Falar sobre carreira é falar sobre gestão de expectativas e aqui na Conta Azul construímos um plano de desenvolvimento que ajuda a tangibilizar o caminho que designers de produto podem percorrer para alavancar suas qualidades e evoluir em suas posições.

Como Conta Azul, temos o nosso playbook de carreira que é utilizado para gerenciar as expectativas do time e fazer alinhamentos sobre o que é importante para nós como empresa. …


#ParaCegoVer: Ilustração de quatro personagens em volta de um computador em proporção maior que a deles. Dois personagens em pé e dois sentados com notebook no colo. Na tela do computador grande, seis personagens em video chamada

Tempos atrás escrevemos um artigo sobre como redesenhamos os ritos de design colaborativamente na Conta Azul (Você pode ler o artigo aqui). Acontece que, à medida que evoluímos nossa maturidade como time, revisitamos e adequamos estes ritos às novas necessidades.

Acreditamos que para criação de uma cultura organizacional é importante estabelecer processo e criar hábitos entre os times. …


No último artigo (A nova biblioteca de ilustrações da Conta Azul: Da conceituação à implementação de um modelo customizável e escalável), contei sobre o processo inicial de criação das novas ilustrações da Conta Azul. Neste próximo artigo, vou detalhar um pouco mais como trabalhamos com os grafismos, paleta de cores, estilos e construção dos personagens.

Vamos comigo?

O processo da construção das ilustrações

Após a etapa de pesquisa com os clientes e validações internas, partimos para a construção de fato das ilustrações. Para isso, determinamos as guidelines (diretrizes) que iriam definir a linguagem visual das ilustrações:

  • Paleta de cores;
  • Grafismos;
  • Base de construção de personagens;

Paleta de cores

Para…


Como o time de Design Ops aproveitou o rebranding da marca para repaginar — e humanizar — a biblioteca de ilustrações, transformando em uma ferramenta customizável para o time de Product Designers.

Há um tempo atrás, o Zanini —nosso Designer Manager — escreveu o artigo “Escalando ilustrações, sem um ilustrador”, contudo de lá para cá muitas coisas mudaram dentre elas: a marca se repaginou, construímos uma nova identidade visual e eu, Mari, entrei para o time 🙌🏻

Olá, sou a Mariane — ilustradora aqui no time de Design Ops — e assim como a maioria das pessoas que são apaixonadas…


Na última publicação escrevemos sobre o processo de branding e as decisões que tomamos na Conta Azul recentemente com as nossas marcas — você encontra mais sobre esta jornada no artigo “Rebranding Conta Azul: por quê?”.

Estou escrevendo este artigo para contar um pouco sobre como foi a etapa de execução do processo criativo e os caminhos que tomamos com a nossa identidade visual.

Esta é uma etapa bastante importante, não só por tangibilizar a estratégia, mas por ser a parte que todos “vão ver”. …


Conta Azul | Pequenas Empresas e Empresas Contábeis #PraCegoVer: Imagem divida ao meio, na esquerda o logo da Conta Azul, Conta Azul Pro e Conta Azul Mais ao lado direito uma bolsa com a frase "Torne o complexo simples" escrita no meio com os símbolos da Conta Azul.

Dia 18 de Outubro fez 1 ano que solicitamos o registro das novas marcas da Conta Azul. A jornada até aqui foi de muitas descobertas e a confiança de boas decisões tomadas.

Aos poucos estamos fazendo nossa virada de marca, por isso, queremos compartilhar com vocês o porquê, o como e o que fizemos durante o processo de rebranding.

Antes de mergulhar no “Problema” de Marca da Conta Azul, é importante entender qual é a hora certa de passar por um processo de Rebranding.

Reparem que escrevi “processo” e não “projeto” de Rebranding.

Branding — ou seja, gestão dos ativos…


#PraCegoVer: Gif animado mostrando uma animação com o texto: Por que mudamos nossa ferramenta de prototipação. Na imagem tem o logo do Bootstrap Studio e o logo da Conta Azul Design.

Tempos atrás escrevemos sobre como fazíamos protótipos em alta fidelidade usando HTML (leia mais aqui). Como citado no artigo, usávamos o Bootstrap Studio (BSS) como principal ferramenta de trabalho.

Ficamos por anos trabalhando assim e, embora o BSS trouxesse diversos ganhos na fidelidade das entregas, a velocidade de aprendizado era bastante comprometida. Avaliamos com o time e entendemos que os ganhos de fidelidade eram menores comparados à agilidade para criar algo por lá. Além disso, percebemos que:

  • O processo era complexo para as novas pessoas que chegavam no time;
  • Era necessário que designers entendessem sobre HTML e CSS, e isso…

Como um projeto de prova de conceito evoluiu para se tornar um pilar importante na Conta Azul

Não faz tanto tempo assim que Design System se tornou uma temática de grande peso e repercussão nas comunidades de design mundo afora. Embora seus conceitos essenciais baseiem-se em princípios conhecidos e, por vezes, até óbvios, como escalabilidade e padronização, é notório que o tema ganhou maior importância, além de um olhar especial em relação a sua aplicação.

Seguindo essa tendência e alinhada às suas próprias necessidades, a Conta Azul também passou a utilizar dos benefícios do Design System. Isso resultou em uma…


#PraCegoVer: Gardim olhando para post-its coloridos pregados sobre um vidro com a mão no queixo / Créditos: Valdemar Júnior (@vjrfotografia)

Quem vai dar a letra hoje é o nosso product designer Rodrigo Gardim. Ele tem 32 anos, é paulistano e formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie.

Gardim começou a trabalhar com Design motivado pela parte criativa da coisa: ele gostava de fazer grafite na adolescência. A partir daí, passou a utilizar ferramentas como o Photoshop e fazer jobs para agências de São Paulo. Desde então, já empreendeu — teve a própria startup de Tecnologia — e atuou como designer em grandes empresas como Cielo e Centauro.

A dica do Gardim hoje é sobre documentação de discoveries:

“Aqui na Conta…


Homens e mulheres, alguns de pé e outros sentados, ao redor de uma mesa preta cheia de post-its
Homens e mulheres, alguns de pé e outros sentados, ao redor de uma mesa preta cheia de post-its
Imagem: Pessoas da Conta Azul Design participando de dinâmica

Este tema surge frequentemente em conversas com colegas UX writers e designers: como fazer a cultura de UX Writing pegar numa empresa. Ou seja, como incentivar as pessoas a usarem os padrões e as boas práticas de escrita propostos.

A minha resposta para isso, como para a maioria das coisas da vida é: não tem receita. Tudo é contexto. Não ajudei muito, né? Vou explicar melhor…

Só você sabe como é a sua empresa, como são as pessoas da sua empresa e as ações que pode propor para influenciar a cultura existente. Então, o que funciona e engaja em uma…

Conta Azul Design

Conta Azul Design

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store