Nossos rituais e sua importância para o fortalecimento da cultura

Criar e manter a cultura de uma organização é um desafio que pode ser trabalhado por meio dos rituais corporativos.

Asaas
Estação Asaas 🚀
4 min readOct 21, 2022

--

Como mencionamos em um post anterior sobre o mapeamento da cultura do Asaas, todo grupo de pessoas tem sua forma característica de ser, formada por seus hábitos, valores e até pela forma que se relacionam, e no mundo do trabalho não é diferente. Para uma empresa, as pessoas que trabalham ali também desenvolvem uma cultura.

Por definição,

cultura é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social.

Em outras palavras, é a manifestação dos valores compartilhados da organização representados nas ações dos seus membros.

Por isso, o que os colaboradores vivem em suas horas de trabalho, incluindo os rituais promovidos pela empresa, refletem a cultura: os hábitos e valores em que a empresa acredita.

Afinal, somos diversos e temos diferentes origens, raças, orientações, crenças e ideologias, mas compartilhamos de algumas características que nos aproximam e nos unem: nossa cultura.

Pensando nisso, temos um cuidado especial com os rituais que fazem parte do dia a dia dos tripulantes, para que essa cultura não se perca com o crescimento da empresa. Continue a leitura e mergulhe no assunto!

Como a cultura empresarial é afetada pelos rituais?

A cultura organizacional é o que traz norte para as ações e decisões no dia a dia de uma empresa. Para disseminá-la e fortalecê-la, uma das ferramentas mais eficazes são os rituais corporativos, afinal, cultura é o que é praticado no dia a dia da organização.

Os rituais culturais nada mais são do que eventos que acontecem de forma periódica e contribuem para que as pessoas se sintam engajadas e para que o alinhamento entre os valores e posicionamentos da empresa seja constantemente reforçados com os colaboradores.

Alguns exemplos de rituais são as comemorações em ritos de passagem, como as promoções de novos líderes e aniversários de empresa; integração de novos colaboradores; cafés com os diretores; reuniões periódicas de acompanhamento de time e de métricas, fortalecimento cultural, objetivos da companhia e áreas e por aí vai.

Colaboradores do Asaas interagem na sede da empresa.

Além de imprimirem um senso de propósito, significado e sentimento de pertencimento ao grupo, esses eventos, embora possam parecer simples, são de extrema importância para disseminar os comportamentos e hábitos que fortalecem a cultura organizacional, além de promover a união e integração das pessoas.

O importante é considerar que, para efetivamente podermos chamar de algo de ritual, é necessário que esse evento aconteça de forma periódica, a repetição é necessária para reforçar o ritual e o que estamos querendo transmitir através dele.

Quais são os principais rituais do Asaas?

Consideramos que os rituais acontecem por toda a empresa e que os times são responsáveis por manter e reforçar seus rituais próprios, mas a área de People é responsável por garantir que os rituais institucionais aconteçam de maneira organizada e contínua. A festa junina, por exemplo, é uma tradição que faz parte da cultura do Asaas há anos.

Alguns dos rituais comuns a todos os colaboradores que ajudam a difundir a nossa cultura e gerar pertencimento, são as reuniões de Kick off, lançamento e fechamento dos OKRs a cada quarter (para saber mais sobre essa metodologia, temos um artigo sobre o evento de Kickoff de 2022 em que explicamos ela em detalhes). Ainda, contamos com as reuniões de All Hands, conduzidas pelos fundadores do Asaas toda semana, na qual os colaboradores podem fazer perguntas e acompanhar o andamento das métricas mais relevantes para o crescimento da empresa.

A nível de time, outros rituais também são importantes para o fortalecimento da cultura, como one on ones entre líder e liderado, dailies, reuniões de acompanhamento e alinhamento, mas acreditamos que cada equipe e gestor tem autonomia para realizar os rituais que mais fazem sentido para sua equipe.

No contexto do trabalho em modelo remote first, rituais como esses podem ser considerados facilitadores, já que eles mantêm as equipes alinhadas tanto em relação às atividades do dia a dia quanto em relação à cultura.

Para continuar aprendendo sobre a cultura e o dia a dia por aqui, confira nosso artigo sobre o mapeamento da cultura do Asaas!

Estamos com oportunidades abertas! Confira nossas vagas e venha trabalhar com a gente.

Ah, e se você curtiu esse post, não deixe de bater palmas pra ele! 👏

--

--