Os 4 principais erros no início da jornada de uma startup

Saiba como superá-los com a eMotion Studios!

eMotion Studios
eMotion Studios

--

A fase inicial do desenvolvimento de uma startup é delicada como os primeiros meses da vida. Isso se deve a estrutura enxuta do novo empreendimento, que pode não sustentar as etapas contidas no desenvolvimento inicial e, assim, levar a decisões equivocadas quanto ao modelo de negócio ou desenvolvimento do produto.

Dentre os erros que surgem ainda durante os primeiros passos de uma startup, destacam-se aqueles relacionados à falta de experiência ou estrutura. São eles:

Dificuldades para encontrar a utilidade de um produto ou serviço;

Impossibilidade de identificar o nível de desenvolvimento de um negócio;

Deficiências técnicas do time e

Ausência de parceiros ou investidores.

Hoje, vamos te ajudar a não repetir erros comuns no mercado da economia criativa!

A síndrome da ideia genial

Um dos principais erros na estruturação de uma startup é acreditar que uma “ideia genial”, surgida a partir de um insight, é suficiente para que todo o processo de empreendedorismo siga naturalmente. Mas não é bem assim: é fundamental verificar o mercado, identificar uma necessidade e encontrar uma demanda a ser atendida por seu novo empreendimento.

Esse processo de validação, entretanto, não é intuitivo e é preciso colocar a mão na massa. E mais: consultar especialistas do nicho que se pretende explorar não pode ficar de fora da task list; só assim será possível fazer muito networking em busca de contatos ou parceiros que possam viabilizar o projeto.

Dificuldades em operacionalizar a ideia

Se os caminhos apontados no primeiro tópico parecem cansativos, é melhor você

tomar um cafezinho e ganhar uma carga de energia extra. O processo de empreendedorismo exige que se façam muitos contatos, e você será o principal operador desse processo. É preciso que se aprenda a aceitar vários “nãos” de possíveis parceiros, investidores e até clientes ao longo do caminho.

Assim, esperar que investidores ou parceiros se convençam a investir em sua ideia pode transformar os primeiros passos também nos últimos. E o resultado é distante do pretendido: a startup dos seus sonhos pode acabar nem saindo do papel.

Encontre caminhos para viabilizar o seu negócio antes mesmo que o mercado te exija isso: não transfira a responsabilidade por alavancar a sua startup. Construa pontes sozinho, faça contatos e leve o seu empreendimento a novas rodas de negócio ao torna-lo financeiramente organizado e, consequentemente, atrativo.

Achismo x Pioneirismo

O processo de empreendedorismo exige que se coloque a mão na massa, forçando o founder a ter contato com áreas do conhecimento que não são necessariamente a sua praia. Entretanto, isso não significa que seja possível ao empreendedor navegar pelo mundo das ideias tendo o “achismo” como base da tomada de decisão, e essa exigência costuma confundir achismo e empreendedorismo.

É fundamental “manter os pés no chão”, tendo em mente que o retorno de investimento não depende do potencial da ideia, mas sim de sua execução — e, para isso, é preciso contar com especialistas. A união do espírito empreendedor ao conhecimento técnico específico é o segredo para que uma startup se torne um empreendimento escalável, sustentável e com alto potencial de retorno.

Medo do fracasso

Se a cultura de startups ao redor do mundo já lida bem com o fracasso, o brasileiro é um pouco resistente à experimentação e aos fracassos inerentes ao processo — até por causa do momento atravessado por nossa economia. Esse contexto menos maduro no mercado da economia criativa e empreendedorismo encontrado no Brasil leva à criação de startups menos ousadas por aqui.

Entretanto, para que um empreendedor encontre o melhor caminho para suas ideias, será preciso também escolher atalhos errados em um momento anterior ao sucesso — identificando na prática o que não dá certo. Para que seja desenvolvida uma ideia de sucesso, muitas outras precisaram ser trabalhadas antes. Não tenha medo de arriscar e conte com suporte da eMotion Studios para tirar o seu sonho do papel.

Aqui, nós conseguimos te auxiliar a evitar — ou a aprender — qualquer um dos erros citados acima. Com suporte do nosso método de validação de ideias testado há quase 10 anos no mercado, sua ideia vai se transformar em uma startup escalável e sustentável. Saiba mais sobre nossas startups em nosso site e venha bater um papo com o nosso time de especialistas: http://emotionstudios.com.br.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para seguir nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | LinkedIn

--

--

eMotion Studios
eMotion Studios

Somos o maior Startup Studio do Brasil! Com inspiração, criatividade e estratégia, transformamos ideias em startups de sucesso. www.emotionstudios.com.br