Tudo o que você precisa saber sobre bitcoin

iconomics
Eusouelliot
3 min readJul 26, 2018

--

Bitcoin pode ainda não ser a moeda do nosso dia-a-dia. Pode ainda não ter causado uma revolução no sistema bancário e financeiro como pretende. Pode, nem sequer, ser estável. O que não pode é passar despercebida. A grande valorização da bitcoin no final de 2017 e início de 2018 fez com que a criptomoeda estivesse em todos jornais do Brasil, programas de televisão falavam dela e aposto que foi assunto entre você e seus amigos. Toda essa hype fez com que muita gente investisse em bitcoin. Muitos sem nem saber, realmente, o que é e como funciona a criptomoeda.

À medida que a bitcoin se populariza e se torna opção de pagamento para produtos e serviços será menos necessário entender os meandros que a fazem ser uma opção tão segura para a transação de valores. Mas enquanto isso não acontece precisamos ter uma noção de onde estamos investindo nossas economias.

A criação da bitcoin

Ao contrário de uma moeda tradicional, a bitcoin não necessita de uma entidade reguladora como um banco para existir. A validação das transações acontece através da blockchain numa rede espalhada por computadores ao redor do mundo.

A bitcoin surgiu como uma espécie de recompensa para a manutenção da blockchain e aparece, pela primeira vez, na publicação “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”. Seu criador, Satoshi Nakamoto, até hoje permanece uma incógnita. Enquanto alguns defendem ser uma ou outra pessoa, outros especialistas defendem que o código criado por Satoshi seria “bom demais para ser feito por apenas uma pessoa”, acreditando que Satoshi Nakamoto seria um grupo de desenvolvedores. Independente de quem seja Satoshi, sua criação já deixou uma marca na nossa sociedade.

Para que a blockchain exista precisamos que mineradores ao redor do mundo mantenham a rede funcionando, minerando novos blocos e validando transações. Ao criar um novo bloco um minerador recebe 12,5 bitcoins. Esses bitcoins não existiam até ali e esta é a única maneira de se criar bitcoins do zero. A cada 210 mil blocos minerados essa recompensa cai pela metade. Ao todo serão criados um limite máximo de 21 milhões de bitcoins até o ano de 2140.

Entendendo a bitcoin

Para entendermos a bitcoin precisamos entender um pouco a criptografia em torno dela. Todas as transações na blockchain são criptografadas, criando um livro-razão (ledger) onde cada página (bloco) está ligada à página anterior e à página seguinte. Na prática, se tentarmos fraudar uma transação, alterando um hash, precisamos fazer isso em todas as páginas seguintes para que seja possível propagar a mudança. Isso significa invadir e alterar cada computador com uma cópia da blockchain no mundo.

A bitcoin utiliza essa mecânica para resolver, de forma inédita, o problema do gasto duplo sem a necessidade de usar um intermediador. Ou seja, através da blockchain é possível garantir que a bitcoin saiu da minha carteira, impedindo que eu utilize a mesma bitcoin para fazer duas transações.

As transações entre carteiras de bitcoins acontecem através de endereços de 64 caracteres. Cada usuário terá duas chaves, uma pública e outra privada, para acessar sua carteira. A chave pública funciona como sua agência e conta bancária e será o código que você irá enviar para a pessoa que precisa te mandar bitcoins. Já a chave privada é sua senha e deve permanecer em segredo com você.

Uma transação de bitcoin é irreversível após validada na blockchain. Muitos serviços exigem que haja três ou mais validações da rede para confirmar a transação. Na prática isso significa que sua transação permaneceu gravada na blockchain após a entrada de três ou mais blocos. Quando não for possível a gravação da sua transação, os fundos retornam para sua carteira digital (wallet).

Ainda que esteja completando uma década de existência, a bitcoin ainda engatinha em termos de acesso e utilização. Sua valorização, mesmo que grande, mostra que está apenas no início de todo o seu potencial. Será visto nos próximos anos o desenvolvimento de todo um novo mercado financeiro em torno de criptomoedas. Para aqueles que estiverem participando desde o começo, será mais vantajoso.

--

--

iconomics
Eusouelliot

Blockchain e criptomoedas. Simples, direto e em português.