma online do Shopping Hortolândia (de Hortolândia — SP)

Como o marketplace gera contato mais próximo com o consumidor?

Esse novo modelo de negócio exige um ponto importante: focar na experiência do cliente, para fidelizá-lo. O principal objetivo é deixar a jornada de compra mais fluida para o consumidor, dando a ele oportunidade de comprar na sua loja favorita do shopping sem sair de casa e ainda poder retirar ou receber o pedido com mais rapidez.

Além das vantagens já mencionadas, os canais digitais também oferecem ao varejo a opção de obter uma grande fonte de informações de seus clientes, através dos bancos de dados. Isso possibilita rastrear preferências e hábitos, cruzando os dados cadastrais, registros e histórico de relacionamento, que irão facilitar a análise dos perfis para criar promoções e gerar informações mais atrativas e assertivas.

A evolução da internet, dos meios de comunicação e suas ferramentas, têm gerado impacto gigantesco sobre o mercado. Já falamos sobre alguns desses impactos aqui na Creative Bee, como a ascensão do UI e UX Design, a crescente tendência dos Logos Minimalistas e o aumento da competição nos ramos da comunicação. Segue a gente para ver mais ainda sobre esses e outros temas que têm a ver com marketing e as inovações digitais!

--

--