O Papel da Academy na Startup Creditas

Carol Deberaldini
Creditas Academy
Published in
5 min readOct 5, 2020
Momento de celebração da Academy com os Tripulantes

Falar de startup é falar de mudança, é falar de mindset ágil na prática, então, antes de contar sobre o papel da Academy, trago alguns desses princípios da agilidade que traduzem nosso jeito startup de trabalhar:

  • Flexibilidade para absorver mudanças
  • Comunicação fluida
  • Autonomia para as equipes
  • Transparência entre as pessoas
  • Melhoria contínua dos produtos e dos processos

Esses princípios reforçam o cenário de constante mudança e ressaltam pontos muito importantes de uma cultura que busca sucesso nesse cenário: autonomia, adaptação, transparência e comunicação.

Buscamos a autonomia, mas ela vem com muitas responsabilidades e muitos caminhos para serem desbravados pela primeira vez. Muitas vezes você se encontra em um desafio que a empresa nunca teve antes, e você vai ser o primeiro a aprender como resolvê-lo. Às vezes estudando, conversando com outras pessoas, fazendo um protótipo, testando, ou de outra forma, mas com certeza sempre vai aprender. Aprender a aprender é parte do desafio de se adaptar mais rápido e fazer acontecer.

A velocidade da mudança que temos hoje ainda é nova para nosso corpo, mente e coração. Por isso existe uma necessidade de desenvolvimento de mentalidade e de comportamentos que nos apoiem nessa jornada de aprendizagem acelerada — esse processo espera alta proatividade em buscar o que aprender e como aprender. Não é uma missão simples, e desenvolver skills como flexibilidade cognitiva, inteligência social e emocional, e comunicação colaborativa são algumas das competências chave para ter sucesso no cenário de adaptação constante.

Cercada de tanta complexidade, nasce a Academy com a missão de fomentar a aprendizagem contínua, o protagonismo na aprendizagem e apoiar o desenvolvimento de hard skills e power skills (soft skills) de todos os tripulantes da Creditas.

Dentro da Creditas, a Academy tem alguns papéis:

1.Fomentar a cultura de aprendizagem contínua

Fomentamos o mindset de crescimento, a curiosidade e a necessidade de aprender sempre, além de fomentar a segurança psicológica para testar, errar e contribuir com ideias e opiniões.

Sublinhamos a importância da participação da aprendizagem dentro dos desafios do trabalho, mas como estar presente na empresa toda? Não estamos nessa sozinhos, pelo contrário, acreditamos muito no papel de cada tripulante em buscar ser melhor todos os dias e estar aberto e procurando novos aprendizados. Para fechar o círculo, temos uma peça fundamental: a liderança Creditas, que atua diariamente no desenvolvimento do time, olhando para o grupo e para cada indivíduo e identificando novas oportunidades para aprender e se desenvolver.

A liderança em si está inserida nesse constante desenvolvimento, também buscando novas formas de aprender. Como Academy, treinamos esse grupo para atuar como coach e facilitador de aprendizagem em seus times, entre outras muitas skills.

2.Garantir a aderência da aprendizagem com o negócio e a cultura

Atuamos colados com o negócio, vivendo e co-sentindo os desafios de cada equipe e da Creditas como um todo. Este papel, que é a missão da equipe de BP Academy, é muito estratégica para o sucesso da Academy por conhecer os detalhes do negócio e público, garantindo a aderência das soluções de aprendizagem.

A solução precisa garantir a continuidade da aprendizagem on the job. Cada tripulante vai decidir no seu cotidiano se utilizará o que está aprendendo ou não, e também vai decidir se continuará estudando, trocando, e praticando. Só conseguimos desenvolver essa experiência que se estende para a rotina da área se conhecemos a fundo esse dia a dia e seus desafios.

Exemplos de adaptação e aderência:

  • Para uma necessidade de aprendizagem de um novo processo, precisamos garantir que o conteúdo seja rápido e fácil para consultar sempre que surgirem dúvidas. Então como solução de treinamento criamos um vídeo de poucos minutos introduzindo o tema e explicando a mudança geral + uma página para consulta com perguntas e respostas + uma imagem (disponível como plano de fundo) com resumo do novo processo;
  • Para uma necessidade de fomentar o tema de diversidade dentro de uma equipe, desenvolvemos encontros online (pelo zoom) onde a aprendizagem acontece com uma dose de teoria acompanhada de muita troca dentro da própria equipe, fomentada com a facilitação da Academy. Por ser um conteúdo denso, escolhemos um foco com a liderança da área e montamos uma trilha com 3 encontros + material de apoio para continuarem se aprofundando e fomentando o tema na área.

3.Trazer para Creditas novas metodologias de aprendizagem e testar novas formas de aprender

Para falar de desenvolvimento num contexto corporativo, temos que falar de andragogia, e é papel da Academy estudar e manter a Creditas atualizada com conceitos e metodologias quando falamos de aprendizagem de adultos. Esse é um desafio em constante movimento, e é preciso ciência e arte para construir experiências de aprendizagem que engajem os participantes a partir da autonomia.

Conhecer nosso público é chave para nosso sucesso, mas só conseguimos propor soluções criativas se seguirmos em constante aprendizado sobre o que está acontecendo com a educação no mundo. Temos especialistas no time da Academy que são referências em metodologias de aprendizagem e especialistas dos temas mais estratégicos para nosso negócio, como Educação Financeira e SoftSkills. Atuamos como produtores e curadores de conteúdo buscando sempre o mix ideal para cada necessidade do negócio e das pessoas.

Outro ponto muito vivo em nossas pautas, estudos e desafios quando falamos de metodologia é a educação digital que acompanha as tendências dos hábitos e preferências do nosso público e da aprendizagem como um todo. É nosso papel estar atento a esses movimentos e nos manter em construção para o futuro da aprendizagem.

4.Mensurar o impacto de cada iniciativa de aprendizagem

Cada iniciativa da Creditas Academy tem um objetivo claro de impacto para as pessoas e para o negócio. Acompanhamos os feedbacks e indicadores de engajamento dos participantes das iniciativas, mas também indicadores de negócio/cultura que buscamos desde o início do projeto. Os indicadores de aprendizagem devem ser os próprios indicadores de negócio medindo seu impacto direto nas equipes e seus resultados.

Ter fatos e dados nos ajudam a aprender mais rápido onde estamos errando, onde estamos acertando e como poder fazer melhor e, por fim, fazer a diferença.

Exemplos de indicadores

  • Engajamento: Adesão, NPS do treinamento
  • Negócio/Cultura: Aumento X% em vendas do produto Y, NPS do cliente, segurança psicológica dos times

O papel da Creditas Academy é manter a Creditas aprendendo o tempo todo e mais rápido do que o mercado. Fomentamos que cada tripulante escolha o aprendizado que é importante e necessário para cada momento ou desafio. Somos responsáveis por promover a cultura de aprendizagem contínua, garantindo que a Creditas de amanhã é melhor do que a Creditas de hoje. Porque hoje, com certeza, estamos aprendendo algo diferente e importante.

Conheça a Creditas. Acesse nosso site e confira nossas vagas. Se quiser conhecer mais nossa Universidade Corporativa, entre em contato pelo creditasacademy@creditas.com.br

--

--